Biodiversidade

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Lamentavelmente nao me espanta que aconteca isso com as aguias ou que tenha falecido o lince perto do Pereiro, em Alcoutim. Sempre fui muito ceptico em relacao a criacao de reservas de casa turisticas em Portugal. No meio do interior nao ha vigilancia, cada um faz o que quer. E os donos das herdades querem lucros, e os predadores sao vistos como concorrentes que matam a caca. Talvez seja hora de mudar a legislacao...

Não é só o território das reservas turísticas que carece de supervisão e controle. Aliás, o grande problema de Portugal (o território silvestres e de caracteristicas agro-florestais) é do poder politico ter desistido das suas funções de policiamento e controlo nos últimos 20/30 anos. Tenho dito e continuo a afirmar, como o Interior dá poucos votos, os sucessivos governos foram ignorando as funções soberanas do seu controle e policiamento. Deixaram o território aos "indios". Acho qualquer ataque aos valores naturais é uma coisa mais ou menos frequente pelo pais fora, com alguma probabilidade de passar desapercebida. E se não for, as investigações morrem cedo. Crimes sem castigo. O poder politico foi escandalosamente acabando com os Guarda Rios, os Guarda Florestais, etc. Pelo meio criou a Brigada Verde da GNR, que sempre esteve longe de cobrir as funções deixadas em vazio. Chegamos ao estado actual, de total negligência e desacompanhamento do território. Os fogos também acontecem porque existe total impunidade no território. Até me admira como é que só morre uma águia imperial e um lince de vez em quando. Somente porque os "indios" não apanham mais a jeito...
 


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Pesca
Parecer científico pede suspensão da pesca da sardinha em 2018

https://www.jn.pt/nacional/interior...nsa-em-2018---parecer-cientifico-8859184.html

Ora ai está algo que já se devia ter ponderado à muito. Há quem não acredite e quem queira olhar para o lado, ma ao ritmo que a pesca desta espécie está a levar muito provavelmente chegaremos a uma situação parecida com a da Califórnia, cuja espécie esteve em declínio durante praticamente 40 anos.

https://www.publico.pt/2015/05/31/s...so-da-sardinha-repetese-na-california-1697343
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata e belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Já agora e no mesmo site se pode encontrar isto:

«Um empresário de Castelo Branco ligado à silvicultura e a Câmara de Pedrógão Grande criaram um viveiro de carvalhos e de sobreiros, com cerca de cinco mil plantas, que posteriormente serão usados na reflorestação dos terrenos.

O empresário da Silvapor, que se disponibilizou recentemente para oferecer árvores e efetuar a respetiva plantação em Pedrógão Grande, a título gratuito, de cerca de 30 mil árvores, explicou que a semente para as plantas deste viveiro vai ser recolhida no local, em áreas não ardidas.

O objetivo passa por envolver a comunidade escolar neste projeto, nomeadamente na recolha de sementes, e colocar uma parte imediata neste inverno, sendo que o contacto com a escola deverá ser feito pelo município de Pedrógão Grande.

Adianta que também já falou com o município de Figueiró dos Vinhos no sentido de ali instalar um viveiro semelhante a este e que irá ainda falar com a autarquia de Castanheira de Pera para um projeto semelhante.»


Fonte: Jornal do Fundão

http://www.heroisdetodaaespecie.pt/index.php?area=noticias&tipo=noticias_detalhe&id=235
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
https://www.jn.pt/nacional/interior...nsa-em-2018---parecer-cientifico-8859184.html

Ora ai está algo que já se devia ter ponderado à muito. Há quem não acredite e quem queira olhar para o lado, ma ao ritmo que a pesca desta espécie está a levar muito provavelmente chegaremos a uma situação parecida com a da Califórnia, cuja espécie esteve em declínio durante praticamente 40 anos.

https://www.publico.pt/2015/05/31/s...so-da-sardinha-repetese-na-california-1697343

A meu ver a opção de diminuir de 17 mil toneladas para as 14 mil toneladas não deverá ser a correta. Pouco, muito pouco?
Será que uma diminuição de apenas 3 mil toneladas fará efeito? Com a opção de suspender a pesca da sardinha, se for com a colaboração das autoridades europeias (restantes países) e de Marrocos, claramente a sardinha ganhava um novo fólego. Agora ser for só no nosso país não terá pernas para andar. Será que um corte de 50% seria útil?
 
  • Gosto
Reactions: criz0r

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
@jonas_87 linda! Foi a unica foto que conseguis-te tirar? À partida penso que poderá ser ou um Peneireiro ou uma Águia de asa redonda (Búteo-Búteo).

