Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2017

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
ilhas.gif




Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Como não há muito mais de relevante na meteorologia atual...

Ecg3nOKl.gif


... já são visíveis as 3 ULL's (depressões em altitude - imagem das 12h UTC).

vnVmtPJ.jpg


Resta saber se a depressão da esquerda se vai transformar na TT Ophelia.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
HI32Jwe.gif


A ULL está a gerar nebulosidade média-alta por cima de S. Miguel. Com alguma atenção dá para ver a rotação subtil da outra ULL a leste da Madeira.

Voltando aos Açores, a base de algumas nuvens está acima dos 8 kms.

5HsAowr.gif


Como o ar acima está estável as nuvens estão a criar um padrão estriado. O muito ar seco abaixo impede qualquer tipo de precipitação. Mas por cá de vez em quando há uns sortudos que têm chuva com nebulosidade baixa.

gWblCrH.jpg
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
No Pico Alto a quantidade de precipitação atingiu nível para aviso amarelo
Costa Norte e Porto Santo ‘sem pingo’ e apenas vestígios a Leste

Num dia onde a previsão meteorológica nem contemplava a ocorrência de precipitação, a chuva persistente que caiu ao final da tarde desta terça-feira, sobretudo na área do Funchal, acabou por surpreender e apanhar muita gente desprevenida.

De acordo com os registos das quase duas dezenas de estações meteorológicas espalhadas pela Madeira (17), Porto Santo e Selvagens, grande parte da chuva imprevista abateu-se sobre o Funchal, do mar à serra, e também com algum significado na parte Sudoeste da Madeira. Quase ‘sem pingo’ ficou a parte Leste e mais seca ainda permaneceu a Costa Norte da Madeira e Porto Santo.

Os registos da precipitação total e extremos registados desde a meia-noite, revelam que a maior quantidade de chuva caiu no Pico Alto, onde em apenas uma hora ocorreu 11,5mm, valor condizente com aviso amarelo. No total do dia (até as 21 horas) já havia chovido 37,4mm.

Um pouco mais acima, no Chão do Areeiro, o total de precipitação nem chegou a metade (14,4mm). Quase tanto choveu na zona do Observatório do Funchal (11,3mm) e no Lugar de Baixo (10,6mm). Nesta última estação foi onde ocorreu a carga de água mais repentina, com 4,7mm em apenas 10 minutos, logo após as 18 horas.

Pese embora a proximidade das duas estações da ‘baixa’ do Funchal – Observatório e Lido - a chuva quase incessante que se abateu neste final de tarde foi bem mais significativa nas proximidades do centro (mais do triplo da quantidade) comparativamente à zona hoteleira.

E desengane-se quem julgou que a chuva banhou toda a Região. Prova disso são as quatro estações dispersas na Costa Norte – Santana, Ponta de S. Jorge, São Vicente e Porto Moniz – sem registo de qualquer precipitação durante o dia. A única que chegou a molhar foi S. Vicente (0,6mm), mas ao início da manhã.

O mesmo aconteceu em Porto Santo, que só sentiu o efeito da chuva a meio da última madrugada (7,5mm/1h).
Fonte: Diário de Noticias
________
Admiro bastante o clima da Madeira, uma ilha tão pequena mas com grande diversidade de climas e estados do tempo. Um familiar meu uma vez, fez uma viagem até lá e disse que em apenas um dia houve de tudo um bocadinho. :D