Seguimento Litoral Centro - Outubro 2017



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Pelo litoral oeste foram registados estes valores de precipitação acumulada nas estações do IPMA. Destaque para os 11,5mm em Cabo Raso entre as 22 e as 23h locais, claro indicador de uma rega pela serra de Sintra, a confirmar o valor registado na Ulgueira:

oA9z5sS.jpg

hbFCW8h.jpg
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
o que me custa a acreditar é que o Pinhal de Leiria foi plantado ha 7 séculos e bastou uma geração estúpida como a nossa para queimar aquilo tudo :shocking:

O pinhal tem ardido desde sempre. Arde mais agora porque com o abandono do modo de vida tradicional ninguém trata das terras.

O momento em que todo o país ficasse em chamas era uma questão de tempo pois bastaria as condições certas para que tal acontecesse:

1- Seca prolongada
2- Temperaturas e ventos fora do comum
3- Acontecimento fora de época onde a protecção civil estava desadequada

Nunca tal aconteceu na globalidade do país ao mesmo tempo. Bastaria ter vindo chuva UM DIA nas duas semanas anteriores para que isso não fosse possível.

Nunca antes, pelo menos na minha memória, vi a integridade do território estar em seca extrema sem um evento decente de chuva há quase meio ano.

De resto, o pinhal de Leiria não deixa de ser uma monocultura fora do seu local original, plantado por intervenção humana. Nunca nos podemos esquecer que o carvalho autóctone foi dizimado de Norte a Sul do país para alimentar uma gigantesca indústria naval que durou séculos.

Quando Leiria ficou sem árvores resolveu-se plantar o pinhal no local que antes tinha flora de folha caduca.

Resumindo, o grau de abandono crescente do mundo rural e a intensificação da monocultura de árvores fora do seu local de origem (o Pinheiro não deveria ter saído da orla litoral de onde é natural) estavam só à espera das condições precisas para arder de uma só vez.

Foi ontem. Poderia ter sido o ano anterior ou num ano futuro caso o clima fosse correcto.
 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
952
Local
Amora (Seixal)
Apesar da má visibilidade ainda consegui apanhar alguma coisa aqui pelos lados da Amora/Seixal.... :)

:palmas: excelente foto!

É possível saber a hora/minuto e o local/direcção? Para identificar a DEA no registo do IPMA.


Obrigado!

A foto foi tirada ás 23h29mn, na direcção da Qta do Conde (a partir da Amora)

:)