Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam



belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pelo que parece está a ser um bom ano para os abacates até no Norte (aqui em Sintra se calhar também, porque o único abacateiro que me lembro de ter visto este ano (também não tenho andado a reparar muito), estava com abacates bem grandes).
Infelizmente não tenho tomado nota da frequência com que os abacateiros dão abacates em Portugal continental... Decerto, deve haver alguma variação de Sul para Norte, do litoral para o interior, etc... Se calhar é até mais frequente do que eu penso, mas não não tenho dados sobre isso.
Mas é sem dúvida, uma fruta com um valor nutritivo extraordinário, e mesmo que se colham verdes, amadurecem facilmente e logo ficam aptos para consumo.
Além de serem bons para saladas, sobremesas, também servem para acompanhar peixe ou carne e até podem ser usados para fazer batidos e mousses...
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e Toby

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Pelo que parece está a ser um bom ano para os abacates até no Norte (aqui em Sintra se calhar também, porque o único abacateiro que me lembro de ter visto este ano (também não tenho andado a reparar muito), estava com abacates bem grandes).
Infelizmente não tenho tomado nota da frequência com que os abacateiros dão abacates em Portugal continental... Decerto, deve haver alguma variação de Sul para Norte, do litoral para o interior, etc... Se calhar é até mais frequente do que eu penso, mas não não tenho dados sobre isso.
Mas é sem dúvida, uma fruta com um valor nutritivo extraordinário, e mesmo que se colham verdes, amadurecem facilmente e logo ficam aptos para consumo.
Além de serem bons para saladas, sobremesas, também servem para acompanhar peixe ou carne e até podem ser usados para fazer batidos e mousses...
Foto tirada hoje do abacateiro dos meus pais.


Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk


Bom dia,

Em francês chama-se este fruto: “avocat” como um advogado. :lol:
Incrível, aquilo empurra aqui?
Atenção, as folhas da árvore são tóxicas para os animais.
Na Bélgica é um legume:

avocat-farci-au-crabe-recipeugc-112022-principal

recette-salade-avocat-crevettes-tomates.jpg
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Pelo que parece está a ser um bom ano para os abacates até no Norte (aqui em Sintra se calhar também, porque o único abacateiro que me lembro de ter visto este ano (também não tenho andado a reparar muito), estava com abacates bem grandes).
Infelizmente não tenho tomado nota da frequência com que os abacateiros dão abacates em Portugal continental... Decerto, deve haver alguma variação de Sul para Norte, do litoral para o interior, etc... Se calhar é até mais frequente do que eu penso, mas não não tenho dados sobre isso.
Mas é sem dúvida, uma fruta com um valor nutritivo extraordinário, e mesmo que se colham verdes, amadurecem facilmente e logo ficam aptos para consumo.
Além de serem bons para saladas, sobremesas, também servem para acompanhar peixe ou carne e até podem ser usados para fazer batidos e mousses...
Aqui o frio record que tivemos este inverno matou todos os abacateiros que conhecia, excepto os que já eram muito grandes ou os que estavam protegidos. Dos meus 3 só sobreviveu 1, o de variedade bacon. -6.5C foi demais!
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Aqui o frio record que tivemos este inverno matou todos os abacateiros que conhecia, excepto os que já eram muito grandes ou os que estavam protegidos. Dos meus 3 só sobreviveu 1, o de variedade bacon. -6.5C foi demais!

Foi bem verdade o Inverno passado, fez mesmo muito frio, eu registei aqui -7ºC, e tinha plantado aqui um abacateiro á cerca de 1 ano, e ficou tod queimado até á raiz, e estava ele protegido, a melhor solução que arranjei, foi substitui-lo por uma nespereira, pois assim já tenho a certeza que ela se aguente com o frio.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Foi bem verdade o Inverno passado, fez mesmo muito frio, eu registei aqui -7ºC, e tinha plantado aqui um abacateiro á cerca de 1 ano, e ficou tod queimado até á raiz, e estava ele protegido, a melhor solução que arranjei, foi substitui-lo por uma nespereira, pois assim já tenho a certeza que ela se aguente com o frio.
Aqui foi um verdadeiro genocídio de abacateiros, mesmo grandes árvores!
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

pedrw

Cirrus
Registo
29 Jul 2017
Mensagens
59
Local
lisboa
Será que as bananeiras dão bananas na zona de Sintra ? Adorava plantar algumas mas disseram-me que em Lisboa as bananas não chegam a amadurecer...
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Será que as bananeiras dão bananas na zona de Sintra ? Adorava plantar algumas mas disseram-me que em Lisboa as bananas não chegam a amadurecer...
Eu acho que vale a pena mesmo pela planta. Eu acho-as lindas! Se chegarem a dar tanto melhor! Eu tenho estas variedades: Lacatan, Rajapuri, Williams, 2 Dwarf Brazilian, Dwarf Orinoco, Cardaba, Blue Java, Goldfinger, Pisang Ceylon, Madeira Primitive (Robusta), Praying Hands, Hua Moa, Dwarf Namwah, Siam Ruby, Super Dwarf Cavendish.
 
