Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Quero ver alguém optimista quando a 1 ano e tal não tem um evento em condições e vê meses atrás de meses seguidos sempre abaixo da media em precipitação...quando se fala de barriga cheia é fácil ser optimista
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
A malta do noroeste vai ficar bastante contente com a saída do ECM. A médio-prazo volta a circulação zonal à nossa latitude. Por outras palavras, as plumas tropicais das caraíbas voltam a ter caminho aberto para chegar ao continente.

Por outro lado, a malta do sul vai continuar mal-humorada. É o que geralmente acontece com este tipo de configuração atmosférica.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Vendo bem, a situação no Noroeste se isto se concretizasse iria ter grandes prejuízos, não é motivo para alegrar ninguém, digo eu!

Faz parte da climatologia normal do noroeste. Como tal, não pode haver (muitas) queixas.



O tipo de circulação atmosférica modelada...

ECM1-168_phh2.GIF


... é habitualmente uma trampa para os Açores. Aí há muita chuva e aqui apenas nebulosidade (HR elevada) e, com sorte, chuva fraca.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Faz parte da climatologia do noroeste. Como tal, não pode haver (muitas) queixas.



A circulação modelada é, como habitualmente, uma trampa para os Açores. Aí há muita chuva e aqui apenas nebulosidade e às vezes chuva fraca.

Aquilo que acontece e que causa isto é as depressões a passarem de raspão a norte da galiza, o anticiclone impede que tudo desça em latitude, óbvio que o sul fica mal servido se assim for. Acompanhei a saída e vi logo que era este cenário que ia mostrar, não pensei era que chegasse a tanto, mais de 450mm no Noroeste e ali no extremo sul nem aos 5mm chega. As queixas aparecem quando vês a situação atual da tua região e depois olhas para estas previsões e pelos vistos a mudança de padrão não é geral, uns com tanta e outros com tão pouca, infelizmente, é o clima do nosso país e estas enormes diferenças vão surgindo cada vez mais vezes, seria a repetição do inverno 15/16 mas desta vez em menos tempo.
Já o disse e volto a repetir para que ninguém pense que é inveja (apesar de ás vezes parecer que o objetivo de algumas pessoas é mesmo esse), sei que o norte tem este clima, para quem está habituado a ter 600m anuais, ver isto é um enorme espanto mas que na verdade no caso de quem lá vive não é nada disso. :D Sei que essas coisas fazem parte do clima da região, houve e haverá muitas situações de grandes diferenças mas, e tal como disse, vão sendo cada vez mais frequentes. Parece que já não é tão frequente as frentes deixarem chuva bem distribuída pelo país todo, nesta altura o que normalmente aparecia eram umas cut-off's, mas já nem isso. À dois anos foi uma situação como esta a beneficiar bem o norte e centro, no inverno passado apareceram umas cut'-off's que fizeram com que o Algarve voltasse a ver as suas barragens abastecidas. Parece que quem sai sempre menos beneficiado de todas a situações (até já mesmo de cut-off's) é o Alentejo, e não o estou a dizer só porque é a minha região, penso que a escassez de precipitação nos últimos anos e a situação atual o podem dizer, apesar de estar o país todo na mesma, se essa previsão se concretizasse, a seca ficava reservada novamente apenas aos mesmos de sempre. Espero que fique tudo esclarecido, e da minha parte se essa previsão se concretizar não haverão quaisquer queixas, o único remédio é ver tudo passar ao lado e ficar com os restos que já nem seria mau de todo. :p
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Se fosse no Algarve, fazia uma festa. Era, para recordar os velhos tempos da infância. :D
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Bem...que loucura, basicamente em menos de 5 dias o Noroeste teria quase 500mm :shocking: E em grande parte do sul nem aos 30mm chega, que diferença, e não, não há aqui maus humores nem invejas.
Vendo bem, a situação no Noroeste se isto se concretizasse iria ter grandes prejuízos, não é motivo para alegrar ninguém, digo eu!
eir1Cfm.png

Bem se isso acontecer , acabaria com a seca num instante no norte do país e partes do centro .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Face à retórica anti-anticiclone deste fórum cá deixo a configuração atmosférica média anual:

KfsY3fU.png


Mensal:

45t5BxN.gif


E trimestral:

0NjI5M0.gif


Quer gostem ou não é bastante improvável que o anticiclone vá desaparecer das nossas andanças. Faz parte do nosso clima com todas as consequências que isso acarreta (ex: secas prolongadas).

Nos últimos dias foi esta a configuração do bloqueio:

kKvyO7Hl.gif
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: lserpa e joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.