Seguimento Rios e Albufeiras - 2017

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Vamos esperar, que realmente não venham mais episódios extremos de calor porque a situação está a complicar-se bastante.
Já quando fui o mês passado a Idanha-a-Nova, verifiquei que os níveis das diversas Barragens por onde passei, estavam bem abaixo do que é suposto. Montargil,Pracana, e Fratel também não estão nada famosos.
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Vamos esperar, que realmente não venham mais episódios extremos de calor porque a situação está a complicar-se bastante.
Já quando fui o mês passado a Idanha-a-Nova, verifiquei que os níveis das diversas Barragens por onde passei, estavam bem abaixo do que é suposto. Montargil,Pracana, e Fratel também não estão nada famosos.
Está tudo no limite. A partir de quarta-feira, vamos voltar ás temperaturas acima dos 35ºC e a rondar por vezes os 40ºC portanto, ainda se vai complicar mais, se for assim o mês todo.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
E avizinha se mais um mês quente , enfim a partir de quarta já quase não desce a temperatura .

O Mês de Agosto, à priori e de acordo com as previsões estará dentro dos parâmetros climatológicos normais. Uma vez terminada a tradicional época da Nortada (Junho/Julho) e consequente estabilização da Atmosfera, dá-se início ao ao mês de Agosto que por regra tende a ser sempre um mês quente.

Vamos ver é se a sorte não será madrasta e o mês acaba por ser infernal. Aguardemos.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
As águas do Rio Tejo no seu Vale, já estão a entrar em eutrofização. Ontem constatei isso de perto na Praia do Alamal, já tem as algas típicas de situações deste género. A Barragem de Belver tem mantido as comportas fechadas e nem o Fratel tem feito as habituais descargas diárias. É deprimente, ver o leito do rio em V.Nova da Barquinha e Constância, se não começar a chover a sério nos próximos tempos para começar a lavar a cinza e os próprios rios temo que a situação chegue a um ponto crítico.
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
As águas do Rio Tejo no seu Vale, já estão a entrar em eutrofização. Ontem constatei isso de perto na Praia do Alamal, já tem as algas típicas de situações deste género. A Barragem de Belver tem mantido as comportas fechadas e nem o Fratel tem feito as habituais descargas diárias. É deprimente, ver o leito do rio em V.Nova da Barquinha e Constância, se não começar a chover a sério nos próximos tempos para começar a lavar a cinza e os próprios rios temo que a situação chegue a um ponto crítico.


Chuva a sério só lá para meio/fim de setembro , ainda vamos ter que aguentar com uma onda de calor que vem para a semana , e as barragens já estão secas infelizmente , mas a chuva tem que vir .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Armazenamento de água desceu em todas bacias hidrográficas no mês de agosto
A quantidade de água armazenada em agosto desceu em todas as bacias hidrográficas de Portugal continental, comparativamente ao mês anterior, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).
No último dia de agosto, comparativamente a igual período do mês anterior, das 60 albufeiras monitorizadas verificou-se uma descida em todas as bacias, de acordo com o boletim de armazenamento de albufeiras do SNIRH, hoje divulgado.

Das 60 albufeiras monitorizadas, nove apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 21 têm disponibilidades inferiores a 40%.

Em agosto, os níveis de armazenamento de água ficaram abaixo da média em nove bacias hidrográficas e apenas três apresentaram valores superiores.

A bacia do Ave está a 74,4% da sua capacidade, Guadiana a 70%, Cávado a 65,2%, Douro a 62,7%, Tejo a 61,6%, Barlavento a 60,1%, Mondego a 58,2%, Mira a 57,7%, Lima a 56,4%, Arade a 47,9%, Oeste a 47,1% e o Sado a 19,2.

