Arquivo de eventos históricos

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Em teoria a tempestade tropical mais forte jamais registada em PT ocorreu em 1926 nos Açores. O ciclone 8 supostamente atingiu S. Miguel com uma intensidade inicialmente correspondente a categoria 3 com ventos de 105 nós (194 km/h) mas posteriormente revista para categoria 2 com ventos a rondar os 90 nós (166 km/h).

https://www.wunderground.com/hurricane/atlantic/1926/Hurricane-8

O interessante acerca desta tempestade é a total ausência de relatos, desde do resumo mensal...

http://www.aoml.noaa.gov/general/lib/lib1/nhclib/mwreviews/1926.pdf

... até aos jornais portugueses (bom arquivo aqui). A revisão do trajeto da tempestade (a azul o original e a vermelho/amarelo a revisão)...

S82sjbW.gif


... é indicador da grande incerteza, estando os dados no portal da Hurdat: http://www.aoml.noaa.gov/hrd/hurdat/1926.html & http://www.aoml.noaa.gov/hrd/hurdat/HWMaps.html

Foi isto que desenharam os meteorologistas no dia 26 de Setembro...

OU6npxu.png


... e é isto que aparece no arquivo:

lseGazK.png


Os dados que sustentam a intensidade da tempestade são muito dispersos (e é preciso olhar para os meta-dados): http://www.aoml.noaa.gov/hrd/hurdat/metadata_master.html#1926_08

mMLWBIM.png

K5TeIeh.png

jSDcm0C.png


Tendo em conta a falta de relatos generalizados (em Agosto desse ano houve um sismo no Faial que foi noticiado) suponho que a tempestade não tenha sido anormalmente intensa. Ou as inferências foram exageradas ou a tempestade diminuiu dramaticamente de intensidade num curto espaço de tempo.

De qualquer das formas, não me parece que haja evidências suficientes para dar muita credibilidade a esta tempestade nos moldes atuais. No máximo deve ter sido mais um Gordon... entre TT e cat. 1.
 
Última edição:


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
  • Gosto
Reactions: Orion

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Fonte dos EUA:

https://archive.org/details/worldweatherreco031950mbp / https://ia601406.us.archive.org/21/items/worldweatherreco031950mbp/worldweatherreco031950mbp.pdf

Notas sobre PDL e Horta: Pág. 43 do documento (63 na barra)

Observações nas págs 357/358 do documento (377/378 na barra) -> Dos dados só é possível inferir que Set de 1926 foi chuvoso em PDL e brutalmente chuvoso na Horta.

Há dados adicionais relativos a PDL na pág 468 do documento (488 na barra) mas não diz nada de especial.

Em suma, tudo indica que a tal tempestade pode ter trazido chuva a potes. Mas ainda não há nada que comprove que tenha feito vento forte e ondas altas.

Novamente, as poucas fontes tugas não fazem referência a um evento anormal. E se tal aconteceu é porque de facto o evento não deve ter sido por aí além.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Lá encontrei mais um dado que faltava, o número de mortos:

mDb06Lh.png


Não acho minimamente realista que um furacão cat. 2 não tenha provocado um morto sequer menos de um mês depois de um violento sismo.

60qlm4K.png


E como tal reitero esta conclusão:

De qualquer das formas, não me parece que haja evidências suficientes para dar muita credibilidade a esta tempestade nos moldes atuais. No máximo deve ter sido mais um Gordon... entre TT e cat. 1.

O registo histórico está, infelizmente para nós e felizmente para a malta da altura, errado.

Muitos outros dados ficam por saber como por exemplo a ondulação e a força do vento.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: MSantos

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Quem conseguir ler os registos feitos em 1926...

http://www.climaat.angra.uac.pt/produtos/bd_oja/oja.htm

... por favor contribua para o tópico :D

Muitos outros dados ficam por saber como por exemplo a ondulação e a força do vento.

Vou tentar :D

Acho que o dia mais relevante é 26 de Setembro. A escrita não ajuda.

ftWSlFL.png


O dia 26 começou mais ou menos seco. Ao mar foi atribuído o valor de 7 (assumo que na escala de Beaufort). Isso dá o quê? Ondas nos 5/6 metros. O gatafunho parace indicar que o vento estava nos 42 km/h de sudeste.

