IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas



SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
O normal só atualiza de 30 em 30 minutos devido à ausência do radar de Loulé. A imagem normal só é processada de 10 em 10 minutos se todos os radares estiverem online. Selecionar um radar individualmente dará acesso às imagens de refletividade de 10 em 10 minutos.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
O IPMA voltou a emitir avisos de trovoada.

ukgcosU.png
Dbv0UgM.png
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Antes -> https://www.rtp.pt/play/p1648/e305762/meteorologia-acores

Depois -> https://www.rtp.pt/play/p1648/e305943/meteorologia-acores

Agora é o boletim pouco informativo.

No dia 19 choveu 34.3 mms no Corvo. No boletim do dia 20 nada se disse.

Autêntica trampa :facepalm:

Trata-se de um situação completamente alheia ao IPMA.
É da responsabilidade da RTP!
Tive a oportunidade de esclarecer o sucedido.
Afirmei que tinha acabado de estragar o melhor programa da RTP, eis a resposta da RTP, em parte não se realizou, pois continua com apenas um dia de previsão.

“Boa tarde Luís, É uma alteração transitória até à instalação definitiva do novo equipamento nas novas instalações. A partir de amanhã vamos acrescentar mais um dia à previsão, e no final de Outubro vai surgir algo completamente novo, num novo estúdio. Obrigado, abraço”
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
O IPMA tem andado a lançar vários comunicados sobre a Ophelia de X em X horas, muito a la NHC, o que é interessante :D

Assunto: CICLONE TROPICAL OPHELIA
O I.P.M.A. informa que às 03h (hora dos Açores) do dia 10 de Outubro, o centro da tempestade tropical Ophelia, localizava-se a 1260 km a W/SW dos Açores, tendo a intensidade do vento aumentado nas últimas horas: vento médio de 85 km/h e rajadas da ordem dos 100 km/h. O ciclone Ophelia está a deslocar-se para NE a 11 km/h e espera-se que continue a intensificar-se nas próximas horas atingindo a categoria de furacão na 4ª feira. A partir do fim do dia de hoje (3º feira) o ciclone deverá deslocar-se para SE pelo que deverá permanecer a sul da região nos próximos dias. No entanto, a partir de 5ª feira ao fim do dia, prevê-se que a tempestade comece a deslocar-se lentamente para NE, aproximando-se assim do arquipélago.

Pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, existe uma probabilidade entre 5 a 10 % de as ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira) e de 15 a 20 % de as ilhas do Grupo Oriental (S. Miguel e Sta Maria) começarem a sentir efeitos da tempestade a partir de Sábado (14 de Outubro). Para as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) a probabilidade de serem afectados pelo ciclone é inferior a 5%.



Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).
http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp

Têm a hora da próxima atualização no documento que colocam no Facebook: https://drive.google.com/file/d/0B6XaVQDYMgtPNTE1Q2dqdG5OdElfM09vWUhjZkFyRFdVazJn/view
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Off-Topic: Será que os nossos amigos @Orion e @lserpa estarão por detrás destas actualizações?? O IPMA parece que não quer ser ultrapassado pelo Meteopt :D

Não :D

Não me lembro da ano mas recentemente o IPMA emitiu pré-avisos para um ciclone tropical.

Atualização bem-vinda até porque a comunicação social já começa a ficar cheia de notícias que dizem que a Ophelia vai atingir os Açores. A população ainda vai pensar que é mais um Irma ou Maria :lol:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
O IPMA de 2017 é tão fascinante como desconcertante.

Tanto inova com o mapa de radar dinâmico, algo raro por esse mundo fora, como negligentemente continua a ser um autêntico desastre em manter um mínimo de consistência territorial.

Qual é utilidade de um mapa de trampa como este? Nem com lupa se percebe o que quer que seja.

z1QDITY.gif


No site da AEMET ainda se compreende agora no IM português isto é inadmissível e vergonhoso.