O SNIRH indica que os armazenamentos de agosto de 2017, por bacia hidrográfica, apresentaram-se inferiores às médias dos valores do mesmo mês nos períodos referência de 1990/91 a 2015/16, exceto para as bacias do Cávado/Ribeiras Costeiras, Ave e Arade.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira, segundo o SNIRH.
____________

A Situação no Sado é mesmo extremamente preocupante:
QDzJPBJ.png


A chuva continua a ser uma miragem, qualquer coisa que se aproxime da PI desaparece logo.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
A barragem do Monte da Rocha está mesmo nas cascas, a 10%. Até a saída para o canal já se vê. É de cortar o coração assistir a tudo isto :(
Ia referir mesmo isso, a situação na bacia do Sado é bastante preocupante, há barragens a 10% da sua capacidade de armazenamento, devem estar literalmente ás moscas.
Infelizmente a chuva continua a ser uma grande miragem...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Criada para aguentar 5 anos de seca... com projeções dos anos 80 porventura? Tens uma ideia da evolução do consumo?
Há muitas barragens que são criadas para uma coisa e depois são utilizadas para outras ou para muitas mais coisas, tenho o exemplo de uma, a que abastece o meu concelho. Foi criada apenas com a intenção de servir para rega, mas entretanto neste momento, serve para rega e para abastecer 3 concelhos. Até tem muita capacidade para isto tudo, mas era preciso que as situações de seca como esta que estamos a passar atualmente não fossem cada vez mais frequentes, penso que nunca se pensou nisso quando foi colocada a hipótese de abastecer todos estes concelhos. Estou para ver, qual será o plano quando esta barragem não tiver água suficiente para tudo. Nunca se viu tal nível como o que se vê agora, 23% é uma desgraça, desde que o verão começou desceu mais de 20%. E o pior disto tudo é que não se vê uma única gota de água nos modelos e tal como já disse, as previsões sazonais não estão muito famosas, apesar de saber que valem o que valem.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Orion

cepp1

Cumulus
Registo
26 Jul 2017
Mensagens
246
Local
Leiria
Há muitas barragens que são criadas para uma coisa e depois são utilizadas para outras ou para muitas mais coisas, tenho o exemplo de uma, a que abastece o meu concelho. Foi criada apenas com a intenção de servir para rega, mas entretanto neste momento, serve para rega e para abastecer 3 concelhos. Até tem muita capacidade para isto tudo, mas era preciso que as situações de seca como esta que estamos a passar atualmente não fossem cada vez mais frequentes, penso que nunca se pensou nisso quando foi colocada a hipótese de abastecer todos estes concelhos. Estou para ver, qual será o plano quando esta barragem não tiver água suficiente para tudo. Nunca se viu tal nível como o que se vê agora, 23% é uma desgraça, desde que o verão começou desceu mais de 20%. E o pior disto tudo é que não se vê uma única gota de água nos modelos e tal como já disse, as previsões sazonais não estão muito famosas, apesar de saber que valem o que valem.

e é normal que com um verão uma barragem desca de 43% para 23%?? A mim não me parece e mais do que a falta de chuva, com certeza se nós portugueses e no mundo desenvolvido em geral, não déssemos a água como algo garantida, que é só abrir a torneira e já está, talvez as barragens não descessem tanto os níveis de agua armazenada. Nas cidades onde vivo Leiria e Caldas quantos dias neste verão não está a cair a aquela chuva morrinha e as rotundas são todas regadas a mesma todos ou quase todos os dias!! Com certeza não haveria necessidade de tanta rega.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
e é normal que com um verão uma barragem desca de 43% para 23%?? A mim não me parece e mais do que a falta de chuva, com certeza se nós portugueses e no mundo desenvolvido em geral, não déssemos a água como algo garantida, que é só abrir a torneira e já está, talvez as barragens não descessem tanto os níveis de agua armazenada. Nas cidades onde vivo Leiria e Caldas quantos dias neste verão não está a cair a aquela chuva morrinha e as rotundas são todas regadas a mesma todos ou quase todos os dias!! Com certeza não haveria necessidade de tanta rega.
Sim, no caso desta barragem, é perfeitamente normal. Todos os dias é utilizada imensa água, tanto para abastecer a população como para rega. Tal como já disse, esta barragem foi criada apenas para servir para rega, mas entretanto pensou-se que também teria capacidade para abastecer a população e na verdade, tal como já disse, até tem mas era preciso que secas como esta que estamos a passar atualmente não fossem cada vez mais frequentes no futuro. E sim, realmente é verdade, são poucas as pessoas que têm noção daquilo que se passa porque está sempre garantido, abrir a torneira e haver sempre água, como é óbvio não é diminuir as vezes que a relva dos jardins é regada que vai fazer com que haja mais água armazenada nas barragens, há outras coisas que influenciam mais isso.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego