Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Isto é um fórum. Não somos pais dos foristas. Não me refiro a discordâncias ou a críticas. Nada contra isso. Aliás, prático essas duas modalidades com gosto e alguma frequência. Agora ralhar? Isso é paternalismo. O Stormy foi, muitas vezes, maltratado, sim. As previsões dele e os seus erros eram julgados com maior ferocidade que muitas das argoladas do IPMA. Não fazia qualquer sentido. Foi, pelos vistos, para outras paragens onde deve ser mais apreciado. Quem ficou a perder foi o fórum, na minha opinião. O mundo é dos que arriscam, ainda que errem. Os que nada fazem nunca erram.

Ralhar foi uma forma de expressão, talvez o correto talvez seja "chamadas de atenção" e não "ralhetes" e foram sempre aplicados com intuito de melhorar e incentivar e nunca de reprimir o Stormy e também com o objetivo de manter a credibilidade do forum.
Não era correto estarem a ser previstos tornados em todos os eventos meteorológicos que iriam ocorrer, era lançar alarmismo puro sem necessidade, era preciso por um travão para bem do MeteoPT, (e dele próprio para não cair no ridículo).

Que eu saiba o Stormy não saiu a mal do MeteoPT, apenas foi dedicar a sua energia ao seu projecto pessoal, o que é legitimo! ;)

Penso é que a moderação anda a ser demasiado perdulária, com certas aves raras que aí andam, com as suas bolas de cristal que lançam previsões dispares com intervalos de meia hora. :rolleyes:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego e dahon

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Felizmente este tópico permite alguma conversa mais "fora do sério", seja em termos de desabafos, de brincadeiras, ou de discussões "ideológicas". Sempre foi esse o intuito quando foi criado, especialmente para evitar o "descambar" constante que existia nos tópicos mais sérios.
Infelizmente algum desse descambar continua. Quanto a isso, como já foi pedido muitas vezes, basta apenas algum espírito de auto-crítica por parte de todos, e pensar onde e quando postar em cada tópico:
- Isto aplica-se a não fazer posts de desabafo/chat/palha nos tópicos sérios;
- Mas também se aplica ao oposto - não colocar neste tópico posts/cartas que têm relevância e utiliadade para os tópicos mais sérios.

Basta um pouco de calma às vezes, e como disse, espírito auto-crítico antes de clicar no botão de publicar. :)

Mas atenção, também já foi dito aqui... Esta pasmaceira meteorológica não ajuda. É perfeitamente normal que com tanto marasmo, os posts de previsões e seguimento mais "sérios" estejam muito parados, e se debite muita informação menos relevante neste tópico livre. Certamente quando o tempo animar as coisas vão mudar, não tenho qualquer dúvida disso. Portanto, eu pessoalmente não acho que o tópico mate o fórum. O que está a aparentemente "matar" é a meteorologia em si, que nesta época nos dá muito pouco "sumo" para realmente discutir o que importa. Em breve esperemos isto volta ao normal! :)

Mas... Nessa altura, o tal bom senso e pensar duas vezes antes de postar, vão ser cruciais para manter a organização no fórum!

Acreditem que às vezes podemos parecer injustos, e até o podemos ser sem querer (é impossível agradar a gregos e troianos...), mas não é fácil gerir tantas opiniões diferentes e tanto tipo de conteúdos. Se já não é fácil agora neste marasmo meteorológico, imagine-se quando o fórum está agitado!
Daí os constantes pedidos de alguma "ajuda" e bom senso aos membros regulares, para nos facilitar este trabalho e ajudar o fórum a manter-se organizado.

Algo que não ajuda certamente é algum tipo de atitudes de pegar em qualquer mínimo tema de disputa (seja a seca, sejam os fogos, os modelos, os lamentos, as previsões do Stormy, o gato da vizinha, etc.) para criar discussões não saudáveis, que chegam ao ponto da disputa pessoal e do insulto. Esse tipo de atitudes é que não podemos tolerar, e infelizmente é recorrente, dando ideia que algumas pessoas procuram aqui no fórum e nesses assuntos pretexto para libertar frustrações ou irritações do foro pessoal. Essa é a nossa maior dificuldade de gerir, pois esse comportamento não depende de nós, mas sim do íntimo de cada um, e claro, acentua-se nestas alturas em que há pouca meteorologia para discutir, e qualquer "não-assunto" se torna em motivo de disputa para quem está nesse modo "agressivo".