5 horas depois o vento roda para este e diminui para 27 km/h. O mar continua quase na mesma:

V5fI8C3.png


Entre as 06h locais e as 16h ocorre o desastre. Em 10h caem 59.4 mms. O vento médio está nos 54 km/h e o máximo nos 68 km/h.

pZ40lW2.png


21h locais. O vento reduziu dramaticamente. Rodou para noroeste com uma velocidade horária de 14km/h.

qqjJ389.png


---

Apresentei os factos. Agora a análise...

- No registo das 6h do dia 27 o acumulado desde as 14h do dia anterior (26) foi de 4.6 mms (foi rabiscado o 25.0). Subtraindo 4.6 de 59.4 (valor das 16h) isso dá 54.8 mms. Por outras palavras, em 8 horas (entre as 6 horas e as 14 horas do dia 26) choveram 54.8 mms sendo impossível saber a distribuição horária dessa precipitação! Só espero que quem registou não tenha feito uma aselhice :D

- O mar continuou bastante agitado durante mais 2 dias o que seria coerente com a rota da tempestade. O vento foi intermitente no dia 27 e voltou a aumentar no dia 28 (65km/h às 6h), dia que supostamente o núcleo voltou a passar nas redondezas do Faial. Mas o vento forte e a chuva severa do dia 26 foram bastante breves no Faial. É impossível aferir com toda a certeza a intensidade da tempestade pois o campo de ventos poderia estar bastante desigual. Nota ainda para os acumulados mais baixos da 2ª passagem.

- Tendo em conta o ponto anterior, acho que só há 2 opções que até podem coexistir na 1ª passagem. A tempestade pode ter tido um movimento rápido e/ou ter a convecção muito limitada num estilo semelhante ao do Furacão Gaston do ano passado -> https://www.meteopt.com/forum/topico/furacao-gaston.8859/page-11#post-571982

- Furacão ou TT? Continuo na minha que foi uma TT moderada a forte. Durante a primeira passagem da tempestade pelo menos as 2 restantes ilhas do triângulo devem ter sido afetadas com alguma intensidade. Mas os parcos relatos e registos oficiais inviabilizam o conhecimento pleno.

Nota: A sublinhado está a adição subsequente.
 
Última edição:

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Interessante análise @Orion. Não há forma de pesquisar os valores registados em Ponta Delgada e na Horta nessa época ou só existia uma estação em Angra nesse então?? Creio que, se existiram, seria interessante analisar as condições nessas estações para triangular os dados. Com as minhas noções básicas de meteorologia penso que, os registos da direcção e intensidade do vento, seriam uma forma de determinar adequadamente a posição e deslocamento da tempestade.
Claro que se for possível perceber os "gatafunhos" e se os dados forem minimamente realistas... :D
 
  • Gosto
Reactions: Orion e MSantos

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Boa intervenção e de facto assumi que os registos são da Horta não obstante não haver indicação clara (no Climaat só há esses registos e como já escrevi este evento não teve nem tem grande atenção na imprensa). Mal sabia que que as estações dos Açores são bastante velhinhas.

Por partes... os dados da NOAA não fazem sentido. Na publicação #256 (26 de Setembro) dão uma PC de 990 hPa com ventos de 95 nós (175 km/h). Só aí há uma grande discrepância.

Na publicação #259 é dito que às 16h locais a pressão na Horta tinha subido para as 29.54 polegadas com ventos de 74 milhas por hora. Convertendo isto, dá uma PC de 1000 hPa (750.31 mms) com um vento máximo de 120 km/h. Parece-me um bocado puxado. À mesma hora (16h do dia 26), o registo que publiquei dava 743.38 mms de altura correta -> 991 hPa (29.26 polegadas) com um vento máximo de 68 km/h e médio de 54 km/h. Parece-me mais realista.

Às 6 horas do dia 28 a pressão continuava baixa no registo (742.75 mms na altura correta -> 990 hPa com ventos máximos a rondar os 60 km/h). Na NOAA aparece 29.08 polegadas na Horta (#259) -> 984.75 hPa!!! Há uns tempos houve uma depressão nos Açores com uma pressão relativamente baixa mas com vento anormalmente fraco. Mas acho o registo da NOAA dúbio porque o evento de 1926 teria uma índole tropical (ao contrário da depressão anteriormente mencionada) e o vento está bastante baixo (força 5 que na escala Beaufort dá ventos máximos a rondar os 21 nós = 40 km/h).

