Emprego em Portugal ??

PCorreia

Cirrus
Registo
5 Jan 2009
Mensagens
8
Local
Pamplona
Olá a Todos.
Eu sou licenciado em "Meteorologia e Oceanografia, Física" (nome antes de Bolonha) e estou a trabalhar em Espanha no Centro Nacional de Energías Renováveis desde Outubro de 2007 (fiz aí estágio curricular e fiquei como efectivo, apesar de nao ter acabado o curso com uma média muito grande (14.4)).

Em Portugal, infelizmente, à excepçao de bolsas de investigaçao (muito trabalho e mal pagas), nao há muita oferta de emprego, por isso a maior parte das pessoas tenta fazer o doutoramento para conseguir uma bolsa de 4 anos (com pós-doc pode conseguir mais alguns) para ir adiando o inevitável.

Em Espanha é muito diferente, porque as empresas de energias renováveis (CENER, ACCIONA, GAMESA, ...) normalmente contratam meteorologistas, o que abre muitas portas de emprego onde recebes 3 vezes mais dinheiro que aí(recebes o mesmo que um engenheiro, por exemplo)

Espero que seja útil...

Boa sorte a todos.
 


Geostrofico

Cirrus
Registo
8 Jan 2007
Mensagens
63
Local
Lisboa
Emprego existe, emprego estável é que não.


Bolsas estão sempre aparecer. Procura nos seguintes sitios
Ineti - energias renovaveis
Instituto hidrografico
cgul
siam
lnec - modelaçao de ondas

se ainda és jovem com menos de 28 anos, normalmente ha vagas na força aerea pra começar todos anos até Junho, ainda vais a tempo.

Podes sempre procurar no estrangeiro, bolsas de doutoramento, e outras empresas de meteorologia, mas e difícil sem experiência ou no caso de doutoramentos sem ajuda de um professor. Espanha certamente há alguma oferta, e algumas estao interessadas em portugueses umas vez que trabalham para empresas em Portugal, endesa e edp.

No im é difícil, mas vai abrir um concurso para os quadros em breve, tenta a tua sorte. O problema e que tudo o que é bolseiro que anda para aí perdido vai concorrer, muitos já com experiência, para nao falar dos avençados que já la estão.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Pois, está complicado...

Normalmente procuro nos sites de emprego, como o http://www.net-empregos.com ou http://www.centro-emprego.com

Também vejo no http://pt.feedok.com/emprego-estrangeiro.html que tem ofertas de vários sites no estrangeiro...

De vez em quando aparecem ofertas, já fui a uma ou outra entrevista mas para já nada...

É preciso não desistir!

Uma das minhas revoltas é essa mesmo, eu como jovem sou rejeitado no mercado de trabalho.

Sou demasiado jovem, talvez abaixo do que consideram uma idade com sentido de responsabilidade, estou na faculdade, não tenho experiência profissional e esse também é critério de exclusão.

Ser muito novo nunca foi bom para ninguém.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ser muito novo nunca foi bom para ninguém.

Discordo totalmente.

É enquanto se é jovem que se deve tirar o máximo proveito possível do tempo livre abundante, para se construir a base de um currículo.

Trabalho voluntariado, participação em actividades de diversas áreas (apoio social, artísticas, envolvimento em iniciativas locais, intercâmbios...), porque isso também pesa.

Quando se contrata alguém, não é só a média que conta. O dinamismo é um factor importante. E actividades e iniciativas em grupo são indicadores de responsabilidade. Além de que tudo isso ajuda no desenvolvimento humano.

Eu, se pudesse, não me importava de ter 16 anos outra vez para desde logo investir em muitas actividades extra-curriculares. Mas os anos passam a correr.

E não é quando se chega ao final do curso que se vai pensar nisso.
Porque chegar ao final do curso com o currículo em branco, é mais um passo para o desemprego.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Discordo totalmente.

É enquanto se é jovem que se deve tirar o máximo proveito possível do tempo livre abundante, para se construir a base de um currículo.

Trabalho voluntariado, participação em actividades de diversas áreas (apoio social, artísticas, envolvimento em iniciativas locais, intercâmbios...), porque isso também pesa.

Quando se contrata alguém, não é só a média que conta. O dinamismo é um factor importante. E actividades e iniciativas em grupo são indicadores de responsabilidade. Além de que tudo isso ajuda no desenvolvimento humano.

Eu, se pudesse, não me importava de ter 16 anos outra vez para desde logo investir em muitas actividades extra-curriculares. Mas os anos passam a correr.