Relativamente ao assunto do Stormy...E eu posso falar disto de consciência tranquila, pois apesar do membro em questão já nem participar aqui, continuo perfeitamente a manter contacto regular com ele...

Acho que ele próprio é o primeiro a assumir e a agradecer boa parte dos "ralhetes" que aqui levou. E é o primeiro a assumir que agora está muito mais maduro, e que na altura em que aqui começou a ser muito activo fazia imensas previsões exageradas e por vezes completamente disparatadas, típicas de muito entusiasmo e "wishcasting". Aliás, mesmo nessa altura, em conversas privadas com ele, percebia alguma frustração dele por falhar nessas situações, e sei que ele falhava não por querer necessariamente ser sensacionalista, mas porque estava a aprender baseado em coisas mais extremas como previsões de tempo extremo nos EUA, e fazia analogias directas (obviamente não funcionais) para o caso de Portugal.
Portanto, essa constante frustração pessoal que ele tinha, juntamente com as muitas chamadas de atenção que aqui levou (umas mais didáticas outras menos obviamente...) certamente o tornaram mais maduro e mais eficiente.

Que eu saiba, ele saiu mesmo para se dedicar ao seu projecto, não foi corrido daqui, nem saiu a mal, e está à vontade para participar se quiser.
Relativamente à "ironia" das suas previsões aparecerem agora aqui.. Como disse, se ele deixou de participar por iniciativa própria, e se mantém previsões regulares nas redes sociais, é uma fonte como outra qualquer para previsões e/ou opiniões. Desta forma não vejo qual a estranheza ou ironia de algum membro do fórum porventura aparecer com informação do BestWeather, tal como de qualquer outra fonte, desde que corretamente citada e no contexto adequado.

Portanto não vamos fazer deste assunto mais um motivo para "guerrinhas" aqui no fórum no meio desta pasmaceira meteorológica. Já bastaram as autênticas "guerras de clãs" pró e contra o Stormy que se geraram nessas alturas de maior disputa de opiniões, por vezes completamente absurdas...

Venha o Outono para nos dar coisas mais interessantes e construtivas para discutir! :p
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Epá!

Calma. Calma lá nisso.
Já cá ando há uns anos e já vi várias coisas interessantes.
Vi membros certinhos a desaparecer daqui (pelo menos activamente). Vi membros a chegar cheios de vontade de aprender e participativos.
Vi membros pouco participativos e há-os não participativos.
É natural que assim o seja.
Sem particularizar a coisa, cada membro oferece aquilo que pode e sabe. Como tal temos de encarar isto no bom espírito do fórum: partilha.
Partilha do pouco ou do muito que se sabe.
E se sei um pouco é porque ao participar aprendi - e já me auto-corrigi e fui corrigido. Nada que me assole a alma pois aprender é viver...

Por isso: PARTICIPEM. uMAS VEZES MAIS, OUTRAS MENOS. Mas participem - há sempre algum tópico onde se enquadrem melhor.
E nós, como amantes da natureza e ciências várias, temos a capacidade de ver para além da meteorologia pura e dura. Biologia, geografia, oceanografia, geologia. Epá! tanta coisa que encaixa aqui no fórum quando estamos em tempo de "sede" meteorológica. :)
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
com certas aves raras que aí andam, com as suas bolas de cristal que lançam previsões dispares em intervalos de meia hora.

Pois. A exigência com uns e com outros nem sempre é congruente. Mas a vida é feita, também, de incongruências.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Onde está o túmulo do membro e em que ano ocorreu o falecimento? Com tanta nostalgia aqui tenho mesmo que perguntar -> Como podemos fazer o MeteoPT Great Again? :D

Até há pouco tempo o Vince fazia as previsões para tótós e o Stormy fazia previsões por vezes com tanto jargão científico que a maioria das pessoas só retirava das publicações a localização e o tipo de tempo que ia fazer. Acho que nunca ninguém duvidou dos conhecimentos dele mas havia alguma dificuldade em tótótizar as previsões.

O Stormy era tão criticado pelos seus erros como todos somos. Independentemente dos motivos, quando se cria expectativas de eventos severos e nada acontece as reações subsequentes são mais ou menos previsíveis não? Acrescento que não obstante os erros periódicos, que são inevitáveis, não me parece que a sua posição no fórum tenha sido posta em causa.

