Seguimento - Incêndios 2017

jkmc

Cirrus
Registo
9 Set 2016
Mensagens
57
Local
Paris
E simplesmente coisa de outro mundo.
A sociedade civil tem que se mobilisar para uma revolucao do ordonamento do territorio.

Nao se pode falar de florestas porque na realidade penso que de florestas (com vida e biodiversidade) jà nao resta nada em portugal. Só ha povoacoes ordenadas (ou nao) de eucaliptos e pinheiros.
Ainda bem que temos o alentejo com os sobreiros que é a unica parte que é um pouco mais adaptado ao nosso pais.

Alguem falou que o clima de portugal é cada vez mais proximo do de marrocos. Portanto temos que se adaptar e proibir zonas continuas de arvores inflamaveis.
Nao se pode aceitar o risco de morrer em casa ou numa estrada porque temos alguns centenas de empregos para exportar papel !
Gostava de conhecer o numero de empregos perdidos por causa dos incendios cada ano : de certeza que jà sao mais que os da Navigator...
 
  • Gosto
Reactions: Micael Gonçalves


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
17:38Centro: Cortada a A17
0d44030a944711e78cbcf23c913e91ea.jpg
Etelvina Ferreira
Centro: A A17
está cortada em ambos os sentidos entre Mira e Santo André - Vagos ( km 87 e 98 ) devido a incêndio - Alternativa é a N 109
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
  • Gosto
Reactions: Thomar e joselamego

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,803
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Bebé de Tábua afinal está vivo

A Protecção Civil tinha confirmado na segunda-feira a morte de um bebé de um mês em Tábua, mas afinal o bebé está vivo, revelou esta tarde Patrícia Gaspar à Lusa. Em relação ao balanço feito às 12h pela ANPC, há um aumento de cinco mortos, elevando para 41 as vítimas mortais dos incêndios.

Fonte do CDOS de Coimbra disse ao PÚBLICO que a notícia de um bebé entre as vítimas mortais “não corresponde à verdade”, segundo informações que recebeu do comandante distrital. A mesma fonte garantiu que no distrito de Coimbra – a que pertence Tábua, localidade em que a criança teria sido encontrada morta – não existe nenhum bebé na lista de vítimas mortais. O PÚBLICO tentou contactar os Bombeiros de Tábua, o que não foi possível já que as linhas de comunicação se encontram afectadas pelos incêndios.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
200 mil ha em dois dias. A dimensão disto, num país pequeno como o nosso, até custa a entender. Falar de cadastros, de espécies florestais, de limpeza das matas perante valores desta grandeza é muito escasso. A falta de meios ou a descoordenação parecem-me bem mais importantes como fatores explicativos desta tragédia, para além do contexto meteorológico, obviamente.
 

jkmc

Cirrus
Registo
9 Set 2016
Mensagens
57
Local
Paris
Ja chega de promessas, discursos,leis.
Agora queremos acoes concretas e visiveis de todos no terreno e todos os dias.

À pressao deve começar hoje : devemos exigir fiscalizacao das plantacoes ilegais, condanacoes longas dos incendiarios, pesquisa de quem lucra ilegalmente com a madeira ardida, cortes dos arvores inflamaveis a menos de 50 metros das habitacoes e fabricas!
 

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
dtNaqw9.jpg

Área ardida 15 e 16 de outubro

Carambas! Isto é a area toda que ardeu no dia 15 e 16 ?

Alguém me sabe dizer que a Fraga da Pena ardeu? Estava um grande incêndio perto de Coja, eu fugi da Fraga da Pena, por aí, IC6, IP3 e Figueira da Foz durante a tarde.

Apanhei-os a todos ainda estavam a "começar"!
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje só no distrito de Santarém foram 10 ocorrencias, de queimadas, desde a meia noite até agora, envolvendo cerca de 106 operacionais e cerca de 30 veiculos.
Eu conheço bem o meio rural, e sei que a maior parte das pessoas que começam a agora a fazer as suas queimadas, como fazem todos os anos, durante as suas vidas, são na maioria pessoas já idosas, sem acesso á internet, possivelmente não sabem ler, e já fazem isto como se fosse uma rotina anual, ou seja o inicio das queimadas.
Não querendo com isto desculpá-las, pois este ano, ainda não choveu nada, ao contrário do que acontesse em anos anteriores, mas acabam por ser destruir o pouco de verde que ainda resta pelo país fora, é preciso muitta consiencia acima de tudo.

Não vale a pena ter pressa para queimar os sobrantes agricolas, até porque basta 1 ano ou 2 na terra, e as lenhas vão apodrecer vão fertilizar o solo, ou então outra excelente ideia, é triturar os sobrantes, deixar esses mesmo resto espalhados pelo solo.
Eu já tenho um pequeno triturador, que tritura lenha até 4 cm, é uma boa ajuda, até porque acima deste diametro já serve para aproveitar a lenha para a lareira.
Outra ideia passa por deixar a lenha em "cabulas"(amontoada), e como os antigos faziam aqui á uns 10 anos atrás, usavam-na para acender o forno de cozer os pão, servindo também para abrigar coelhos, cobras, contribuindo para um aumento de fauna.

O futuro aqui para a minha quinta biológica é abolir de vez as queimadas, ou então só mesmo em último recurso, e mesmo assim aproveitando, as suas cinzas, muito benéficas.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Hoje só no distrito de Santarém foram 10 ocorrencias, de queimadas, desde a meia noite até agora, envolvendo cerca de 106 operacionais e cerca de 30 veiculos.
Eu conheço bem o meio rural, e sei que a maior parte das pessoas que começam a agora a fazer as suas queimadas, como fazem todos os anos, durante as suas vidas, são na maioria pessoas já idosas, sem acesso á internet, possivelmente não sabem ler, e já fazem isto como se fosse uma rotina anual, ou seja o inicio das queimadas.
Não querendo com isto desculpá-las, pois este ano, ainda não choveu nada, ao contrário do que acontesse em anos anteriores, mas acabam por ser destruir o pouco de verde que ainda resta pelo país fora, é preciso muitta consiencia acima de tudo.

Não vale a pena ter pressa para queimar os sobrantes agricolas, até porque basta 1 ano ou 2 na terra, e as lenhas vão apodrecer vão fertilizar o solo, ou então outra excelente ideia, é triturar os sobrantes, deixar esses mesmo resto espalhados pelo solo.
Eu já tenho um pequeno triturador, que tritura lenha até 4 cm, é uma boa ajuda, até porque acima deste diametro já serve para aproveitar a lenha para a lareira.
Outra ideia passa por deixar a lenha em "cabulas"(amontoada), e como os antigos faziam aqui á uns 10 anos atrás, usavam-na para acender o forno de cozer os pão, servindo também para abrigar coelhos, cobras, contribuindo para um aumento de fauna.

O futuro aqui para a minha quinta biológica é abolir de vez as queimadas, ou então só mesmo em último recurso, e mesmo assim aproveitando, as suas cinzas, muito benéficas.
Eu faço isso, não faço queimadas, antes meto tudo em pilhas e deixo a apodrecer. A lenha mais grossa que não apodrece corto para a lenha. O que apodrece é um excelente fertilizante para as minhas árvores de fruto. ;)