Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 24 Fevereiro 2008

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Muito complicado em que sentido?

No sentido em que os periodos de chuva, embora dispersos, possam ser pontualmente fortes, causando pequenas inundações repentinas.
Penso que seja isso que o Gerofil quereria dizer;)
:thumbsup:

Desde as 17h que não chove.
Mantenho-me nos 22,7mm acumulados :)
 


storm

Cumulus
Registo
17 Set 2007
Mensagens
491
Local
Bombarral
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Boas,
Hoje o dia tem sido calmo, aguaceiros fracos a moderados, algum vento e nada mais (muito fraquinho).

Vamos ver o que nos reserva a noite, mas não deve ser nada de especial:sad::angry:

Aquela parte da depressão a esquerda que esta a rodopiar, terá alguma possibilidade de voltar ao continente?:intrigante:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

O IM alargou o prazo do Alerta Amarelo em Lisboa, Setubal e no Algarve até às 23:59 com a possibilidade de aguaceiros fortes. Mas pelo radar não vejo nada de preocupante. A precipitação a caminho da capital tem vindo a perder intensidade pelo caminho.
Desde o meio da tarde que não chove por aqui.
Já a zona do Cabo da Roca parece ter levado com muita água agora ao final da tarde/inicio da noite.:hehe:

De resto, acho que as coisas se mentêm "calmas".
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Mais uma vez uma depressão entre anticiclones :lmao: isto no Verão vai ser bem melhor ainda andam muitos anticiclones perdidos quando forem todos para cima dos Açores é que vai ser...adoro estas cartas.

 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Malta por aqui céu muito nublado la de vez em quando cai uns aguaceiros fracos. Pessoal vaiam mas é beber um copo ver umas meninas descontrair, a vida não é só meteorologia :lmao: Tou a brincar pessoal . Ontem tive ai em Lisboa, fui ver o pete the zouk á disco LOFT..Andei ai tbm pelo o Bairro alto, nem tinha reacção pa olhar era tanta gaja :lmao: Hoje vou ate aqui a minha terrinha o que ja nao é nada mau :) Nao entendo os alertas, enfim eles la sabem, se calhar vem chuvinha mais forte mas não me parece
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

boa noite a todosl,li atras escrito por um menbro ke de agua ja estamos fartos
pois não se deve dizer isso porke segundo me disse um colega meu as previsões e ke dakia 10 anos se continua assim vamos pagar uma garrafa de agua das pekenas a 5 euros sera como comprar ouro
 

Blizzard

Cirrus
Registo
8 Dez 2007
Mensagens
71
Local
Lagos
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Mais um alerta




Storm Forecast
Valid: Sun 24 Feb 2008 06:00 to Mon 25 Feb 2008 06:00 UTC
Issued: Sat 23 Feb 2008 20:01
Forecaster: TUSCHY
SYNOPSIS

A fragile omega pattern over the Mediterranean has established but is in evidence in upper-level streamline maps. Framed by two troughs one over SW Europe and the other over SE Europe, ridging is present over Italy and Germany with unseasonably warm conditions. A belt of strong westerlies covers most parts of N-Europe but only one depression is of interest . This feature moves onshore over N-Norway with a low-end thunderstorm risk.

DISCUSSION

.... Parts of Portugal and Spain ....