O Stormy fundou um projeto que, em parte, preenche um buraco nas funções do IPMA, nomeadamente o acompanhamento periódico dos eventos meteorológicos. Isto é feito de uma forma mais acessível ao mesmo tempo que se mantém a possibilidade de interação com os membros do projeto. Faz sentido estar em 2 locais a fazer a mesma coisa? O público-alvo é basicamente o mesmo.

Do que me lembro as participações do Stormy estavam circunscritas à ocorrência de eventos significativos no continente. Está a haver algum neste momento?

Há vida para além do fórum. E se o Stormy prefere que as suas opiniões/previsões tenham outra configuração e impacto (fórum -> projeto pessoal) quem o pode criticar?
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Amanha começa o Outono!!! :viva::viva::viva:

(Pelo menos no calendário) :D

Em 2017, o Equinócio de Outono, ocorre no dia 22 de Setembro às 20h02 (tempo universal), 21h02 em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, e às 20h02 na Região Autónoma dos Açores. Este instante marca o início do Outono no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Dezembro às 16h28 em Portugal continental.

http://oal.ul.pt/equinocio-de-outono-2017/
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Só agora é que vi o que tem sido "debatido" nas ultimas páginas deste tópico.
Não tenho nada de relevante a acrescentar que outros membros não tenham já dito, é bem verdade que o stormy aplicava muitas Hipérboles na suas previsões no entanto, a sua participação praticamente assídua em muito enriquecia este Fórum. Era e é um membro que mesmo com algumas críticas mais "durinhas", manteve sempre a sua postura e nunca perpetuou uma discussão por muita ou pouca razão que tivesse.

No que diz respeito a este tópico, concordo com o que o @rozzo referiu. Este tópico há muito que pecava por não existir por diversas razões e eu acredito que assim que o São Pedro nos brindar com os elementos que tanto gostamos, este tópico vai entrar em desertificação. Pelo menos até para o ano e aos dias de 40ºC :D.

A realidade, é que quando me inscrevi neste Fórum em 2008, era um tótózinho que achava que ventos de 40km/h correspondiam a rajadas de 90km/h e por ai fora. No entanto, com a partilha de conhecimentos e experiências de todos os membros que por aqui passaram e passam, sinto neste momento um enorme à vontade para eu próprio lançar as minhas previsões, não só aqui mas também em outros projectos que possam eventualmente vir a surgir daqui para a frente.

Gostaria imenso, que membros como o stormy ou o Vince voltassem aos seus post's por aqui, assim como aos meus vizinhos @Lightning @Sanxito @mr. phillip etc que também não têm sido muito assíduos por razões que só eles saberão. Isto de ser neste momento o único membro activo na zona de Almada é complicado :wacko:.

Em suma, daqui a 2 semanas tenho esperança que sejamos todos corridos a "pontapé" deste tópico para os respectivos Seguimentos ;).
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Gostaria imenso, que membros como o stormy ou o Vince voltassem aos seus post's por aqui, assim como aos meus vizinhos @Lightning @Sanxito @mr. phillip etc que também não têm sido muito assíduos por razões que só eles saberão. Isto de ser neste momento o único membro activo na zona de Almada é complicado :wacko:.

Em suma, daqui a 2 semanas tenho esperança que sejamos todos corridos a "pontapé" deste tópico para os respectivos Seguimentos ;).
Chamaram?? :)
Da minha parte, vários motivos me têm afastado de postar, embora não de seguir, mas nada de específico com o fórum...
O marasmo meteorológico também não ajuda...
De qualquer forma, aproveito para informar que, muito em breve, passarei a postar de um local bem mais interessante no que toca às temperaturas, nomeadamente em dias de inversões... Quinta do Conde, um grande poço de frio aqui na península de Setúbal... ;)
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
eh lá foste rápido @mr. phillip :p. De facto é verdade, aquela zona desde a Quinta do Conde até Azeitão é uma espécie de Montejunto da margem sul.
Foi inclusive na Quinta do Conde, que naquele dia épico de 29 de Janeiro de 2006 eu parei o carro para ver os primeiros flocos de neve XXL. Excelente local para se seguir no que toca ás mínimas e máximas também porque no Verão é uma fornalha autêntica.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.