Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Jurnalismo
21 DE JUNHO DE 2017 00:00
Ferreira Fernandes

Sô doutor juiz, eu deitar boatos da boca pra fora?! Seja, mas tenho atenuantes. O Adérito, um primo meu que abalou para Madrid, já faz um ror de anos, é que me telefonou a perguntar que coisa foi essa de a avioneta cair no quintal. A informação, portantos, eu não a inventei. Veio-me cá ter. Também é verdade que horas antes telefonei ao Nuno - é um irmão do Adérito, que também emigrou para Espanha - e eu disse ao Nuno que foi cá um estrondo o que tinha ouvido para as bandas do quintal, até parecia um avião a explodir, daqueles com piloto inglês como havia antigamente na Grande Guerra. Confirmo mas isso com o Nuno não tem nada a ver, são conversas entre primos. Agora, quando de Espanha me telefonam a perguntar do quintal e do Canadére e do inglês e tudo, eu digo: "Olá..." O que conta é que a coisa chegava-me do estrangeiro e com aqueles pormenores todos... Desculpe, meretíssimo, diz que...? Ah isso... Sim, sim, o Adérito também é primo, aliás, eu já o dissera, mas, esse, é atilado, nada a ver com o Nuno, um estroina. É para o senhor doutor perceber a diferença: se a notícia vem do Adérito fiquei alerta. Mas não me pus logo com atoardas. Fui averiguar. Deitei-me a caminho do posto da Guarda, e perguntei ao sargento: "Que é isso do avião?" Ele olhou-me e não desmentiu - juro pela minha mãezinha, não desmentiu. Desbobinei tudo, o avião, o quintal, o estrondo, a bigodaça loura do piloto... E o comandante da Guarda, népias. Mas eu bem vi que ele chamou um guarda, que se meteu num jipe e, veja a coincidência, foi para as bandas do meu quintal. Tava confirmado. Quanto a mim, fui para a taberna. Durante hora e meia do que é que eu havia de falar? Claro... Mas está aí outro mistério! Se não tinha caído nenhum avião, porque é que me permitiram falar durante hora e meia do avião, do meu quintal e isso tudo? E depois, eu é que sou o boateiro, sô doutor juiz?!

http://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/ferreira-fernandes/interior/amp/jurnalismo-8578641.html
 
  • Gosto
Reactions: Zulo


blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
A televisão portuguesa sempre a passar notícias falsas só para audiências, agora a tvi a dizer que houve recorde de temperatura em lisboa e o recorde era 39,3ºc em 2003? a dizer que agora foi 41ºc... nem sequer foi 41 foi 40,8ºc em 1981 ainda não deviam ter nascido por isso não conta.
http://www.dn.pt/sociedade/interior/primeiros-20-dias-de-junho-com-temperaturas-recorde-8585055.html

A notícia é de facto pouco precisa, e vai dar ideia errada a quem a ler.

De qualquer forma, para esclarecer os erros, visto na notícia estar o seguinte: "Lisboa, por exemplo, chegou quase aos 41 graus (40,8), quando o máximo anterior era de 39,3 graus, registados a 19 de junho de 2003."

Estão apenas a referir-se a Junho. Obviamente recordes como o de Agosto 2003 não contam.
Apenas estão a considerar a estação Gago Coutinho, que só existe desde 1982. Portanto, em rigor, para essa estação específica, o recorde é mesmo este recente dos 40.8. Não é mentira.
Mas claro que é um erro tremendo passar a notícia dessa forma, quando existe uma estação como a do Geofísico, com séries bem mais longas, e seria facílimo, até por consulta do site do IPMA, perceber isso, e ver o recorde de Junho de 1981, que na verdade, até ao evento de Agosto de 2003 era o recorde absoluto anual.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
Voltamos ás trombas :hmm:

Por mais que insistamos, vai haver sempre essa tendência de chamar a uma chuvada tromba de água.

Tecnicamente está incorrecto, mas é um termo que se utiliza informalmente para tal definição.

Priberam:
Cbomlbr.png
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
  • Gosto
Reactions: Rajujas e criz0r

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Deve ter sido assustador para a malta que vê o fogo aproximar-se e ainda por cima é confrontada com tornados de fogo :D

Interessante seria saber a que horas ocorreu isso. Porque até a existência desses tornados, tipicamente de baixa intensidade, poderia excluir a existência de um downburst naquela zona (Nordeirinho não fica longe de Pobrais e da EN236) ao contrário do que se está a dizer.

Quanto à reportagem da RTP, bom, infelizmente é um desastre total :rolleyes:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: criz0r

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,395
Local
Olhão (24 m)

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
  • Gosto
Reactions: SpiderVV e criz0r