Seguimento - Incêndios 2017

JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
TVI24 pelas 20h: Salavessa e Pé da Serra, Nisa evacuadas. Essa aldeia já é do outro incêndio que originou em Vila Velha de Ródão, essa zona também é complicada para incêndios, e é mais uma das zonas que ardeu em 2003.

http://www.tvi24.iol.pt/videos/soci...iga-a-evacuar-aldeia/597a2c440cf205b1c6f05527

Não é outro incêndio, é o mesmo que começou no Vale da Coelheira (Sto. André das Tojeiras), varreu a freguesia de Vila Velha de Ródão (concelho de Vila Velha de Ródão) de Norte para Sul, passou nas Portas de Ródão para o outro lado, já no concelho de Nisa, e tem progredido para Oeste e Leste, saltando (pelo Rio Tejo) novamente para Vila Velha de Ródão na zona do Famaco (ontem e novamente hoje), e continua para Sul/Este na direcção (ou já lá está, ou passou) da Salavessa e Pé da Serra).
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
O que eu quis dizer foi que isso aconteceu devido à "segunda" ocorrência de Nisa, porque há a de Proença-a-Nova > Mação > Nisa (Albarrol)/Belver (que evacuou a Falagueira, a Amieira do Tejo, etc.), e essa que originou em Vila Velha de Ródão e está nessa zona da Salavessa agora :)

Entretanto, a ocorrência de Albarrol já passa os 400 operacionais.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Sinceramente, não sei o que mais há para arder no Gavião. O incêndio em Domingos da Vinha já deve ter dizimado tudo até à A23.


Enviado do meu SM-G361F através de Tapatalk
 

JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
O que eu quis dizer foi que isso aconteceu devido à "segunda" ocorrência de Nisa, porque há a de Proença-a-Nova > Mação > Nisa (Albarrol)/Belver (que evacuou a Falagueira, a Amieira do Tejo, etc.), e essa que originou em Vila Velha de Ródão e está nessa zona da Salavessa agora :)

Peço desculpa. Nisa tem 2 IF em zonas distintas, tal como Vila Velha de Ródão. O que afectou a povoação de Gardete veio do Gavião/Mação (é um IF). O que afectou a vila de Vila Velha de Ródão e saltou para a freguesia de Santana, nas Portas de Ródão e afecta a Salavessa, começou em Sto. André da Tojeiras é um único IF (pode-se gostar ou não). Começou naquele sítio e agora não se sabe infelizmente aonde vai parar. Esta tarde esteve-se novamente em pânico, porque tinha voltado novamente para Vila Velha, galgando Tejo. No sítio aonde estou, tenho bem essa noção. E não é uma visão muito agradável.

Vejam no site do Copernicus em: http://effis.jrc.ec.europa.eu/static/effis_current_situation/public/index.html façam zoom na zona, e escolham nas opções em Fogos Activos: Modis.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Sim, e foi exatamente isso que eu disse... A ocorrência de Portas de Ródão/Santana é a mesma de Vila Velha de Ródão. Mas a de Albarrol é distinta dessa, é a ocorrência da Sertã, que alastrou para Mação, depois Belver e Albarrol. Só lhes estou a chamar ocorrências de Nisa porque estão a arder lá agora, mas continuam a ser duas em locais distintos, independentemente da sua origem.

nCFwtNg.png
 

JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
Exactamente e correcto.
Neste momento o clarão que vejo daqui é menor. Espero que esteja mais calmo.
Boa noite a todos, e que amanhã nos trago um dia mais sossegado, e principalmente para toda as zonas no país afectadas por if's.
Todo o cuidado e vigilância é pouco.
 
Última edição:

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Pelas 0h na TVI24 o repórter estava a dizer que a estrada entre Salavessa e Montalvão estava cortada e que o fogo ia naquela direção. O vento está de SW aqui na parte sul da cidade de Portalegre, mas provavelmente estará de NW lá... Esperemos que não.
O objetivo pelos vistos era deixar o fogo arder até ao Tejo de novo (já debilitado) e "matá-lo" lá, mas aconteceu o oposto.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,145
Local
Abrantes
Sim.....ali o fogo não tem tanta mata densa, estamos a falar de paisagem alentejana, planicies de pastoricia , sobreiros e azinheira.

O fogo quase se vai extinguir ali "naturalmente".

As 7h20 ja ia um Heli, nesse sentido.