Seguimento - Incêndios 2017



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
@MSantos não vale a pena estar a retroceder na página para não entrar em off topic e este tópico já tresanda disso. Mas se eu realmente aqui colocasse, desde o inicio do Verão o que tem sido dito relativamente à origem de alguns incêndios a minha resposta estava justificada.



Não concordo nem discordo, apenas queria destacar o facto de que uma grande percentagem das ignições ocorridas em Junho e Julho terem sido a partir das 20h. E nessa altura não havia (digo eu) renovações de pastagens. Estamos a falar em algumas ignições literalmente no meio de Florestas..

Alguém que me explique isto sem entrarmos na demagogia barata do Terrorismo:

tgfixlX.png

u1jEOJ3.png

RIxBDmA.png

9RJ6wKQ.png

Alguns dessem podem perfeitamente ter sido provocados incendiários, o motivo do incendiário é que já não sei, mas há muitas opções, mas asseguro-te que nenhuma delas é o Daesh! :D

Há também fogos provocados por linhas elétricas mal isoladas a tocar em ramos de árvores, ou aves a colidir com linhas elétricas. Quando está tudo tão seco, qualquer faisca mínima provoca uma ignição e consequente incêndio.
 
  • Gosto
Reactions: criz0r

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
mas asseguro-te que nenhuma delas é o Daesh

Isso é para meninos, o Daesh é logo camiões para cima da malta :cool:.

Sim, é verdade que existem múltiplos factores no panorama actual que propiciam a monstruosidade de fogos florestais que temos tido. A secura e falta de água nos solos é tanta que qualquer comportamento negligente por mais pequeno que seja pode ser a morte do artista. Apenas tenho em opinião que muitos destes incêndios com origem nocturna não são originados por calor de 40ºC e muito menos por reflexão de luz solar em vidros perdidos no meio da floresta.

Ainda na passada 4ª feira e por incrível que possa parecer, estavam activos a meio da tarde 3 fogos florestais, Mação - Vale da Amêndoa, Belver - Furtado e Sardoal. Irra que mesmo depois de arrasados quase na totalidade, ainda se continua a perpetuar o sofrimento da natureza e das pessoas.

Oxalá que as frentes se apressem porque nem com trovoadas isto lá vai..
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
O incêndio da Serra do Caramulo (Carvalhal da Mulher) já passou para as ocorrências importantes. Pela vista que possuo para o incêndio, observo vários focos de incêndio, que já fizeram parte de uma frente mais robusta, o fogo parece estar a ceder, espero que o vento não estrague os planos dos bombeiros nas próximas horas.

Aspeto atual do incêndio (não está muito perceptível, mas é o melhor que arranjo):
Hwo9b2a.jpg


Foi acionado um GRUATA de Lisboa, e estão já no local 219 operacionais.
 
Última edição:

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Parece que o incêndio do MARL foi dado como dominado pelas 0h, mas o site da ANPC não atualizou com essa informação nem a ocorrência foi dada como em resolução.

O incendio do MARL só foi dado efectivamente como "Em resolução" cerca da 01h00 da manha ;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,458
Local
Olhão (24 m)
Impressionante, a nuvem de fumo, visível desde de Olhão e o cheio intenso a queimado, do incêndio das Gambelas.

Neste momento, 159 operacionais, 42 veículos terrestres e 4 meios aéreos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,458
Local
Olhão (24 m)
Está feio... pelo fumo não pode ser apenas mato...

A especulação imobiliária, ainda não tinha atacado este ano. Todos os anos, pegam fogo nas Gambelas/Ludo. Impressionante...