Seguimento - Incêndios 2017

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Aqui ao lado, em Espanha, um homem gravou o momento em que um grupo organizado ateou fogo a uma floresta em Arbo, na Galiza. Entende-se que é um grupo organizado devido à forma como os focos, do mesmo incêndio, vão surgindo.

Esta é a prova de que um incêndio não tem apenas uma mão criminosa, pode ter várias. Neste caso, percebe-se que existe mais do que uma pessoa, uma vez que, em poucos minutos aparecem cinco pequenas fogueiras, em linha reta e à mesma distância ao longo da lateral de uma montanha.



Já é a 2ª vez que isto é publicado aqui no MeteoPT, tratam-se de projeções de material incandescente, que em condições propicias podem facilmente originar novos focos de incêndio.

Eu não nego que haja incendiarismo, mas não é esse o ponto central da problemática dos incêndios, quem pensar o contrário lamento, mas está enganado.
 
  • Gosto
Reactions: Maria Papoila


Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Aqui ao lado, em Espanha, um homem gravou o momento em que um grupo organizado ateou fogo a uma floresta em Arbo, na Galiza. Entende-se que é um grupo organizado devido à forma como os focos, do mesmo incêndio, vão surgindo.

Esta é a prova de que um incêndio não tem apenas uma mão criminosa, pode ter várias. Neste caso, percebe-se que existe mais do que uma pessoa, uma vez que, em poucos minutos aparecem cinco pequenas fogueiras, em linha reta e à mesma distância ao longo da lateral de uma montanha.

Esse vídeo já tem uns anos!
A meu ver são projecções!

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
 

Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
Não sei se alguém já colocou aqui este vídeo, se já peço desculpa. Encontrei-o agora e achei por bem divulga-lo.
Nele é bem percetível o aumento da força do vento à medida que o fogo se aproxima.

Incêndio queixoperra mação momentos de terror com a chegada das chamas 16 agosto 2017
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
@Cinza mas que brutalidade! Não tinha visto isto ainda, é realmente impossível fazer seja o que for perante este cenário.
Rajadas muito provavelmente a tocar os 100km/h, mato extremamente seco e chamas de quase 30m de altura é absolutamente demoníaco.
Nesse vídeo também é perceptível as centenas de projecções pelo ar, provavelmente a origem de boa parte dos fogos naquelas localidades.

Obrigado pela partilha. :thumbsup:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Tenho 37 anos, e em 2003 tinha 23! recordo esse verão com profunda tristeza ,e lembro.me de muita coisa como se ainda fosse hoje! Foi um verão escaldante , com temperaturas muito acima da média durante quase 1 mês e meio seguido, trovoadas secas, ventos fortíssimos, enfim,horrível! Estava a fazer uma road trip com amigos e por onde quer que tenha passado vi muitos, e grandes incêndios, destruição da nossa floresta , património e muito , muito sofrimento por parte das populações! Na altura era notório que o nosso dispositivo para combate a IF não estava preparado para aquele flagelo , tais o número de ignições que existiu! 14 anos volvidos nunca pensei assistir de novo a isto tudo, mas de um forma bem mais trágica! As mais de 100 mortes , e o recorde absoluto de área ardida , tal como de prejuízos ainda eles incalculáveis falam por si! mas deste vez com uma diferença bastante maior! Começando pelo dispositivo de combate a IF que não tem sequer comparações para quem sem lembra , na altura um TO de grande complexidade tinha no máximo 300, 400 OP no terreno, este ano chegámos a ter 1200! o verão desse ano foi sem dúvida bem mais severo que o deste ano, tirando a "pontualidade do dia 17" Junho , data do IF de Pedrógão, em 2003 tivémos essas temperaturas dias e dias seguidos! Para mim a única coisa semelhante, e que pode entre esse ano de 2003, e já agora 2005 com 2017 e sem dúvida a seca severa que o pais atravessa! Para mim Pedrógão foi um fenómeno completamente novo, acho que ninguém nunca imaginou que aquilo fosse possível acontecer, mas será esta a nossa nova realidade se não mudarmos tanta e tanta coisa!! deixo-vos aqui apenas uma para reflectirmos!! Durante a fase Charlie quantas vitimas mortais tivemos nos combates ao IF?!! Apenas uma!! Por isso a minha conclusão é muito simples, sim! apostar na prevenção, sim! campanhas de sensibilização! a seguir a 2003 quem não se lembra do PORTUGAL SEM FOGOS DEPENDE DE TODOS! onde é que isso anda, só nos arquivos! mas acima de tudo precisamos de profissionalizar o nossos bombeiros e te.los sempre disponíveis para quando forem precisos, a nossa força aérea pronta para o mesmo propósito , e tenho quase a certeza que se assim já tivesse sido este ano muitas destas pessoas não tinham morrido! de lembrar que muito do incêndios do passado Domingo não tiveram o ataque inicial que deveriam ter tido, e depois muitos deles, e outros que foram surgindo arderam livremente durante horas , muitos deles apenas combatidos apenas por populações! e o teria sido de nós se não tivesse chuvido!! Mas não posso terminar sem deixar os meus sentimentos a todas as famílias que perderam alguém, e um grande bem haja ao nossos grandes e enormes bombeiros! Um grande obrigado a esses heróis sem capa!!
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Não sei se alguém já colocou aqui este vídeo, se já peço desculpa. Encontrei-o agora e achei por bem divulga-lo.
Nele é bem percetível o aumento da força do vento à medida que o fogo se aproxima.

