Seguimento - Incêndios 2017



huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,801
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Isto tudo são incêndios de ontem... os de hoje já não ganham grande dimensão
aos poucos a lista vai diminuindo

Sabugueiro, Seia, 283
Vale de Cambra, 269
Lousã, 662
Sandomil, Seia, 108
Boticas, 72
Sertã, 226
Arganil, 171
Vagos, 78
Praia da Légua, Alcobaça, 92
Burinhosa, Alcobaça, 366
Figueira da Foz, 113
Gondomar, 67
Guarda, 78
Castro Daire, 41
Castelo Branco, 77
Nelas, 63
Vouzela, 140
Nespereira, Sertã, 61
Sabugal, 31
Oliveira do Hospital, 43
Amarante, 35
Peso da Régua, 34
Oliveira de Frades, 52
Pampilhosa da Serra, 43
Fornos de Algodres, 56
Gouveia, 72
Guarda, 36
 
  • Gosto
Reactions: criz0r

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
@Hawk caramba, nem com um número destes tão surreal de incêndios florestais vocês abrem a pestana? Isto é uma batalha que não pode ser ganha, não existe a possibilidade por mais fases que possam haver de combater 523 fogos florestais num País com pouco mais de 92 212 km². Eu acho que não é preciso ser-se muito inteligente para chegar a esta conclusão. Por mais PS,PSD,CDS,PCP.BE etc que existam ninguém iria evitar estas tragédias.



https://www.publico.pt/2017/10/15/s...na-galiza-que-responsabiliza-portugal-1789038

Estes incêndios também são culpa da Ministra Constança Urbano de Sousa? Por favor..


Isto é um fórum de meteorologia... Quais as condições previstas para ontem? Eu que sou um leigo, nem sei interpretar cartas meteorológicas, desde 6ªf a previsão descritiva do IPMA dizia "temperaturas acima do normal para Outubro e vento forte com rajadas de 80 km/h nas terras altas". Aliás, eu nunca tinha visto o mapa de risco de incêndio tão pintado de "máximo". Quantos grupos de reforço foram mobilizados de prevenção? Quantos pelotões militares foram mobilizados de prevenção? Que alertas especiais foram feitos à população com base nestas previsões? Era assim tão imprevisível que fosse o "pior dia do ano"?

Espanha? Quantas pessoas morreram em Espanha? Eu sei que existe crime, sei que existe dolo, sei que existe comportamente negligente, mas eu estou a falar da questão operacional e do que deve ser feito numa emergência, Com o devido respeito, eu quando ligo para o 112 aflito não quero ouvir que "todos temos de fazer uma reflexão sobre a nossa floresta"!
 

vitoreis

Cumulus
Registo
28 Ago 2012
Mensagens
206
Local
Faro
Não vale a pena o discurso fácil do ministro, governo, etc. São muitos tachos? Sim! Isto está a acontecer por isso? Numa visão a longo prazo (mais de uma década), sim. Mas no imediato não há nada que vença esta guerra a não ser acabar com a negligência de uns e mãos criminosas de outros.

Infelizmente as populações que mais sofrem com esta calamidade são também culpadas devido às queimadas, beatas atiradas para a berma, falta de limpeza de matas e até dos seus próprios quintais, etc.

Medidas estruturais - que fazem falta e são responsabilidade da república - demoram anos a implementar e têm de passar pela formação das populações (haja dinheiro) e coimas altas para quem não cumpre.

Que tudo isto sirva para o debate sério que leve a um compromisso de todos os portugueses - partidos, sem excepção, à cabeça. É uma missão nacional, não um problema com este ou o próximo ministro.