Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Basicamente, é isto:
6fF5JNr.gif
Muito bem reapresentado o estado do tempo ....:lmao:

.........................................................
De facto depois desta semana de outono, parece que a chuva não veio para ficar.:(Mas vamos ter esperança .:pray:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
E a água que vem da fonte vem de onde? Do mar? Por amor de deus! Por muita ironia que isso seja, tendo em conta a situação que estamos a passar e que eu tenho presenciado todos os dias (relativamente à falta de água) isso não me dá qualquer piada.

Não estava à espera que achasses e ao mesmo tempo não muda nada do que escrevi.

Muita gente acordou para a vida no domingo e só havia publicações no twitter e facebook a pedir para chover o mais rápido possível.

'Acordaram' nada.

Não gostam do resultado (fogos) mas mesmo que pudessem duvido que quisessem abdicar do processo (calor seco no verão).

Quando houver um verão chuvoso (que mais cedo ou mais tarde ocorrerá) vai ser um festival de lamúrias de malta com as férias estragadas. Serão poucas as pessoas a dizerem -> mas felizmente este ano houveram poucos fogos.

Daqui a 3 ou 4 anos a maior parte das reações emocionais relativas a estes fogos já desapareceram. Ficam os relatos com muito menor impacto.

Nunca, mas nunca ninguém, nem mesmo as pessoas mais velhas se lembram de ver o Rio Caia completamente seco no final de Outubro e parece que vai entrar assim em novembro.

Que reação esperas de pessoas que não vivem aí nem dependem desse rio?

Um exemplo: Se a minha ilha tivesse sido atingida pelo Ophelia haveria muita empatia e coisas do género mas a médio prazo isso não interessa um chavo. Só interessam os meios disponíveis ao longo do tempo. Daqui a uns meses as ilhas das Caraíbas que foram atropeladas cairão no esquecimento e nem tão cedo voltarão ao que eram. A empatia fica mas a ajuda há muito que já se foi embora.

Na tua situação que medidas realistas podem ser tomadas? Inevitavelmente serão os bombeiros a ser encarregues da distribuição de água.

Ao governo só restam as obras faraónicas.



 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
https://blogs.scientificamerican.co...-models-fail-to-accurately-simulate-droughts/

https://www.smithsonianmag.com/scie...es-extreme-weather-through-history-180957185/

As mega-secas ocorrem periodicamente e não esperem que os modelos as prevejam com antecedência.

Da mesma forma, mudança de estação não significa necessariamente mudança de padrão meteorológico.

Provavelmente o calor atual teria sido devastador há 200 anos atrás. Felizmente hoje em dia há barragens (não obstante o seu efeito ser reduzido devido às exigências humanas) e toda a tecnologia para transportar comida.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Em Outubro de 1974, em Faro não caiu uma pinga. Há 43 anos atrás, já existia alterações climáticas. :rolleyes:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
'Acordaram' nada.

Não gostam do resultado (fogos) mas mesmo que pudessem duvido que quisessem abdicar do processo (calor seco no verão).

Quando houver um verão chuvoso (que mais cedo ou mais tarde ocorrerá) vai ser um festival de lamúrias de malta com as férias estragadas. Serão poucas as pessoas a dizerem - mas felizmente este ano houveram poucos fogos.

Daqui a 3 ou 4 anos a maior parte das reações emocionais relativas a estes fogos já desapareceram. Ficam os relatos com muito menor impacto.
Nunca disse para as pessoas deixarem de dizer que já não querem mais calor só porque estamos na situação em que estamos. Mas, uma coisa é pedirem calor e bom tempo no verão, outra, é pedir isso em Outubro, sei perfeitamente que de nada vale estar para aqui a dizer estas coisas mas é algo que me irrita. Posso ser dos poucos que tem essa opinião, mas nunca a vou deixar de ter, estou habituado a coisas completamente diferentes de muita gente que vem para aqui discordar daquilo que digo. Mas pronto, cada um tem a sua opinião, e respeito, são por vezes realidades completamente diferentes.
Que reação esperas de pessoas que não vivem aí nem dependem desse rio?

Um exemplo: Se a minha ilha tivesse sido atingida pelo Ophelia haveria muita empatia e coisas do género mas a médio prazo isso não interessa um chavo. Só interessam os meios disponíveis ao longo do tempo. Daqui a uns meses as ilhas das Caraíbas que foram atropeladas cairão no esquecimento e nem tão cedo voltarão ao que eram. A empatia fica mas a ajuda há muito que já se foi embora.

Na tua situação que medidas realistas podem ser tomadas? Inevitavelmente serão os bombeiros a ser encarregues da distribuição de água.

