Seguimento - Incêndios 2017

Registo
6 Mai 2017
Mensagens
45
Local
Portugal
Hoje só no distrito de Santarém foram 10 ocorrencias, de queimadas, desde a meia noite até agora, envolvendo cerca de 106 operacionais e cerca de 30 veiculos.
Eu conheço bem o meio rural, e sei que a maior parte das pessoas que começam a agora a fazer as suas queimadas, como fazem todos os anos, durante as suas vidas, são na maioria pessoas já idosas, sem acesso á internet, possivelmente não sabem ler, e já fazem isto como se fosse uma rotina anual, ou seja o inicio das queimadas.
Não querendo com isto desculpá-las, pois este ano, ainda não choveu nada, ao contrário do que acontesse em anos anteriores, mas acabam por ser destruir o pouco de verde que ainda resta pelo país fora, é preciso muitta consiencia acima de tudo.

Não vale a pena ter pressa para queimar os sobrantes agricolas, até porque basta 1 ano ou 2 na terra, e as lenhas vão apodrecer vão fertilizar o solo, ou então outra excelente ideia, é triturar os sobrantes, deixar esses mesmo resto espalhados pelo solo.
Eu já tenho um pequeno triturador, que tritura lenha até 4 cm, é uma boa ajuda, até porque acima deste diametro já serve para aproveitar a lenha para a lareira.
Outra ideia passa por deixar a lenha em "cabulas"(amontoada), e como os antigos faziam aqui á uns 10 anos atrás, usavam-na para acender o forno de cozer os pão, servindo também para abrigar coelhos, cobras, contribuindo para um aumento de fauna.

O futuro aqui para a minha quinta biológica é abolir de vez as queimadas, ou então só mesmo em último recurso, e mesmo assim aproveitando, as suas cinzas, muito benéficas.

As queimadas têm que ser feitas com muito mais cuidados e consciência, mas não podemos parar de as fazer, isso significaria mais combustível para arder até 2 anos para a frente (o tempo que demora a decomposição).
Vejo pessoal a falar de falta de limpeza das matas e tudo mais, mas isso este ano já foi feito na zona de mira, tocha, e ardeu tudo na mesma, deve-se limpar, mas não é esse o único factor, não esqueçamos as alterações climáticas.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Eu faço isso, não faço queimadas, antes meto tudo em pilhas e deixo a apodrecer. A lenha mais grossa que não apodrece corto para a lenha. O que apodrece é um excelente fertilizante para as minhas árvores de fruto. ;)

Ora, nem mais. é uma execelente ideia que deveria der ser seguida por mais pessoas, mas não, a obcessão por, se verem logo livres de todo o "lixo" como lhe chamam, é tanta, que pegam fogo a tudo, e o pior do que fazer pilhas de lenha, de forma manual, é como agora muita gente faz, é com recurso a tractores, ficando umas pilhas enormes, que por vezes ficam a arder uns 3 dias ou mais.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
As queimadas têm que ser feitas com muito mais cuidados e consciência, mas não podemos parar de as fazer, isso significaria mais combustível para arder até 2 anos para a frente (o tempo que demora a decomposição).
Vejo pessoal a falar de falta de limpeza das matas e tudo mais, mas isso este ano já foi feito na zona de mira, tocha, e ardeu tudo na mesma, deve-se limpar, mas não é esse o único factor, não esqueçamos as alterações climáticas.
Se fizeres pilhas de médio tamanho com lenha e folhas, restos verdes, etc isso apodrece. Fica pouca lenha não podre. É assim que faço.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
As queimadas têm que ser feitas com muito mais cuidados e consciência, mas não podemos parar de as fazer, isso significaria mais combustível para arder até 2 anos para a frente (o tempo que demora a decomposição).
Vejo pessoal a falar de falta de limpeza das matas e tudo mais, mas isso este ano já foi feito na zona de mira, tocha, e ardeu tudo na mesma, deve-se limpar, mas não é esse o único factor, não esqueçamos as alterações climáticas.