Downstream of a decaying upper-level trough just west of Portugal winds at all levels turn on southerly directions during the morning hours, but veer somewhat in the mid-levels during the early afternoon hours onwards. Main reason for this wind shift is the highly positive tilt of upper-level trough, centered over Portugal during the afternoon hours. Main concern for an isolated severe weather risk arises along the Strait of Gibraltar and north / northeastwards. Strongest warming / cap looks like to be displaced to the east and despite limited diabatic heating, surface temperatures in this area should soar into the mid-tens. In addition, current dewpoints are already good and after the end of easterly winds ( e.g. Levante-event in the Strait of Gibraltar ) during the morning hours an onset of southerly winds will push another surge of moist air northwards, increasing dewpoints 1-2°C ( e.g. Granada sounding ). Forecast soundings in this area hint on deep convection, steep LL lapse rates and strong veering at lowest levels. Despite the already uncapped airmass a modest mid-level speed max approaches from the west, placing the area of interest under the left-exit region.
Overall degree of shear is not impressive, but low or slightly lifted LCLs and combination of veering and maximized 0-3km instability release could be enough for an isolated funnel / short-lived tornado and large hail report. We want to highlight this area in such a broad general thunderstorm area and increased probabilities to a low-end level-1. Severe weather / Thunderstorms will diminish after sunset.

Regarding thunderstorm coverage, the main activity will be confined to S-Portugal and extreme SW-Spain. There will be a flash flood risk as steering flow is weak, airmass quite moist and a persistent 15m/s LLJ points to the coast of Portugal for a prolonged period.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

boa noite a todosl,li atras escrito por um menbro ke de agua ja estamos fartos
pois não se deve dizer isso porke segundo me disse um colega meu as previsões e ke dakia 10 anos se continua assim vamos pagar uma garrafa de agua das pekenas a 5 euros sera como comprar ouro

:huh::huh::huh::huh: exagero.

Na minha opnião vai haver água até fartar :p é uma questão de tempo para que o clima dê a volta e o AA nos deixe de perseguir ;)
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

boa noite a todosl,li atras escrito por um menbro ke de agua ja estamos fartos
pois não se deve dizer isso porke segundo me disse um colega meu as previsões e ke dakia 10 anos se continua assim vamos pagar uma garrafa de agua das pekenas a 5 euros sera como comprar ouro

Nao comento. Mas nem tudo o que se diz se escreve:p
 

Turista

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
464
Local
Peniche
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Por estes lados de madrugada o vento soprou forte e prometia, mas o dia foi calmo com pontuais aguaceiros... Trovoada nada... nada de nada...
Parece que há que esperar por Março e Abril, por norma esses meses costumam ter algumas trovoadas significativas.. mas da maneira como anda tudo ao contrário... :angry::angry:
 

Henrique

Cumulus
Registo
28 Abr 2007
Mensagens
418
Local
Charneca de Caparica - Almada (67 m)
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Não se esquecam que o clima ja tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem ^^
E nós só vivemos 0.000000000000001% desse tempo, ou seja, não temos conhecimentos suficientes para saber que voltas isto pode dar e em quanto tempo. À de dar muitas voltas e mais voltas, pois este sistema climatico auto-regula-se desde que existe mas so deus sabe quando isso acontece.
E isto tudo para quê, para dizer boa noite, pronto :lmao: tou a brincar.
Eu acredito que ao contrário do que se pensa, a àgua tem tendencia a vir em maiores quantidades e o AA não vai desaparecer totalmente mas vai apenas ocupar uma percentagem de tempo bastante reduzida comparavelmente aos anos anteriores!
Espero estarmos a sofrer uma pequena mudança! :thumbsup:
E que esta depressão se porte bem, mas pelo "sentido" das coisas pouco deve durar :p
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Desde a tarde que não choveu mais... continuo com 20,0mm certinhos!:)
A temperatura pouco tem oscilado. Neste momento tenho 13,8ºC
Pressão a 1017 hPa

HOJE:
MÍNIMA: 11,8ºC
MÁXIMA: 16,3ºC
 

GFVB

Cumulus
Registo
2 Out 2007
Mensagens
126
Local
Lisboa Ocidental
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Boa noite caríssimos meteoloucos!:)

Aqui pela Costa está tudo muito calmo desde as 17h.
O céu está pouco nublado pelo que consigo observar. Parece que vai ser uma noite calma....:unsure:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Irá dissipar-se ?? :w00t::w00t: ou a depressão vai faze-la fazer a rotunda :D acho que amanhã de manhã vai haver festa da grossa.