  • Gosto
Reactions: belem

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Duvido muito, as bananeiras dão-se bem em climas tropicais, o que não é o caso do clima português, talvez só mesmo em estufas.
Depende das variedades. A variedade orinoco dá de certeza. Já vi várias bananeiras dessas com cacho na zona da Marinha Grande. Se estiveres numa zona mais fria podes tentar variedades mais frias como a orinoco, monthan ou blue java.
 
  • Gosto
Reactions: belem

pedrw

Cirrus
Registo
29 Jul 2017
Mensagens
59
Local
lisboa
Tinha colocado um post no tópico sobre agricultura porque nao tinha visto este tópico, queria perguntar se alguém já plantou figueiras da índia e se tem tido sucesso, no seu crescimento de cladódios ou já mesmo do figo da índia. Eu plantei as minhas em março deste ano e tem crescido bem os cladódios. E sobre um "parente" próximo que é a pitaya já alguém plantou, eu tenho acompanhado um grupo que existe sobre o assunto no facebook.
Semeei á cerca de um mês e meio dois caroços de abacates e já tem mais de um palmo de altura, já vou transplantá-los para um vaso maior esta semana, ms disseram-me que de caroço demora cerca de 10 anos a produzir abacates, ao contrários dos enxertados que demora menos anos a produzir. Como uma árvore que nao é originária do nosso país, pergunto como será que o abacateiro reage aos extremos de calor e de geadas fortes durante o inverno.


Também plantei um abacateiro no ano passado (com 3 m de altura, que comprei no OLX), mas sei que quando não são enxertados demoram demasiado tempo a frutificar e só darão 2 ou 3 frutos. Por isso não vale a pena ter ilusões, se não for enxertado será apenas uma árvore decorativa. Tenho visto muitos abacateiros pela zona de Lisboa mas só ainda vi um cheio de frutos (na Várzea de Sintra, está neste momento carregado de frutos pequenos) e que com certeza terá sido enxertado. Por acaso já estou comprando outro abacateiro no OLX mas desta vez é enxertado. O único inconveniente do abacateiro é que cresce demasiado e transforma-se numa árvore tão grande que se não for controlada ocupa o pomar todo. Por isso nem é boa ideia planta-lo num pomar pequeno e é melhor escolher um espaço onde ele possa crescer á vontade sem incomodar as outras árvores. Até porque faz tanta sombra, devido á folhagem densa, que nada crescerá por baixo...

Em baixo algumas fotos do meu abacateiro
Quando o comprei (pelo OLX) estava num vaso (foto em baixo)
abacateiro.jpg


O torrão era enorme e pesado e foi muito difícil planta-lo sozinho...

20161017_154403-700x388.jpg


Foi a primeira árvore que plantei na minha quinta

20161017_154708-700x391.jpg


Depois de plantado ficou uma árvore muito bonita!


z2.jpg


d2-700x393.jpg


Nessa imagem em baixo (do Google) pode ver-se um abacateiro enorme e em Portugal, pelo menos na zona de Lisboa conseguem atingir a mesma dimensão porque já vi alguns tão grandes como esse...

6046490368_0103a6931e_b.jpg
 
Última edição:

pedrw

Cirrus
Registo
29 Jul 2017
Mensagens
59
Local
lisboa
Eh...fui eu que iniciei este tópico em 2009, já lá vão uns anitos! hehe
Bom, já agora faço um ponto da situação no meu jardim...comecei entre 2007 e 2012 a experimentar algumas plantas tropicais num jardim que tenho numa casa na Lagoa de Santo André..nessa altura informei-me bastante com o nosso colega do fórum, o Belem.
Era puto e a cena nunca correu muito bem...eram mais experiências a ver se resultavam, tentei coqueiros, tentei algumas plantas por estaquia e outras houve que comprei mas não davam porque eu passava menos tempo lá e faltava-lhes a água no Verão e outras vezes quando se iam aguentando por vezes ocorriam geadas e sem grandes cuidados as plantas acabavam por morrer.


Bom, agora que tenho mais tempo para estar por lá, desde há uns 3 anos que tenho tomado melhor conta do jardim e o ano passado investi em umas quantas árvores e plantas tropicais, agora que tenho a certeza que consigo tratar delas.
Tenho Monstera Deliciosa, Pitanga, Lichia, Banana da Madeira, Gengibre, Goiaba, Abacate, Lima, Cana de Açucar, Carissa Macrocarpa, Physalis e vou plantar uma Mangueira de semente já que ouvi que as Mangueiras enxertadas costumam dar-se pior, embora as "bravas" demorem vários anos a dar fruto.

Devo dizer que todas as plantas sobreviveram ao Inverno, em boas condições...tive uma geada com mínima de -1,0ºC ( a mais baixa que alguma vez registei lá no bairro em mais de 10 anos ) e houve danos em folhas mas nada de grave.