E não é quando se chega ao final do curso que se vai pensar nisso.
Porque chegar ao final do curso com o currículo em branco, é mais um passo para o desemprego.

Eu gostava que assim fosse. E se valorizarem o que fizer ao longo do meu percurso estudantil, melhor. ;)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
A meu ver o problema em Portugal é falta de visão.
As pessoas que nos dirigem (chefes, patrões, responsáveis de sector, encarregados, etc), na esmagadora maioria dos casos ou não tem preparação ou então conscientemente não querem tomar atitudes no sentido de melhorar a área\negócio em questão.
A combinação "explosiva" para que uma empresa ou negócio (ou área de trabalho) evoluam tem de ter 2 componentes fundamentais: a primeira é a experiência, experiência esta alicerçada em anos e anos de trabalho; a segunda é a inovação, sendo esta sustentada e potenciada pela juventude de muitos trabalhadores.
Tem sido um erro comum a negação destes pressupostos tanto no sector público como no privado.
Aliar a "veterania" à "juventude" tem dado certo em empresas de topo a nível mundial. Só nos faria bem enquanto povo\país parar para pensar nisto. Abrir as portas dos centros de decisão e de efectivo trabalho físico e mental às gerações mais velhas e mais novas iria trazer-nos imensas vantagens.
Se para os mais velhos que caem no desemprego não há vislumbre possível com esta forma de pensar, olhe-se ao menos para a sua experiência a transmitir aos mais novos.
Particularmente em relação aos mais novos, qualquer empresa ou entidade pública devia abrir espaço para a integração destes, pois são estes o capital de futuro do país. Adiar a entrada destes no mundo do trabalho para além dos 30\35 anos é deitar por terra parte do futuro que podemos ter.

Enquanto as mentalidades não mudarem (e não digo para copiar o que está mal a nível civilizacional mas apenas os bons exemplos) não sairemos deste atraso crónico. Mais do que um atraso económico temos um atraso geracional e de identidade. Valorize-se a competência, valorize-se a experiência e a juventude que fará o amanhã...
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
A meu ver o problema em Portugal é falta de visão.

A combinação "explosiva" para que uma empresa ou negócio (ou área de trabalho) evoluam tem de ter 2 componentes fundamentais: a primeira é a experiência, experiência esta alicerçada em anos e anos de trabalho; a segunda é a inovação, sendo esta sustentada e potenciada pela juventude de muitos trabalhadores.
Tem sido um erro comum a negação destes pressupostos tanto no sector público como no privado.
Aliar a "veterania" à "juventude" tem dado certo em empresas de topo a nível mundial. Só nos faria bem enquanto povo\país parar para pensar nisto. Valorize-se a competência, valorize-se a experiência e a juventude que fará o amanhã...

Muito já foi abordado, mas pelos visto ainda há muito pano para mangas!

De facto o grande problema estrutural e da orgânica de muitas empresas ainda se prende pelos formatos de há décadas recuadas em que se pensava que a tenra idade era sinónimo de imaturidade e a subjacente irresponsabilidade.
Já tive a oportunidade de lidar com o indivíduo de 40 anos irresponsável e incapaz de tomar decisões e com o de 18 anos dedicado e empreendedor!

No caso dos mais novos e que se iniciam no mundo trabalho, há que ser realista, não se pode pedir a um jovem que após ter terminado os seus estudos, que aguarde mais uns anos para poder responder a melhores ofertas de emprego.

Se o que as empresas precisam é de pessoal qualificado e com experiência, os jovens que correspondem minimamente a este padrão já possuem a qualificação necessária; então já temos um ponto preenchido, a qualificação base (de qualquer cidadão), se necessária formação específica com vista a uma função específica na empresa, é imperativo que essa empresa execute um programa de formação. O jovem não tem experiência? Precisa dela! Para tê-la precisa que lhe dêem a oportunidade de a adquirir, só assim uma empresa poderá determinar até que ponto este jovem é ou não uma mais valia na mesma.
 

Valentina

Cirrus
Registo
10 Set 2017
Mensagens
1
Local
Lisboa
Mas afinal onde é que um Mestre e Licenciado em Meteorologia e Oceanografia Física consegue encontrar emprego em Portugal?

No Instituto de Meteorologia só com uma grande cunha !! E mesmo assim trabalhar como escravo e receber menos que o salário mínimo.. :huh::huh:

Tenta este site que está muito bom na procura de emprego e Portugal.
https://pt.jooble.org/

Boa Sorte!