Incêndio queixoperra mação momentos de terror com a chegada das chamas 16 agosto 2017

Video impressionante, neste sim, vêem-se bem as projecções.

Realmente com esta velocidade não há muito a fazer. Era amarrar os tipos que fazem isto (intencionalmente) a um pinheiro já ardido, e fazer-lhes o mesmo que fazem às matas..não voltavam a repetir " a gracinha". Desculpem esta postura ou "desabafo algo radical". Não, não sou a favor da pena de morte, mas ás vezes repenso se não será o melhor em certos casos extremos ( como o crime de fogo posto) Tanta vida destruída, tantas casas, propriedades, animais, empresas, sonhos etc etc ..por causa de um bando de terroristas do fogo...que não olham a meios para atingir os seus obscuros fins..
 
Última edição:
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
E só de pensar que para a semana pode acontecer o mesmo que aconteceu domingo , há muitas pessoas que estão em escritórios a desfrutar do ar condicionado , mas aquelas pessoas que estão lá opé dos incêndios é que trabalham de verdade , tão a proteger o que aquilo é seu , enquanto que há ainda pessoas más que só gostam disto , para além da seca que temos tido também . :facepalm:
 

keipha

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
450
Local
Ermida - Tondela
Alguém me consegue indicar onde posso consultar o histórico de fogos dos últimos dias, nomeadamente o início dos mesmos? Obrigado

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
E só de pensar que para a semana pode acontecer o mesmo que aconteceu domingo , há muitas pessoas que estão em escritórios a desfrutar do ar condicionado , mas aquelas pessoas que estão lá opé dos incêndios é que trabalham de verdade , tão a proteger o que aquilo é seu , enquanto que há ainda pessoas más que só gostam disto , para além da seca que temos tido também . :facepalm:

Acaba por ser um sentimento de impotência horrível. Ver aquelas imagens à distância e nada poder fazer para ajudar.
Espero que os modelos sejam meigos com Portugal nas próximas saídas.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Acaba por ser um sentimento de impotência horrível. Ver aquelas imagens à distância e nada poder fazer para ajudar.
Espero que os modelos sejam meigos com Portugal nas próximas saídas.
Na verdade esse sentimento de impotência pode diminuir se, por exemplo, ajudarmos fazendo voluntariado, principalmente na parte da gestão de todos os mantimentos doados porque mistura-se águas com roupas, e comidas enlatadas com armários e móveis, etc...
Resumindo, uma confusão.
Mas claro, só quem tem muito tempo livre é que poderá ajudar neste sentido.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: criz0r e luismeteo3