Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Algumas pessoas pensam que 25ºc e nortada não é bom para a praia e acham que 40 e tal graus é que é bom... estão redondamente enganadas, aí á uns anos anos fui a Badajoz e apanhei lá 45ºc, era penoso andar na rua, bastaram 2 minutos a andar e já estava a suar por todo o lado, nestes dias assim só se está bem é em casa no escuro.

A 1ª e única vez que estive em Badajoz, já foi há uns largos anos e na altura no centro da cidade estavam 43ºC. É demasiadamente horrível e perigoso fazer seja o que for na rua com essa temperatura.
 


trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
A 1ª e única vez que estive em Badajoz, já foi há uns largos anos e na altura no centro da cidade estavam 43ºC. É demasiadamente horrível e perigoso fazer seja o que for na rua com essa temperatura.

Não precisas de ir a Badajoz ou Mérida, basta vires a Évora.

Aliás, eu deixei de ir a Mérida de Verão, é demasiado horrível.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Algumas pessoas pensam que 25ºc e nortada não é bom para a praia e acham que 40 e tal graus é que é bom... estão redondamente enganadas

Isto tem apenas a ver com o facto de assim a praia estar mais garantida que em "dias normais", dias que existam 40ºC graus no interior normalmente são constituídos por dias com fluxo de leste no litoral, logo vem o bafo do interior até ao mar, isso permite fazer praia de forma agradável em todo o litoral oeste ao contrario se estiverem 50 km/h de NW e por vezes até nublado ou nevoeiro essencialmente nas praias da zona de Sintra. O Algarve tem a fama que tem exactamente por causa da nortada, caso não existisse o Algarve seria uma zona como qualquer outra do país.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Isto tem apenas a ver com o facto de assim a praia estar mais garantida que em "dias normais", dias que existam 40ºC graus no interior normalmente são constituídos por dias com fluxo de leste no litoral, logo vem o bafo do interior até ao mar, isso permite fazer praia de forma agradável em todo o litoral oeste ao contrario se estiverem 50 km/h de NW e por vezes até nublado ou nevoeiro essencialmente nas praias da zona de Sintra. O Algarve tem a fama que tem exactamente por causa da nortada, caso não existisse o Algarve seria uma zona como qualquer outra do país.

Falando na nossa zona.
O Cabo da Roca/Serra de Sintra são um limite climático brutal nos concelhos de Cascais e Sintra.
A norte do Cabo da Roca, litoral sintrense, há sempre menos vento, menos calor, maior nebulosidade, e elevado numero de dias nublado ou nevoeiro.
A sul do mesmo, já é literalmente oposto.
Há também muita gente que generaliza a intensidade da nortada de uma ponta a outra do país, isso está longe de ser assim.
 

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
Não precisas de ir a Badajoz ou Mérida, basta vires a Évora.

Aliás, eu deixei de ir a Mérida de Verão, é demasiado horrível.
Na aldeia do meu pai que pertence à "terra quente transmontana", com alguma frequência os termómetros chegam aos 45 graus.

Com 41 graus de máxima para Mirandela, muito provavelmente hoje na aldeia os termómetros terão atingido os 43/44 graus.

Essa também é uma realidade no interior norte.

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Incrível, a população de Amareleja deve trabalhar e dormir dentro de uma piscina. Mesmo estando habituados é demais.

Infelizmente não há piscina na Amareleja. Claro que os Amarelejenses podem sempre fazer 26 km e vir dar um mergulho na piscina de Moura, mas além do sacrifício de andar nestas estradas com temperaturas de 45ºC (nem o A/C nos vale...), o próprio calor na piscina, mesmo à sombra, é sufocante. Em suma, está-se melhor em casa com tudo fechado. Sair só à noite, mas mesmo agora (praticamente meia noite e meia) a temperatura anda próximo dos 30ºC. Este fim de semana são as Festas de Nossa Senhora do Carmo em Moura e há quem diga que festa sem calor não é festa... Mas será que é preciso tanto calor? Por mim, fico em casa todo o dia, qual morcego, com tudo bem fechado e escuro (claro que isto é mentira, pois tenho que ir trabalhar durante o dia...). Sr Calor, faça o favor de se retirar pois parece-me que percebe pouco de etiqueta e quando aparece, abusa da estadia!
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
@Prof BioGeo as típicas habitações alentejanas, podem de certo modo aliviar um pouco a sensação térmica. O problema, é que quando se chegam a estes números estapafúrdios de 46ºC o cenário muda logo de figura.
A minha casa de família no Alto Alentejo é precisamente assim, mas quando chegamos a estes extremos nem o fresquinho lá dentro resiste.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,436
Local
Arronches / Lisboa
@Prof BioGeo as típicas habitações alentejanas, podem de certo modo aliviar um pouco a sensação térmica. O problema, é que quando se chegam a estes números estapafúrdios de 46ºC o cenário muda logo de figura.
A minha casa de família no Alto Alentejo é precisamente assim, mas quando chegamos a estes extremos nem o fresquinho lá dentro resiste.
Tive 46ºC, e até houve pessoas que registaram aqui dentro da vila, 47ºC com o termómetro do carro, em movimento. Mesmo assim, o rés do chão de minha casa continua fresco, o pior é mesmo o 1º andar que está um forno mas isso é normal também devido à proximidade do telhado.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,604
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
@Prof BioGeo as típicas habitações alentejanas, podem de certo modo aliviar um pouco a sensação térmica. O problema, é que quando se chegam a estes números estapafúrdios de 46ºC o cenário muda logo de figura.
A minha casa de família no Alto Alentejo é precisamente assim, mas quando chegamos a estes extremos nem o fresquinho lá dentro resiste.
O problema não são só as temperaturas diurnas, mas sim as nocturnas se as noites fossem mais frescas as casas arrefeciam mais, aqui posso não ter temperaturas de 42ºc, mas tenho temperaturas mínimas de ás vezes quase 30ºc, certos sítios da Alentejo principalmente as camaras municipais mudam o horário no verão para os trabalhadores, inicia-se ás 5 da manhã e ás 13h, o serviço está feito, precisamente para fugir do calor.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Muito calor hoje (ontem) em Viseu,apesar de não ter estado muito exposta a ele. Fui fazer umas compras ao Palácio do Gelo. Lá dentro não se estava mal mas mesmo assim, não comprem roupa em dias de muito calor. Não há ar condicionado que resista ao veste e despe. Por esta hora já corre uma brisa relativamente agradável.
 

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
O problema não são só as temperaturas diurnas, mas sim as nocturnas se as noites fossem mais frescas as casas arrefeciam mais, aqui posso não ter temperaturas de 42ºc, mas tenho temperaturas mínimas de ás vezes quase 30ºc, certos sítios da Alentejo principalmente as camaras municipais mudam o horário no verão para os trabalhadores, inicia-se ás 5 da manhã e ás 13h, o serviço está feito, precisamente para fugir do calor.
Há uns anos estive uns tempos em granada (Espanha) a estudar e era precisamente isso que acontecia. Os funcionários que trabalhavam na rua começavam às 5:00 a trabalhar, de tarde não se podia... Até nós dormíamos a "siesta"! Era realmente mais forte que nós...

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Thomar

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
alguém sabe o que esta a provocar os ecos nos radares

São frequentes esses ecos quando há inversão térmica.

Obviamente não sei dizer se será mesmo isso ou não, mas é uma hipótese razoável, visto haver certamente uma marcada inversão térmica sobre o mar. Temos ar fresco perto da superfície e ar muito mais quente a ser transportado por cima vindo da península.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.