Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
cheira-me a "inveja"...será?
Nem perto disso! Não são os acumulados que me interessam. Por mim, desde que viesse chuva suficiente para acabar com esta seca gravíssima que tanto afeta a minha região, já ficava muito feliz.
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
mas de facto o sul está a precisar mais , devido às situação das barragens!

Acho que ninguém nega isso, eu não nego, mas o que isso tem a ver com o facto de ( normalmente) chover mais no Norte que no sul, queres ver que os do Norte não podem falar da chuva na sua região, pelo facto de no sul se atravessar uma seca grave?
 
  • Gosto
Reactions: 1337 e joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
Podes falar do que quiseres...eu sou de Gondomar , sei bem o rigor do inverno ...tenho estado pelo Alentejo e agora Algarve e vejo muita diferença na quantidade de precipitação , face ao norte...mas todos sabemos que basta um inverno melhor que pelo menos normalize as barragens !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Pelo menos 11.000 pessoas retiradas devido atividade do vulcão na ilha de Bali





Devido à sua localização, junto ao equador, este vulcão tem capacidade para induzir um arrefecimento global temporário. Da última vez foi isto:



Mas antes que hajam desejos vorazes de que haja uma potente erupção é importante realçar que o eventual arrefecimento não só não é uniforme...

r9GWxtv.png


... como as condições globais (e aqui incluo a precipitação) dependerão da circulação atmosférica. Por exemplo o Pinatubo ocorreu com NAO+.



Um arrefecimento repentino da temperatura causa mais danos que um aquecimento global gradual. Mas se for o caso haverá tempo para discutir isso.
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Por falar em aquecimento global, hoje termina o episódio 1000 e tal do FIM DO MUNDO.

Claro que o epilogo tem a ver com o calor, essa espécie de coisa que aniquila a Terra por via do aquecimento global:

unnamed%20(24)(7).jpg


Lá se vai o nosso domingo!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
O pessoal não sabe quanto mais choram menos chove, tanto choram a pedir chuva que vem sempre pouca. :huhlmao:

Espero bem, que o Inverno não seja como antigamente, porque é sinal de seco, por aqui. Que venha, é um Inverno como o ano passado, pode ser a fotocópia que eu não chateio-me, até neve tive.

:rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: dahon e joselamego

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,317
Local
Fajarda - Coruche(57m)
O pessoal não sabe quanto mais choram menos chove, tanto choram a pedir chuva que vem sempre pouca. :huhlmao:

Espero bem, que o Inverno não seja como antigamente, porque é sinal de seco, por aqui. Que venha, é um Inverno como o ano passado, pode ser a fotocópia que eu não chateio-me, até neve tive.

:rolleyes:

deve ser das poucas zonas do país a pedir um inverno como o ultimo :p

eu já nem choro nada, já sequei as lágrimas todas :lol: já tou na fase quando vier vem, de tão habituado que já estou a este tempo seco, senão dou em doido, por exemplo ainda há pouco o gfs dava uns 15mm +ou- no dia 2 e agora já dá 0mm
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Acabar em Agosto, com as barragens de Beliche com 70% e de Odeleite nos 80%, vou dizer que foi um péssimo Inverno. Desde de Agosto de 2011, que as barragens no sotavento não tinham tanta água armazenada, no final do mês de Agosto.

Logo, não posso dizer, que foi mau se foi o melhor dos últimos 6 anos. :rolleyes:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Acabar em Agosto, com as barragens de Beliche com 70% e de Odeleite nos 80%, vou dizer que foi um péssimo Inverno. Desde de Agosto de 2011, que as barragens no sotavento não tinham tanta água armazenada, no final do mês de Agosto.

