Furacão Ophelia

Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Ophelia é o ciclone mais intenso já registrado na região dos Açores.
O mais intenso até então era um não nomeado em 1926 que estima-se que tenha chegado na categoria 2.
Para Irlanda será o ciclone mais intenso desde Debbie em 1961, que chegou como furacão de categoria 1.

IkwyQmD.jpg
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,078
Local
Horta, Matriz, (90m)

O Vince estava longe de ser um major hurricane, o Vince à beira deste era um menino


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
será que podemos considerar isto como fruto das alterações climáticas e podemos nos próximos anos ser atingidos por furacões em águas portuguesas...

Este é um evento raro (1 em 100 ou mais anos seguramente).

Contudo, a avaliação desta tempestade sem satélites seria impossível (<anos 70).

Os registos históricos estão bastante incompletos daí que se tenha que dar um enorme desconto. Se houvessem só os registos das ilhas (como acontecia antigamente) esta tempestade não iria ser particularmente relevante. Quanto muito poderiam haver registos de naufrágios no mar das redondezas de Sta. Maria e pouco mais.

---

Nem nos meus sonhos mais otimistas esperaria um cat. 3 aqui. Um cat. 2, quanto muito.

De vez em quando a meteorologia surpreende e felizmente este ciclone vai passar ao lado. Grandes memórias sem grandes danos. Há melhor que isto?
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,078
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bem, supostamente o pessoal em S. Miguel já está a levar com a precipitação da frente fria. Entretanto esta começa também a deixar de influenciar a ilha Terceira.
Agora o acompanhamento resume-se às ilhas orientais.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk