Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 24 Fevereiro 2008

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Forte trovoada a entrar em Portugal
Localização de trovoadas 18h e satélite 20h15

65539536vo8.gif
 


Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Boas...:D

Das 12:00 ás 15:00 parece que houve algumas descargas eléctricas aqui perto, mas nem sequer dei conta... Da chuva sim, dei conta:D, choveu bem! Até agora o total diário é de 8,5mm:)

Neste momento tenho 12,4ºC, prestes a bater a minima de hoje de 12,1ºC, humidade a 90% e pressão nos 1017 hPa (durante a tarde chegou aos 1014 hPa)

Parece que vai ser o Alentejo a apanhar com aquelas células que se estão a formar... Para aqui o aviso é de aguaceiros localmente mas, até agora o RADAR não acusa nada...

Precipitação este Mês: 171,0mm
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Bom por aqui passou-se mais uma tarde de assim pró esquesito onde as nuvens nem declaram nem sim nem sopas :sono::sono:

A tarde rendeu 2 mm...agora o céu está limpo e notam-se bem as estrelas não á pó no ar :thumbsup:
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Fantástico! Desde as 18 horas que chove sem parar em Moura! E por vezes tem sido chuva forte!:rain::rain::rain::rain::rain::rain:
Isto não é muito comum por cá! Desde que vivo em Moura, há dois anos, acho que é o dia que estou a ver mais chuva!:lol:
Quanto a valores, só amanha quando chegar à escola e consultar o histórico da nossa EMA. Em caso não tenho "penico"!:lol:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Essas duas grandes células talvez estejam já numa fase quase final e sejam as nuvens a espalharem-se por uma grande área, parecem mais activas do lado espanhol. De qualquer forma nota-se que está muito instável nalgumas regiões com novas a nascer. Vejam a rápida explosão de uma no extremo sudoeste do país.

anim-2.gif


rad-17.jpg
 

spor

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
41
Local
Elvas
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Confirmo que aqui em Elvas houve trovoada, mas nada de extraordinário. Chuva é que caiu durante bastante tempo.:thumbsup:
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

e por coimbra mais um dia sem cair uma gotinha de agua...quanto mais trovoada...penso que vai ficar tudo pelo sul e amanha já o tempo melhora:angry:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Bom se calhar agora as celulas tem alguma fetish pelas noite de domingo para segunda :lmao: o Sul e parte do centro está todo em alerta amarelo devido a isso...por mim venha mais embora ache que o mais certo nos próximos dias é nevoeiro.
 

Turista

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
464
Local
Peniche
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Cabo Carvoeiro em Grande :hehe:
Precipitação acumulada:
Das 14h às 15h: 14,3mm
Das 15h às 16h: 11,8mm
.

Ah pois... :D entre as 14 e as 15 choveu a bem chover e com algumas descargas eléctricas!! :thumbsup:
Agora tudo mais calmo... uma trovoada nocturna vinha a calhar para tentar fotografar algo...
 

kruden

Cirrus
Registo
22 Fev 2008
Mensagens
5
Local
Massamá - Queluz
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Boas pessoal!:thumbsup: Vou tentar descrever o que avistei hoje perto da Foz do Lisandro/Ericeira na estrada de Odrinhas. Estava a caminho de casa quando um dos meus amigos apontou para a esquerda. Vimos de relance uma nuvem em forma de furacão/tornado. "Tromba de àgua" pensei eu pq não se fazia sentir quase vento nenhum... passados 3-5 km as estradas estavam completamente alagadas, alguns cruzamentos até perto da terrugem idem: Ou seja, em cerca de 5 ou 10 minutos deve ter chovido e bem por essas bandas. Alguem do forúm presenciou ou pode adiantar medições? Foi a Sul de Mafra mais para os lados de Alcolombal, Odrinhas, Terrugem.

Um abraço a todos... e uma pergunta: como se denomina o fenómeno e que nuvem era aquela? era muito semelhante ao que se entende por tornado e se vê nos filmes, mas esta era REAL!:surprise:
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Boas pessoal!:thumbsup: Vou tentar descrever o que avistei hoje perto da Foz do Lisandro/Ericeira na estrada de Odrinhas. Estava a caminho de casa quando um dos meus amigos apontou para a esquerda. Vimos de relance uma nuvem em forma de furacão/tornado. "Tromba de àgua" pensei eu pq não se fazia sentir quase vento nenhum... passados 3-5 km as estradas estavam completamente alagadas, alguns cruzamentos até perto da terrugem idem: Ou seja, em cerca de 5 ou 10 minutos deve ter chovido e bem por essas bandas. Alguem do forúm presenciou ou pode adiantar medições? Foi a Sul de Mafra mais para os lados de Alcolombal, Odrinhas, Terrugem.

Um abraço a todos... e uma pergunta: como se denomina o fenómeno e que nuvem era aquela? era muito semelhante ao que se entende por tornado e se vê nos filmes, mas esta era REAL!:surprise:


Eu vi essa célula da Arrábida, tenho fotos, mas umas melhores que as minhas tem o nosso amigo Miguel, ele já vai postar no tópico fotografia e vídeo em Portugal ;)