Seguimento - Incêndios 2017



Jodamensil

Cumulus
Registo
29 Out 2008
Mensagens
350
Local
Loures (200m)
fdx tristeza! Que raiva ver isto a acontecer e nao poder fazer nada nem descarregar nalgum culpado. O que podemos fazer? Que m**** filhos da put@ pah!

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Já com 237 operacionais e 78 veículos!

Este incêndio é o mesmo que veio de Mação, penso que como mudou de distrito criaram nova ocorrência. :unsure:
Sim, é assim que funciona e foi igual quando passou de Vila de Rei para Mação. Mas é tratado como uma ocorrência como as outras, apenas num setor diferente, já devia ser significativa. Penso que é porque muda o comandante de operações de socorro quando passa de distrito. Algo deste género foi explicado num dos briefings da ANPC.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Acabei de falar ao telefone com alguns conhecidos na Torre Fundeira e disseram-me que a situação está muito mais calma.

O fogo galgou o Tejo como seria de se esperar e subiu a encosta até ao monumento da Anta do Penedo Gordo. Está neste momento na Ortiga e a rondar a aldeia.

Os bombeiros, Prociv e GNR estão a cercar a aldeia para impedir o avanço das chamas e projecções que possa surgir. Resta aguardar.

Enviado do meu SM-G361F através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Faz parecer que anda ali numa dança entre Santarém e Portalegre ainda, a ver se o conseguem parar antes que progrida ainda mais para Sul do Tejo. Se saltar para o Sul do Tejo vai ter muito para arder ainda, mas é previsto o vento parar. Ainda cheira intensamente a fumo mesmo a quilómetros e quilómetros de distância na cidade.

Está a dar na TVI24 agora. As coisas parecem complicadas ainda na Ortiga, pelo que diziam. Mas na área do parque de campismo parece mais calmo. A linha da Beira Baixa está cortada entre Belver e Abrantes.
 
Última edição:

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Cheira a fogo em Viseu City. Pergunto-me de qual.
 

robinetinidol

Nimbostratus
Registo
30 Jun 2015
Mensagens
608
Local
Fátima / Coimbra
galgou o Tejo? então está agora em Alvega / Concavada? Porque Ortiga fica a Norte do rio..
Acabei de falar ao telefone com alguns conhecidos na Torre Fundeira e disseram-me que a situação está muito mais calma.

O fogo galgou o Tejo como seria de se esperar e subiu a encosta até ao monumento da Anta do Penedo Gordo. Está neste momento na Ortiga e a rondar a aldeia.

Os bombeiros, Prociv e GNR estão a cercar a aldeia para impedir o avanço das chamas e projecções que possa surgir. Resta aguardar.

Enviado do meu SM-G361F através de Tapatalk
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/o...d-tvi24&utm_source=facebook&utm_medium=social

Incêndio de Mação "longe de estar controlado"
"Em declarações à agência Lusa, pelas 22:45, o presidente da Câmara Municipal de Mação referiu que a situação no concelho, em termos de incêndios, "está longe de estar resolvida ou controlada", ainda que esteja "melhor do que aquela que se verificou durante o dia".

"Neste momento temos três frentes de fogo ativas e a situação que mais nos preocupa é a de Ortiga. Durante a tarde tivemos de evacuar o parque de campismo de Ortiga[por precaução] e encaminhar as pessoas para a praia fluvial e agora à noite existem outras frentes que colocam a aldeia em risco. Existe um trabalho no terreno para evitar que o fogo não ameace as casas", relatou o autarca."

Parece que o fogo anda na zona de Ortiga ainda, na sua maioria, mas os meios em Belver estão a aumentar.

Edit: Na SICN pelas 0h40min parecia tudo muito mais calmo perto de Ortiga no entanto.
 
  • Gosto
Reactions: criz0r

JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
O concelho do Gavião (pertencente ao ex-Distrito de Portalegre) estende-se para a margem norte do Rio Tejo, com a freguesia de Belver, embora seja desde há alguns anos como Alto Alentejo.
De igual forma Abrantes tem território a sul do Tejo (a maior área) e no entanto é considerado Médio Tejo e pertença ao extinto distrito de Santarém. Também Constância tem território a sul do rio Tejo.
Coisas da vida, e da nossa muito peculiar divisão administrativa.
Mas há piores e muito mais engraçadas!
 
  • Gosto
Reactions: criz0r

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
galgou o Tejo? então está agora em Alvega / Concavada? Porque Ortiga fica a Norte do rio..
Verifica o post do colega JCARL. É a melhor explicação sobre a divisão da zona em questão. Neste caso o fogo anda pela Ortiga e passou o Tejo o que significa que está no concelho de Gavião que se estende até precisamente Belver.

Enviado do meu SM-G361F através de Tapatalk
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
TVI24 pelas 01h10m, ainda arde com intensidade em Ribeira das Boas Eiras, em Mação. Pouco se sabe sobre a frente de Belver.
Ainda anteontem tive de ir até ao Mação e passei por lá.. são Pinheiros com cerca de 15 anos fruto do último incêndio de 2003 e agora tiveram o mesmo destino. Enfim.

Enviado do meu SM-G361F através de Tapatalk
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Belver/Gavião já nas significativas. Duas frentes. PCO no mesmo local do incêndio anterior. Olhando os grupos de reforço já presentes, não deve estar particularmente fácil cá deste lado também.

K3IhHNo.png