Atenção que eu nunca falei, em ter amontoado pilhas de lenha em zonas de matos e floresta, mas sim, num terreno agrícola, o que é bem diferente.
Aí nesse caso concordo, que se deve fazer a gestão de conbustíveis da melhor maneira possivel, e com fogo controlado, nas melhores alturas apropriadas para o efeito.
Outra coisa que se pode fazer, as empresas de corte de eucaliptos, em vez de deixarem os restos no solo, é com recurso a trituradores acoplados a tractor, e desafzer toda a lenha, ou então venderem para a indústrias de biomassa.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Se fizeres pilhas de médio tamanho com lenha e folhas, restos verdes, etc isso apodrece. Fica pouca lenha não podre. É assim que faço.

E se possivem ter tudo mínimamente limpo proximo das plilhas, e evitar faze-las debaixo de copas de árvores, e proximos de edificios.
Pois até porque não é muito facil para as pessoas fazerem pilhas muito altas, devido aos esforço de colocar os ramos mais para cima, e quer depois também para controlar o fogo, e mesmo para revirar os restos.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pois as minhas estão em campo aberto, mas se o objectivo for a decomposição pode ser coberto de terra.

Pois quem tiver a posibilidade de colocar terra em cima, ainda acelera mais, o seu processo de degradação.



Voltando agora ao tema do terrorismo, não é só com explosivos colocados em locais com grande movimentação de pessoas que causam muitos mortos e muitos danos, estes incendios, de agora e do Pedrógão Grande, causaram milhares de euros de prejuízos, e já cem mortos.
Só quero dizer com isto, que quem coloca fogo em locais estratégios,e nestes dias, de extrema adversidade climatérica, sabe bem o que estão a fazer, e que impactos é que podem daí surgir.
 
Última edição:

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Isto vai rolar cabeças, acredito que mude muita coisa , a 40 anos que é isto, este ano infelizmente só se fala mais porque as mortes foram muitas, o clima mudou mas as formas de prevenção e de ataque aos incêndios não, combatemos fogos pior que a 40 anos.
A primeira coisa a mudar são as informações sobre quando se deve de fazer fogo e quando não se deve , a informação deveria de ser posta na comunicação social , telejornais , jornais afins , os mais idosos acabam por as ver , eles não têm as tecnologias que nós temos , logo não são infirmados das coisas, ainda apouco vim de uma queima que correu mal , isto porque o sr com 80 anos viu que choveu e porque lhe disseram que a partir de dia 15 se podia queimar na boa, choveu e verdade mas não foi nada de especial , bastou um bocadinho de vento para ganhar 500€ a mais na carteira , para quem nem o ordenado mínimo ganha de reforma , deu pena ver o homem confesso, mas assim já aprendeu a lição, mas ele não é o único culpado enfim vamos ver o que muda nos próximos anos , porque isto não muda de um ano para o outro


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,218
Local
Coimbra
De Quiaios até Mira, passando pela Tocha, está tudo queimado.

Foto de Pedro Agostinho

wBumM45h.jpg
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,629
Local
Açores
Hoje só no distrito de Santarém foram 10 ocorrencias, de queimadas, desde a meia noite até agora, envolvendo cerca de 106 operacionais e cerca de 30 veiculos.
Eu conheço bem o meio rural, e sei que a maior parte das pessoas que começam a agora a fazer as suas queimadas, como fazem todos os anos, durante as suas vidas, são na maioria pessoas já idosas, sem acesso á internet, possivelmente não sabem ler, e já fazem isto como se fosse uma rotina anual, ou seja o inicio das queimadas.

@criz0r

(acho que não é preciso comentar mais)

---

 
  • Gosto
Reactions: huguh e Thomar
Registo
6 Mai 2017
Mensagens
45
Local
Portugal
De Quiaios até Mira, passando pela Tocha, está tudo queimado.

Foto de Pedro Agostinho

wBumM45h.jpg
Que horror, conheço bem esta zona, a Sanindusa, que se vê na zona industrial (lado direito) ao que parece ardeu, não sei ainda a dimensão dos estragos.
Vou aí muitas vezes fazer piqueniques, à praia, apanhar cogumelos, trabalhos na sanindusa. E agora tudo destruído