Logo, não posso dizer, que foi mau se foi o melhor dos últimos 6 anos. :rolleyes:
É excelente! :thumbsup: Este inverno, até apareceram algumas cut-off's daí ter sido muito bom para o Algarve, mas a capacidade de armazenamento nessas duas barragens não é muita (segundo os dados do snirh), basta os seus afluentes encherem algumas vezes para as barragens ficarem bem abastecidas. Para ser sincero, este inverno que passou, as poucas vezes que choveu, até foi bastante bom, o problema é que foram, tal como disse, poucas e de curta duração. Chovia 2/3 dias e ficava sem chover mais de 2 semanas, e grande parte desse tempo era com vento de leste, o dito vento que é capaz de acabar com metade do caudal de uma ribeira poucos dias após as chuvas. Para uma barragem, como esta que abastece a minha região encher, é preciso chover bastante tempo seguido e não apenas 2 ou 3 dias em que chove tudo de uma vez e que depressa se atinge a média, porque não é pelas médias serem atingidas que a seca acaba, em todos o sentidos. Mas pronto, a tendência é mesmo esta, cada vez chover menos tempo mas as poucas vezes que chove é tudo de uma vez.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
assim como aos meus vizinhos @Lightning @Sanxito @mr. phillip etc que também não têm sido muito assíduos por razões que só eles saberão.

Aqui estou eu :p

Em relação a mim, verdade é um bocado complicada de se ouvir. O que quero dizer com isto é o seguinte: o facto de eu andar mais ausente também não significa, como o @mr. phillip disse, que eu tenha deixado de seguir o fórum em si. A diferença entre o meu comportamento inicial neste fórum (digno de uma criança entusiasmada com a meteorologia, em que cada post meu eu colocara 50 toneladas de smiles :lmao:e tudo e mais alguma coisa era motivo para postar) e agora, é que, para além de ter crescido bastante nesse sentido e ver realmente o que é importante e relevante de se postar e dizer (para não fazer aqui um flooding de posts) também aconteceram coisas que me "cortaram as asas"...

Desde ter que me desfazer da minha estação meteorológica, do meu site, da minha máquina fotográfica, e de mais coisas, neste momento estou simplesmente num vazio. Não há entusiasmo para postar, não há dados para partilhar, e mal e porcamente (com um telemóvel que tem o visor partido em dezenas de sítios e que já mal funciona) consigo fazer registos. Também não é um telemóvel de 1000 euros ou uma estação toda XPTO que vão fazer de mim mais do que os outros nem é isso que eu pretendo, porque para mim não há nada mais importante do que a igualdade para todos, não importa a qualidade dos registos em si, mas sim a intenção com que são feitos. E os motivos que nos levam e levaram a fazê-los, e os sentimentos por detrás deles.

Não estou a fazer-me de coitadinho nem de pobre, aliás longe disso, estou a ser muito sincero no que estou a dizer neste momento. A verdade é essa, é que tenho as asas cortadas e tenho que admitir que, apesar do que eu disse no parágrafo anterior, a verdade é que isto de não ter equipamento desmoraliza bastante, mas pronto melhores dias virão e estou a trabalhar para isso. A trabalhar para andar para a frente, porque todos os dias em que lutamos ficamos mais fortes.

Depois também existem outras coisas neste momento que não contribuem nem ajudam em nada para conseguir andar de cabeça erguida mas isso são outros 500.

Mas pronto :) como disse, estou a trabalhar para me endireitar, e mesmo que não tenha estação nem nada do que tinha, nunca, mas NUNCA, deixei de gostar da meteorologia. Isso ninguém me tira. Aquela sensação de, mesmo tendo 27 anos, ver uma trovoada pela primeira vez em muito tempo e apetecer-me dar pulos de contente como um miúdo de 10 anos. Isso esteve sempre guardado cá dentro.

Se tudo correr bem, lá mais para a frente voltarei a ser mais assíduo com algumas novidades. Um dia de cada vez... :thumbsup:
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Os modelos são sempre a mesma coisa ora preveem AA ora preveem depressões , se isto não mudar até ao inverno , podemos vir a ter a seca pior já registada , espero que isso não aconteça , se fosse um inverno como o de 2009/2010 seria épico e fantástico, mas é preciso que o anticiclone dos Açores se enfraqueça para deixar que as baixas pressões venham até portugal .
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.