Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


André Filipe Bom

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2017
Mensagens
589
Local
Coruche/Azervadinha/Couço
Eu sinceramente não me lembro de ver um inicio de Outubro assim tão quente e seco e é para continuar, já há zonas em que as pessoas já não podem regar as suas hortas pois as barragens estão muito em baixo e é para continuar e não vejo também grandes mudanças no futuro, poderá ocorrer alguma chuvita ainda este mês mas não será nada de especial, isto atênção é só a minha opinião.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
211mm é o que tenho desde 1 de Janeiro, o problema nem é o inicio de outono com tempo de verão, isso é algo que temos de nos acostumar a ter Verão até Outubro não é algo novo, todos os anos tem se vindo a verificar, o pior é que estamos em seca desde o inverno e em alguns locais a mais de 1 ano.. Não acredito muito que os últimos 10 dias desde Outubro traga a média em chuvas e até Isso seria muito pouco.
 
Última edição:

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Quanto ao calor que muito têm falado, para mim também é incomodativo, mas não sei onde é que vocês vem um verão tão quente
Se no litoral não foi um verão tão quente pois houve bastante nortada, no interior foi.
No interior não temos as brisas marítimas nem a nortada para aliviar as temperaturas.
Posto isto e se verificarmos os dados desde que começou o milénio os Verões têm sido praticamente todos eles quentes, com temperaturas acima da média e em alguns anos bem acima da média.
De referir que 6 dos 10 Verões mais quentes ocorreram depois de 2000 ou seja neste espaço de 17 anos mais de metade dos Verões mais quentes ocorreram neste período.
 

Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
Por esta altura nos anos anteriores os campos já estavam lavrados e a erva pronta a espreitar, mas este ano a maior parte dos campos ainda nem estão lavrados. Sem chuva não há erva que se atreva a espreitar pela terra, seca logo.
Os rios ao menos ainda tem alguma água coisa pouca, mas vão tendo um bocado tendo em conta que passaram o verão secos já é uma minúscula vitória, ainda hoje passei por um rio em que já se viam uns peixinhos bebés, depois de no verão terem morrido todos.
Já agora a última vez que me lembro de ter chovido alguma coisa digna desse nome foi na semana de Pedrogão Grande por isso desde de junho, de lá para cá uma morrinha de cão de vez em quando que não serve para nada.
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Para os próximos dias , só vejo temperaturas de 30 graus para cima , tamos a caminhar para a pior seca , parece me que a segunda quinzena está condenada ao anticiclone também , infelizmente , a natureza já anda a desesperar por falta de chuva ! :(:facepalm:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
Hoje até deu para dar um mergulho às 10h e tal na praia, com maré baixa. :D Agua a 16º C... :cold: mas com pouco vento não apanhei muito frio depois do mergulho. Pena não ter tirado fotos, porque até vi cavalos a correr na praia.
edit: devia ter postado isto no Seguimento Lit. Norte, mas pronto...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Teya e joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Incrível como as previsões mostravam uma diminuição do calor mas entretanto mudaram totalmente. Esta semana está previsto novamente temperaturas a rondarem os 35ºC. Tudo bem, o verão de à uns anos para cá tem-se prolongado por outubro mas acho que nunca chegámos a este ponto. As previsões de temperatura mais fresca têm levado o mesmo caminho que as previsões de chuva, começam por aparecer mas à medida que os dias avançam vão sendo substituídas por temperaturas acima dos 30ºC. Que enjoo de calor e sol, já não se suporta. :disgust:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Ainda nem começou o inverno e já há por aí notícias a dizer que, à semelhança do que aconteceu no ano passado, ele será o mais frio dos últimos ... anos (preencher à descrição).

Como 'prova' mostram esta carta do CFS...

cfs-1-1-2018_uqa1.png


... omitindo o facto de que estas previsões mensais são atualizadas 4 vezes por dia, todos os dias. A previsão de ontem foi esta:

cfs-1-1-2018_yha8.png


Não há propriamente previsões oficiais do CFS (modelo climático da NOAA/NWS/NCEP) para a Europa. Contudo, são disponibilizadas cartas sazonais e mensais do CFS cujas previsões baseiam-se nos últimos 10 dias (é possível consultar as 3 últimas previsões). Por exemplo, no final de Setembro (previsão que tinha por base os dias 17 a 26) o CFS indicava que Outubro iria ser razoável para o centro-norte:

gsZIl6b.gif


Contudo, o cenário mudou radicalmente com a entrada em Outubro:

WG9etn2.gif


Tendo em conta o período 27Set-06Out (a última previsão disponível), Novembro será um pouco seco e Dezembro será um mês normal (no país todo) a chuvoso (no nordeste).

Mas como já deu para ver as previsões mensais e por extensão as sazonais têm pouca fiabilidade.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Última edição:

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Eu penso que este calor deve começar a ceder a partir meados outubro...falta é saber se virá a bendita chuva ...até porque o AA não vai aguentar estar tantas semanas / meses estacionário !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Pessoal do deserto da Ibéria (iberium desert?), tudo bem?

Hoje tenho 2% de Humidade relativa e -27,0ºC de ponto de orvalho.
É normal sentir tanta sede?:huh:

Obrigado pela ajuda.
 

Nando Costa

Cumulus
Registo
9 Jan 2016
Mensagens
213
Local
Alfena (São Vicente) - Valongo
A chuva virá é uma questão de tempo. Relembro, que em 2011, a chuva e o frio só vieram no fim de outubro e em 2009, foi só em novembro. A diferença é que este ano o tempo vai mais seco, porque o inverno e a primavera foram secos na generalidade do território. Estamos a viver um bloqueio anticiclónico, que mais cedo ou mais tarde cederá a passagem das superfícies frontais. Espero não estar enganado. Resta-nos esperar. ;)
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Pessoal do deserto da Ibéria (iberium desert?), tudo bem?

Hoje tenho 2% de Humidade relativa e -27,0ºC de ponto de orvalho.
É normal sentir tanta sede?:huh:

Obrigado pela ajuda.
Olá Aristocrata , eu em Monchique tenho 26,8°C atuais
53% humidade e ponto de orvalho de 60.3

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
Estado
Fechado para novas mensagens.