As condições climáticas do arco litoral Troia-Sines são bastante razoáveis, as plantas tropicais teem cerca de 8 meses de período de crescimento á vontade, e os invernos só são mais complicados nos vales e várzeas, sendo que em pontos onde não há acumulação de ar frio as noites são amenas e os dias até suficientemente quentes para permitir alguma atividade vegetativa mesmo nos meses mais frios.

Por experiência tenho reparado que as plantas tropicais começam a desenvolver-se a partir do momento em que as temperaturas médias diárias atingem os 13 a 16ºC, e o desenvolvimento torna-se pleno acima dos 18ºC, sendo que por essa altura ( geralmente de Maio a Outubro ) é precisa muita rega.


Fiquei muito animado quando li sobre a sua experiencial com a lichia porque na semana passada plantei uma que nasceu de uma semente caida no chão, só que agora fui investigar melhor sobre esta fruteira e fiquei muito decepcionado com o que li!


"Propagação por Sementes
Este processo, geralmente, não é utilizado, uma vez que plantas de pés-francos são geneticamente desuniformes, apresentam um longo período juvenil (demoram 10 anos ou mais para. começarem a produzir), além de alternância de produção e frutos de baixa qualidade. Entretanto, novas cultivares podem ser obtidas através de seleção de pés-francos que tenham características interessantes.

As sementes podem ser armazenadas por até 4 semanas, desde que mantidas dentro do fruto. Uma vez as sementes retiradas, começam a perder viabilidade em 24 horas e, após 4 a 14 dias, não mais germinam. Sementes armazenadas em água, por 24 horas, têm maior germinação do que as mantidas em vermiculita ou condições ambiente. Recomenda-se o armazenamento em esfagno úmido, a 8oC, por até 8 semanas.

A semeadura deve ser feita em substrato com boa aeração, parcialmente sombreado, na posição horizontal e a uma distância entre si, de 1 a 2,5 cm. A germinação dá-se em 3 dias, sendo preferível a semeadura em bandejas com posterior transplante para sacos plásticos, quando as mudas estiverem com 10-15cm. de altura.

Este processo só é utilizado quando se visa a trabalhos de melhoramento ou produção de porta-enxertos.

Enxertia
Há evidência de que os chineses têm realizado enxertia de lichia há séculos, apesar disto, o método não é utilizado pelos viveiristas por apresentar baixa porcentagem de pegamento."

Sendo assim se calhar nem deve haver á venda das enxertadas, nos viveiros...
 
Última edição:

pedrw

Cirrus
Registo
29 Jul 2017
Mensagens
59
Local
lisboa
Além disso tb encontrei outra coisa estranha e desagradável.
Parece que ingerir lichia pode ser mortal!

"Uma doença que provocou a morte de mais de 100 crianças por ano intrigou os médicos em uma região da Índia por cerca de duas décadas. Um estudo publicado na revista científica The Lancet nesta semana explica que a doença é causada pela ingestão de lichia quando a criança está de estômago vazio.

O mal afeta crianças aparentemente sadias na região de Bihar, no nordeste da Índia, e provoca convulsão e perda de consciência. Quase metade das vítimas morre, reportou a rede britânica BBC.

Segundo o estudo, a maioria das vítimas intoxicadas vivia em uma área pobre na região que é a maior produtora de lichia do país. Elas comeram as frutas que caíram dos pés nas plantações.

A lichia contém uma toxina que iniba a capacidade do corpo de produzir glicose. O problema afeta as crianças com baixos níveis de açúcar no sangue por não terem se alimentado nas últimas horas – daí o estômago vazio.

De acordo com os relatos dos familiares, as crianças acordavam no meio da madrugada gritando, antes de sofrer convulsões e perder a consciência em função de inchaço no cérebro.

Os pesquisadores que investigaram o caso descobriram uma associação entre os pacientes indianos internados entre maio e julho de 2014 e um surto de uma doença que também provocava convulsão e inchaço do cérebro em crianças no Caribe. O surto caribenho foi provocado pela ackee, fruta parente do guaraná que contêm hipoglicina, substância que impede a produção de glicose – e também é encontrada na lichia.

Desde que os médicos passaram a recomendar que os moradores não deixem as crianças ficarem muitas horas sem se alimentar e restrinjam a quantidade de lichias consumidas por dia, o número de mortes começou a cair."

Fonte: http://veja.abril.com.br/mundo/milhares-de-criancas-morreram-na-india-apos-comer-lichia/

Enfim, depois de ler isto fiquei com menos pena de a minha lichia nunca vir a dar muitos frutos!
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Depende das variedades. A variedade orinoco dá de certeza. Já vi várias bananeiras dessas com cacho na zona da Marinha Grande. Se estiveres numa zona mais fria podes tentar variedades mais frias como a orinoco, monthan ou blue java.

Exato!

Já obtive bananas bem boas em Lisboa (quando vivia em Santa Maria de Belém).

E as bananeiras não precisaram de qualquer tipo de proteção.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3