Seguimento Litoral Centro - Setembro 2017



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Provavelmente são fenómenos algo localizados e propiciados pela geografia do local, que por isso mesmo escapam à malha dos modelos globais. ;)

Boas,

Sim é exactamente isso o que se passa por cá, fenómeno localizado, infelizmente há poucos estudos.E acredita, há sítios do concelho bem piores que este. Se por acaso não houvesse a serra de Sintra e respectiva vertente sul, não tinha este vendaval.
Neste momento, o modelo que melhor modela os vendavais locais da zona, é de longe o Arpege, mas como se viu ontem/hoje tambem falha redondamente, o que mostra que mesmo tendo mais resolução que outros modelos é difcil prever isto por cá. Outro exemplo é uma simples inversão térmica, uma pequena cova onde passe um ribeiro , da linha de água ao ponto alto, distam por exemplo 30 metros de desnivel, é possível ter uma variação de temperatura de 3ºC/5ºC.
Voltando ao vento,convém salientar que este episódio de vendaval, é como sempre, rajadas fortes umas atrás das outras e velocidades de vento muito elevadas, não é uma rajada isolada, antes fosse, por cá é mesmo massacre durante horas e por vezes dias seguidos a fio.
Antigamente era muito muito critico com o IPMA sobre a questão do vento, ainda o sou um pouco, mas se há modelos de boa resolução que não conseguem prever isto, como posso eu também massacrar o IPMA? lol

Rajadas máximas do dia ontem.



Fui consultar agora o modelo AROME, tinha colocado para as 3:00 da madrugada de hoje, uma mancha de rajada maxima de 80-90 km/h exactamente para aqui.





Bom dia,

Por aqui sigo com céu parcialmente nublado e algum sol. Vento fraco / nulo.
________

@jonas_87 Excelentes registos. Pela informação que disponibilizas, na zona onde passaste junto ao Rio Sobral, o mesmo encontrava-se igualmente seco?

Boas,

Obrigado.
Sim o rio Sobral estava seco no Codeçal.
Esqueci-me de referir que antes do verão estive na Tapada de Mafra e a linha de água já estava com pouca água. A guia que nos acompanhava disse que a ribeira seca todos os verões.
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Extremos: 12,3ºC / 23,6ºC
T.actual: 17,1ºC

Nova madrugada que promete ter mínimas valentes em locais de inversão.
____

Enquadrando novamente as rajadas máximas de ontem registadas pelo IPMA.
Aqui na estação de referencia tive então rajada máxima de 83 km/h.

Cabo Raso foi apenas aos 60,1 km/h.
Em Lisboa nem chegaram aos 40 km/h.
Cabo Carvoeiro foi apenas aos 40,3 km/h.
Mais um dia com nortada violenta, super localizada.
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa noite,

Mínimas cada vez mais frias por aqui. Ontem chegou aos 13,3ºC e a máxima nos 26,0ºC.
Neste momento a temperatura só não desce mais devido ao vento fraco que se faz sentir. 16,6ºC actuais e 68% de h.r.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Mínima: 10,1ºC :cold: Olá Inverno?
Máxima: 25,1ºC

Cabo Raso foi aos 9,5ºC às 7h UTC, aquela estação é sempre surpreendente.

E eu aqui com mínima de 12,8 graus. :lol:
Aquela estação tem uma " pequena inversão", como referi em tempos. Esteve uma madrugada calma em termos de vento por lá, a chave de tal registo. Comparando, a estação da praia do Guincho, registou uma mínima de 12,2 graus.