Apesar de não ter a certeza que o registo diz respeito à estação da Horta vou assumir que é e manter a anterior análise devido:

-> À falta de mais registos;

-> A provas circunstanciais nomeadamente o evento de precipitação excessiva e a semelhança entre a pressão registada (não obstante os instrumentos rudimentares da altura) e a pressão do arquivo (990 hPa).

O registo da NOAA é uma trampa mas até que se percebe tendo em conta a época história. Também nesse ano houve um ciclone devastador nos EUA que certamente retiraria brilho a este evento.

Quando houver mais dados edito as anteriores conclusões :D
 
Última edição:

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
de facto assumi que os registos são da Horta não obstante não haver indicação clara

@Orion creio que a estação é a de Angra do Heroísmo, pois pela latitude e longitude (longitude com o detalhe de ser a longitude a partir da "Capital do Império" :D ) posicionam a estação na ilha Terceira ;)

2fjDkCj.png


Pela descrição, graças às últimas férias e a uma pesquisa no google maps, já sei a localização do Observatório de Meteorologia José Agostinho. Contudo creio que as observações anteriores a 1941 terão sido realizadas noutro local ;)
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
@Orion creio que a estação é a de Angra do Heroísmo, pois pela latitude e longitude (longitude com o detalhe de ser a longitude a partir da "Capital do Império" :D ) posicionam a estação na ilha Terceira ;)

2fjDkCj.png
Não condiz muito bem com a geolocalização da ilha Terceira. Atual 38°27°, na etiqueta está 38°18°?. No entanto, a cidade da Horta é 38°28° e historicamente está relacionada com as primeiras observações nos Açores. O Observatório Meteorológico Príncipe Alberto Do Mónaco está em funções desde 1915 na atual posição.
Nessa altura, o Porto da Horta era um importante local de ligação entre os EUA e a Europa.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Não condiz muito bem com a geolocalização da ilha Terceira. Atual 38°27°, na etiqueta está 38°18°?. No entanto, a cidade da Horta é 38°28° e historicamente está relacionada com as primeiras observações nos Açores. Nessa altura, o Porto da Horta era um importante local de ligação entre os EUA e a Europa.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Acho que está certo o que Dias Miguel escreve.

38º 39' 12''N e (18º 2' + 9º 8' W*) dão uma localização aproximada de Angra.

Por outro também tens razão. Mesmo nos registos históricos só há dados da Horta e, raramente, de PDL.

Também faria sentido o Climaat só ter dados da Terceira.

Enfim, o mistério vai continuar :D Há mesmo pouca informação.

Mas acho que o objetivo principal foi conseguido: acabar com a teoria de que houve um furacão cat. 2 em 1926.

*9º 8' W' -> IM do Geofísico, Lisboa. Das estações meteo mais antigas de Lisboa.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Cronologia de tempestades tropicais na primeira metade do século XX.... este quadro refere um Cat3 e 1 furacão a atingir os Açores.

Quadro I
Ciclones tropicais nos Açores no período 1886-1944

Período

Ciclones tropicais nos Açores (<100 km das ilhas) e até 300 km distância

Frequência e período de retorno (<100 km das ilhas)

1886-1889

1887(*)
2-11 Set. 1889 (Furacão #5; cat. 2)

0.25/ano; 4 anos

1890-1899

20-28 Ago. 1893 (Furacão #7; cat. 2)
1897(*)

0.1/ano; 10 anos

1900-1909

1902(*)
22 Set.-2 Out. 1906 (Temp. trop. #6)

0.1/ano; 10 anos

1910-1919

---

---

1920-1929

1920(*)
16-23 Out. 1921 (Temp. trop. #5)
21 Set.-1 Out. 1926 (Furacão #8; cat. 3)

0.2/ano; 5 anos

1930-1939

21-31 Agosto 1930 (Furacão #1; cat. 2)
3-10 Nov. 1932 (Furacão #11; cat.2)

0.2/ano; 5 anos

1940-1944

---

---

(*) - O centro passou a mais de 100 km e menos de 300 km do arquipélago. Alguns efeitos sentidos.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Última edição: