Seguimento - Incêndios 2017

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,803
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
alguns incendios ja dominados
em Sintra começou um recente mas a chuvada que está a cair lá agora deve ajudar!

Sabugueiro, Seia, 284 operacionais
Vale de Cambra, 182
Lousã, 816
Sandomil, Seia, 108
Sertã, 234
Arganil, 175
Vagos, 115
Burinhosa, Alcobaça, 318
Figueira da Foz, 109
Albardo, Guarda, 72
Castro Daire, 46
Vouzela, 166
Tábua, 30
Nespereira, Sertã, 65
Oliveira de Frades, 85
Porto de Mós, 54
Pampilhosa da Serra, 69
São Pedro do Sul, 30
Fornos de Algodres, 116
Gouveia, 79
Benespera, Guarda, 36
Viseu, 49
Sintra, 40
 
  • Gosto
Reactions: TekClub


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Alguém pode explicar como se deu a catástrofe na zona de Santa Comba Tondela nelas Vouzela??

O incêndio começou em que zona?
Novas projecções!?

É tão confuso que ontem a partir das 18h perdi o rumo por completo.

Tudo leva a querer que os fogos começaram em Tourigo e Borralhal (pelo menos assim estava registado na proteção civil), altura em que havia já bombeiros deslocados das corporações do concelho para 2 incêndios na serra do Caramulo, um no Guardão e outro em Arca (que já não pertence ao concelho). Ou seja quando começaram aqui os vários focos de incêndio já não havia bombeiros que chegassem. Do Borralhal até minha casa são quase 7km em linha reta, ora o incêndio que teve origem segundo a ANPC às 22:53 (acho eu) chegou cá 2h:19min depois andou sensivelmente 3km em cada hora. A frente do incêndio era tão forte, que produziu uma frente de rajada muito intensa, quase como se tratasse de um downburst, voava tudo, era só faúlhas a subir as ruas e a atear o fogo por tudo quando eram campos secos árvores etc, um cenário horrendo que espero não viver nunca mais:sad: Carros a explodir estacionados, botijas de gás de algumas casas, parecia uma autêntica guerra:sad::sad:
 

spitfire

Cirrus
Registo
17 Out 2017
Mensagens
2
Local
EU
Não começaram em Tourigo, já vinham de muito mais a sul, o site da prociv.pt é quase inutil, sei que é impossivel mas pelo menos deviam dar uma ideia de aonde anda o fogo e para aonde se dirige
Tenho familia aí e foi uma loucura e caos absolutamente total, o incendio já vinha de Penacova ou São Pedro Alva ou de ambos ou se calhar ainda mais longe, numa questão de hora ou duas foi tudo a eito virado a norte, Santa Comba Dão, Tábua, Carregal, Mortágua, Tondela

Estes videos são de Mortagua, ficam com uma ideia do inferno, mesmo casas longe da mata as chamas foram pelas campos agricolas até chegar às casas, até copas de oliveiras ardiam, um inferno, cada um por si, sem rede fixa, sem redes móveis, aldeias inteiras tiveram que se desenrascar quase sozinhos pois os bombeiros não podiam ir para todo o lado pois era um território imenso que pegava fogo a grande velocidade



 

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,803
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Balanço à uma da manhã... espero quando acordar estes incendios terem desaparecido todos

Sabugueiro, Seia, 284 operacionais
Vale de Cambra, 182
Lousã, 811
Sandomil, Seia, 109
Sertã, 234
Arganil, 205
Vagos, 110
Albardo, Guarda, 71
Castro Daire, 44
Vouzela, 151
Tábua, 30
Nespereira, Sertã, 65
Oliveira de Frades, 85
Pampilhosa da Serra, 69
São Pedro do Sul, 30
Fornos de Algodres, 98
Gouveia, 71
Benespera, Guarda, 36
Viseu, 37
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Balanço à uma da manhã... espero quando acordar estes incendios terem desaparecido todos

Sabugueiro, Seia, 284 operacionais
Vale de Cambra, 182
Lousã, 811
Sandomil, Seia, 109
Sertã, 234
Arganil, 205
Vagos, 110
Albardo, Guarda, 71
Castro Daire, 44
Vouzela, 151
Tábua, 30
Nespereira, Sertã, 65
Oliveira de Frades, 85
Pampilhosa da Serra, 69
São Pedro do Sul, 30
Fornos de Algodres, 98
Gouveia, 71
Benespera, Guarda, 36
Viseu, 37
Também com chuva prevista pela madrugada ....
Em Monchique já chuvisca

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e Teya

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Engenhos incendiários a cairem do céu... parece que é real

Não digo que seja o caso do vídeo mas durante a noite de ontem em Viseu caiam folhas inteiras de eucalipto, carvalho e casca do pinheiro, queimados. Estamos a falar de pelo menos 20 km de distância.
Por isso, eu que antes era um pouco céptico quando diziam que podiam ocorrer projecções com vários kms de distância. Neste momento acredito plenamente em tal possibilidade.
 
  • Gosto
Reactions: huguh e joselamego

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Engenhos incendiários a cairem do céu... parece que é real

Ainda estão por explicar, as várias explosões ouvidas por populações locais antes de se iniciarem fogos no meio da floresta. Eu próprio, ouvi 2 explosões muito antes do incêndio de Mação chegar a Vale da Abelha. O mesmo sucedeu na aldeia de Cadafaz em que a população de Belver ouviu pequenas explosões na outra margem do Tejo e após isso deflagram 2 incêndios em simultâneo. Há muita coisa que tem de ser explicada e investigada, mas infelizmente os supra-sumos da batata preferem a demissão da Ministra.