Seguimento - Incêndios 2017



SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
A temperatura não foi excecionalmente alta na zona, e praticamente não houve vento (o que houve foi fraco, e em nada comparável ao que houve durante o dia). Por alguma razão o incêndio só já tem uma frente. :) Não digo que seja dominado durante o pico da tarde, mas ao início da noite é possível. Como também é possível que piore, claro.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Em Portugal não há como fugir aos incêndios, mas não é esse o ponto central da discussão sobre os incêndios, mas sim, como minimizar a sua dimensão e capacidade destrutiva.

Hoje fala-se muito em mato, com a conotação negativa de que é algo abandonado e fora dos padrões normais, mas muitos desses locais são (ou foram) na verdade matas. As matas são algo que faz parte do ecossistema, são essenciais para o desenvolvimento da fauna e flora características do nosso clima. E não são necessariamente espaços sem fins económicos, são utilizadas para a produção de mel, a caça, o turismo, para agricultura e alimentação, ajudam a fixar a água que é utilizada na agricultura e até na produção de energia.

A liberalização e falta de controlo do cultivo, quer de eucalipto e pinheiro e também outras espécies, destruiu muitos destes ecossistemas e das suas formas naturais de defesa. Matas foram destruídas para dar lugar a campos agrícolas, eucaliptais, pinhais. Árvores mais resistentes a incêndios foram sendo substituídas por árvores mais inflamáveis em modo de produção intensiva, cuja única utilidade é produzir madeira e sobretudo para produção de papel. Campos agrícolas foram deixados ao abandono.

Tudo ardia porque não haviam os meios adequados para a prevenção e combate aos incêndios. Mas a evolução tecnológica e a investimento no combate, felizmente, mudaram isso.

O eucalipto não é solução para os pequenos proprietários, como se tem visto. Não é por acaso que o eucalipto tem sido plantado de uma ponta à outra na maioria das propriedades, sem faixas corta fogo, sem caminhos e sem a devida manutenção. Pois essa é a única maneira de os pequenos proprietários lucrarem com o eucalipto. De outra forma nem vêem o dinheiro da venda da madeira. Pinhais intensivos, idem. Este tipo de floresta é insustentável, coloca em perigo pessoas e bens, reduz a biodiversidade, reduz a capacidade produtiva dos solos e de fixação da água, desfigura a paisagem e afasta o turismo, contribui para a desertificação porque não cria empregos relevantes.

As alternativas que se podem oferecer aos proprietários são a silvicultura e a agricultura. E claro, a venda das propriedades é a solução ideal para muitos pequenos proprietários. Também é necessário mudar leis, aumentar a fiscalização e controlo, bem como, o fornecimento de apoios ao investimento em actividades rentáveis e sustentáveis. Sem esquecer a educação e formação.
Sublinho e subscrevo todo este post. 100% de acordo.

Enviado do meu SM-G361F através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Visto de Tomar dá a sensação que estão a ocorrer reactivações no incêndio de Abrantes. Com o calor da tarde vamos ver se a situação não volta a piorar. :(

Já era de esperar que isso acontecesse , este calor e humidade baixa , e depois mais logo com o vento forte e as temperaturas ainda altas , espero que não piore . :(
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
"O fogo que lavrou ontem na zona de Portunhos, concelho de Cantanhede, voltou a reacender-se.

Segundo a Proteção Civil, o reacendimento ocorreu pelas 14H50 e pelas 15H35 já tem no terreno a combater as chamas 31 operacionais com sete viaturas."
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
O incêndio da Mealhada já conta com 366 bombeiros. A14 novamente encerrada.

TSYcNgUh.jpg

Foto de Telma Marques