Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,457
Local
Olhão (24 m)
Pode ser que os 5mm ou pouco mais no Sul te alegrem ... quem te ouve falar parece que o padrão vai se alterar e vem ai chuvadas enormes de Norte a SUL dias seguidos.

Olha que, a partir de meados de Outubro, é altura de começar a vir a mudança de padrão, o ano passado foi um festival de mudanças de padrão, mudou tanto o padrão que só choveu na média no Algarve. :huhlmao:

Essa tempestade ainda vai entrar por Portugal adentro , seria épico mas ao mesmo tempo destruidor uma tempestade dessas entrar por Portugal adentro .

A tempestade entrar em Portugal seria épico e eu digo não era nada de anormal e era menos perigoso do que algumas tempestades que afectam Portugal. Eu, lembro-me do Vince e foi um autêntico fiasco, pouco choveu e pouco vento fez., logo só lembro-me do Vince, por passar junto à costa algarvia e não pelos estragos que causou.

Qualquer cut-off, deixa estas tempestades tropicais a milhas. :D Uma tempestade destas pode bombar no máximo 6 horas nem tanto, enquanto uma cut-off bem colocada a SW de Sagres pode estar quase uma semana estacionária e a bombar 400 mm numa semana, é que vendo as precipitações não são nada de outro mundo. .

Esta tempestade, só era perigosa para Portugal se transformasse numa ciclogénese explosiva como aconteceu em Novembro de 1997, com bastante ar tropical, aí sim, poderia ser um caso bastante grave e mais abrangente do que a Ophelia.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Esta é a previsão actual de precipitação acumulada até às 240 horas, por parte do GFS:

240-777SP.GIF


Não é algo extraordinário, nem muito generalizado, mas sempre é melhor que não chover nada, se se confirma ou não, cá estaremos para ver.. :unsure:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,215
Local
loule-caldeirao
Para já a previsão para o sul é muito fraca! Uns miseros mm's que rapidamente evaporam ainda por cima se for em regime de aguaceiros.

O ano passado parece ter sido uma excepção onde o Algarve teve na média e o resto não! O mais provável agora será o norte recuperar alguma precipitaçao perdida e nós ficarmos a ver navios. O pior mesmo é o Alentejo que ultimamente não tem visto precipitacao "palpável"em circunstancia alguma. Começa a ser óbvio que a situação só vai lá com tempestades/ ciclogenes como as de 1997!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

ruka

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
325
Local
Porto (Boavista)
Eu não perecebo e as temperaturas que estão a ser modeladas para domingo... 33°c!? No litoral norte..

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

as temperaturas elevadas para domingo deve se á entrada de ar quente do norte de áfrica devido ao posicionamento do anticiclone sobre o mediterranêo e a aproximação ao largo do territorio do ciclone Ophelia
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,085
Local
Horta, Matriz, (90m)
Esta tempestade, só era perigosa para Portugal se transformasse numa ciclogénese explosiva como aconteceu em Novembro de 1997, com bastante ar tropical, aí sim, poderia ser um caso bastante grave e mais abrangente do que a Ophelia.

Após a “colisão” com o sistema frontal, a tempestade poderá intensificar-se muito! Rajadas de 160km/h no domingo, previsto pelo ECM.

Relativamente ao Vince, as circunstâncias eram diferentes, não há 2 tempestades iguais, a temperatura da água era outra, a sinóptica era outra, a água precipitável também.
A Malta esquece-se, ou não sabe, que o pior de um sistema tropical é junto ao núcleo. Daí temerem-se os landfalls. Mesmo sendo uma TT, o vento que circula junto ao núcleo é uma autêntica máquina de lavar.
Experiência própria...

Relativamente à previsão, a Malta vai ficar a ver o barco passar


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Estado
Fechado para novas mensagens.