Ao governo só restam as obras faraónicas.
Eu dependo dele, queixo-me da falta de água que existe neste caso, preocupo-me bastante com estas situações. Neste momento, é óbvio que os que se queixam são aqueles que precisam dos rios e nascentes na agricultura, pecuária etc, enquanto houver água nas barragens grande parte da população que utiliza água apenas nas torneiras, não vai ter muitas reacções pois não têm praticamente noção nenhuma daquilo que se está a passar e mesmo que tenham enquanto a água continuar a aparecer nas torneiras não haverá grande preocupação, tal como disse. Era bom sinal, se nunca tivessem essa preocupação, sinceramente.
Acaba por ser tudo junto, natureza a morrer, falta de água para a população, agricultura, pecuária e outras coisas. Estas secas também não ajudam muito no desenvolvimento do interior, muita gente acaba por se fartar, pois, têm de gastar imenso dinheiro na comida para os animais, e o dinheiro que foi gasto para criar os legumes e outros produtos também foi em vão. O próprio clima do país começa a não ajudar no desenvolvimento do mesmo na totalidade, apenas nas regiões do litoral onde há turismo mas ainda assim, o nosso clima começa a ser bastante desagradável em todo o lado. O clima do litoral no verão é bom para quem passa dias e dias com temperaturas entre os 35/40ºC (como eu) mas mau para os turistas, para quem lá vive e que gosta de praia, principalmente.
E volto a citar, esse pensamento é apenas de agora, sempre choveu e nunca havia tantas reclamações como há agora, uma coisa é reclamar com chuva no verão e quando chove várias semanas seguidas, outra é reclamar por chover um dia depois de meses e meses a ter tempo bom e sem chuva, e ainda mais custa ouvir isso quando estamos a passar por uma seca tão terrível como esta.
O Governo não pode fazer grande coisa para mudar a situação mas há outras coisas que pode fazer para por exemplo poupar mais água. Ontem foi publicada esta noticia no tópico do seguimento rios e albufeiras: http://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/agua-paga-atirada-ao-mar-ha-45-anos
Há necessidade de em anos como estes estar constantemente a deitar água fora? Tenho a certeza que não se está sempre a regar, nesse sentido deviam ser tomadas algumas medidas e tenho a certeza que se fosse mais poupada, as barragens talvez não estivessem numa situação tão má como muitas estão neste momento.
Quanto ao exemplo da Califórnia que deste no video, sempre teve um clima assim e está bastante habituada e preparada para as grandes secas.
 
Última edição:
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Boa noite. Apesar de ser um tanto ou quanto outsider em relação às vossas discussões, acompanho a página diariamente com bastante interesse.Hoje deixei uma questão que me parece pertinente, mas não obtive nenhum comentário (eventualmente da equipa que gere o fórum). Vou repetir. Obrigado

Deixo uma questão meramente teórica, relacionada com uma suspeição que tenho, mas para a qual não tenho resposta: podemos estar a assistir a um reposicionamento irreversível, no médio e longo prazo, do AA de forma a progredir mais para o leste, sobre a Península Ibérica, ou mesmo no oeste mediterrânico e com isso a bloquear a entrada dos sistemas frontais? Isto por analogia a outras situações de bloqueio anticiclónico "trágicas" como as que influenciam climas desérticos (ex. América do Sul - Deserto do Atacama). Se bem se recordam no outono/inverno do ano passado tivemos intermináveis semanas de vento sueste com depressões centradas a Oeste da Península que, literalmente, despejavam toda a chuva no oceano. Obrigado.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Deixo uma questão meramente teórica, relacionada com uma suspeição que tenho, mas para a qual não tenho resposta: podemos estar a assistir a um reposicionamento irreversível, no médio e longo prazo, do AA de forma a progredir mais para o leste, sobre a Península Ibérica, ou mesmo no oeste mediterrânico e com isso a bloquear a entrada dos sistemas frontais?

Dizem que sim. Mas seria um processo lento.

1ompdbO.png
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Em Outubro de 1974, em Faro não caiu uma pinga. Há 43 anos atrás, já existia alterações climáticas. :rolleyes:
Mas há ainda dúvida que existem alterações climáticas?
Pensar que não, é desvalorizar a quase totalidade dos cientistas que estudaram sobre esta temática.

Outra coisa mais complicada é de facto a associação de secas, cheias ou outro fenómeno atípico às alterações climáticas.
Mas que as médias mensais de precipitação têm descido em Portugal, e temperaturas mais elevadas, disso não parece haver dúvidas.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Em Outubro de 1974, em Faro não caiu uma pinga. Há 43 anos atrás, já existia alterações climáticas. :rolleyes:

Mas Faro não é propriamente um local chuvoso. As alterações mais evidentes ocorrem no centro norte que sofre mais com as oscilações do anticiclone.

O mundo está mais quente e isto ficou bem descrito no relatório do clima australiano no ano passado (os motivos é que não são tão lineares como se diz).

hqcjolM.png


As mudanças não ocorrem todas da mesma maneira. Dependem do local e assumem formas insidiosas (ex: redução de 20 mms no outono por década). Isso complica as estimativas e projeções.
 
Última edição:

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Mas há ainda dúvida que existem alterações climáticas?
Pensar que não, é desvalorizar a quase totalidade dos cientistas que estudaram sobre esta temática.

Outra coisa mais complicada é de facto a associação de secas, cheias ou outro fenómeno atípico às alterações climáticas.
Mas que as médias mensais de precipitação têm descido em Portugal, e temperaturas mais elevadas, disso não parece haver dúvidas.
Nota-se perfeitamente aqui no interior por exemplo com os Verões, que desde á uns anos para cá têm sido realmente muito quentes.
Este verão que passou foi o 6º mais quente, desde 1931 que dos 10 Verões mais quentes 6 deles ocorreram após o ano 2000, mais de metade neste período curto, será que isto não quererá dizer algo?
Ignorar estes factos e as alterações climáticas é viver na ignorância e continuar a tapar o sol com a peneira.:rolleyes:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Tempestade Brian:



A próxima ciclogénese explosiva, no atlântico noroeste, será ainda mais intensa que esta. Pelo ECM caem algo como 50 hPa em 24 horas.

Aviso laranja na Irlanda.

Southeast winds of mean speeds 55 to 65km/h with gusts of 90 to 110km/h, will veer west or northwest and strengthen further during the night, reaching orange level with mean speeds of 65-80 km/h with gusts 110-130 km/h. Winds will ease to yellow warning level during Saturday evening.

---

 
Estado
Fechado para novas mensagens.