Trovoada na madrugada de dia 28/08/2017

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas!
Já sonhava com uma trovoada destas há anos e FINALMENTE ela apareceu quando menos esperava. Fiquei deliciado com tantos relâmpagos uns atrás dos outros, e posso afirmar que valeu a pena ter ficado toda a madrugada acordado. As fotos foram tiradas em Sanhoane, Sta Mta de Penaguião, Vila Real. Vejam por vocês:
KCz6DBw.jpg

LcriB8P.jpg

Esta foto ficou espetacularmente interessante. Reparem que um dos raios acertou em cheio numa das eólicas da Serra do Marão (à esquerda). Nem queria acreditar quando vi o que tinha captado:
WaetCWR.jpg

Quando começou a amanhecer:
2k3e7sX.jpg

MCE8X5g.jpg

As fotos não ficaram com a qualidade que gostaria. Não estou habituado a tirar fotos a raios e portanto ainda estou na fase de aprendizagem. :D
Esta publicação não transmite o que presenciei e a nostalgia que estava a sentir na altura e bem gostaria eu de vos transmitir isso, mas pronto espero que gostem. ;)
 


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Excelente registo @Tiagolco ! :D
O raio da ultima foto deve ter produzido um efeito sonoro brutal.
Muito obrigado, @criz0r !! ;)
Se falas da última foto do primeiro post, então sim, deve ter acordado metade da aldeia. :D
Se falas da úlima foto de todas, por acaso fez um belo estrondo mas a célula já estava distante. Este raio foi muito interessante de se ver porque saiu da bigorna e atingiu o solo já a uns bons quilómetros de distância da célula (Descarga positiva nuvem-solo). Demonstração:

looping%2Blightning.jpg

Se tivesse diminuido a abertura da câmara, a foto não teria ficado tão escura e teria captado este fenómeno que parece ser raro. :D
 
Última edição:
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Muito obrigado, @criz0r !! ;)
Se falas da última foto do primeiro post, então sim, deve ter acordado metade da aldeia. :D
Se falas da úlima foto de todas, por acaso fez um belo estrondo mas a célula já estava distante. Este raio foi muito interessante de se ver porque saiu da bigorna e atingiu o solo já a uns bons quilómetros de distância da célula (Descarga positiva nuvem-solo). Demonstração:

looping%2Blightning.jpg

Se tivesse diminuido a abertura da câmara, a foto não teria ficado tão escura e teria captado este fenómeno que parece ser raro. :D

Foto fantástica , é muito raro uma coisa dessas , excelente registro @Tiagolco
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Muito obrigado, @criz0r !! ;)
Se falas da última foto do primeiro post, então sim, deve ter acordado metade da aldeia. :D
Se falas da úlima foto de todas, por acaso fez um belo estrondo mas a célula já estava distante. Este raio foi muito interessante de se ver porque saiu da bigorna e atingiu o solo já a uns bons quilómetros de distância da célula (Descarga positiva nuvem-solo). Demonstração:

looping%2Blightning.jpg

Se tivesse diminuido a abertura da câmara, a foto não teria ficado tão escura e teria captado este fenómeno que parece ser raro. :D

Outro excelente registo, falava neste caso das fotos do 1º post. Esta ultima que colocas-te é um exemplo perfeito em como uma Trovoada pode originar ignições a km de distância.
 
  • Gosto
Reactions: WHORTAS e TiagoLC