Aqui no concelho de Almada na zona do Parque da Paz, também temos algumas rapinas que por vezes fazem umas breves incursões à cidade. Ando para comprar o Guia FAPAS à algum tempo mas ainda não tive essa oportunidade. É um livro carote mas vale muito a pena :).
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
A meu ver a opção de diminuir de 17 mil toneladas para as 14 mil toneladas não deverá ser a correta. Pouco, muito pouco?
Será que uma diminuição de apenas 3 mil toneladas fará efeito? Com a opção de suspender a pesca da sardinha, se for com a colaboração das autoridades europeias (restantes países) e de Marrocos, claramente a sardinha ganhava um novo fólego. Agora ser for só no nosso país não terá pernas para andar. Será que um corte de 50% seria útil?

Sinceramente, admito que sou um autêntico leigo na matéria no entanto acabo por concordar contigo, não me parece que tal medida tenha efeitos. Ou se reduz a cota drasticamente ou então "corta-se o mal pela raiz" e proíbe-se a pesca durante alguns anos, algo que daria certamente uma guerra de parte a parte.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
@jonas_87 linda! Foi a unica foto que conseguis-te tirar? À partida penso que poderá ser ou um Peneireiro ou uma Águia de asa redonda (Búteo-Búteo).

Aqui no concelho de Almada na zona do Parque da Paz, também temos algumas rapinas que por vezes fazem umas breves incursões à cidade. Ando para comprar o Guia FAPAS à algum tempo mas ainda não tive essa oportunidade. É um livro carote mas vale muito a pena :).

Nas voltas de bike ou caminhadas, gosto sempre de ver aves de rapina, mas tenho sempre alguma dificuldade em identificar a espécie, lá está tenho que me informar melhor. Tenho que ver na net esse dito livro. Só tirei esta foto, mas pronto já fiquei satisfeito.
Como moro literamente a uns 600 metros em linha recta, do parque natural Sintra Cascais é muito facil ver aves de rapina, basicamente isto é uma zona de transição de area urbana para area rural/ florestal.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


Excelente expemplo, da parte de um agente da PSP, mas cabe também a qualquer cidadão, zelar pela nossa fauna e flora.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Quercus apela à suspensão da caça a norte do Tejo devido à morte incalculável de animais
mw-860

As lebres são das espécies mais afetadas pelos incêndios

A Quercus pediu este domingo ao Governo a suspensão da caça a norte do rio Tejo, argumentando que, depois dos incêndios que afetaram aquela zona, morreu "um número incalculável de animais selvagens" e foram destruídos os seus 'habitats'.

Em comunicado, a Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza recorda que "os trágicos incêndios que ocorreram em 2017 queimaram mais de 500 mil hectares com principal incidência nas regiões a norte do rio Tejo e, principalmente, em áreas predominantemente rurais".

Estes incêndios provocaram também "a morte de um número incalculável de animais selvagens e a destruição dos seus 'habitats'", que, tendo em conta a "vastidão das áreas queimadas e escassez de alimentos", têm procurado "refúgio e alimentação nas poucas e reduzidas áreas verdes das zonas mais afetadas, muitas vezes perto das povoações".

A Quercus indica ainda que recebeu "dezenas de denúncias de abate indiscriminado de coelhos que se aproximam das habitações para se alimentarem nas únicas zonas verdes disponíveis".

Por isso, e considerando "a gravidade e o caráter excecional da situação", a organização apela ao Governo, em concreto aos ministros do Ambiente e da Agricultura que tomem "medidas no sentido de proibir a caça a norte do rio Tejo como medida excecional".

O Governo discutiu no sábado a reforma nos sistemas de prevenção e combate aos incêndios e medidas de emergência de apoio às vítimas, depois dos incêndios de Pedrógão Grande (junho) e da zona Centro (15 e 16 de outubro), que provocaram a morte a mais de 100 pessoas e que deixaram um rasto de destruição de casas, empresas e património florestal.
Fonte: Expresso
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Quercus apela à suspensão da caça a norte do Tejo devido à morte incalculável de animais
mw-860

As lebres são das espécies mais afetadas pelos incêndios

A Quercus pediu este domingo ao Governo a suspensão da caça a norte do rio Tejo, argumentando que, depois dos incêndios que afetaram aquela zona, morreu "um número incalculável de animais selvagens" e foram destruídos os seus 'habitats'.

Em comunicado, a Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza recorda que "os trágicos incêndios que ocorreram em 2017 queimaram mais de 500 mil hectares com principal incidência nas regiões a norte do rio Tejo e, principalmente, em áreas predominantemente rurais".

Estes incêndios provocaram também "a morte de um número incalculável de animais selvagens e a destruição dos seus 'habitats'", que, tendo em conta a "vastidão das áreas queimadas e escassez de alimentos", têm procurado "refúgio e alimentação nas poucas e reduzidas áreas verdes das zonas mais afetadas, muitas vezes perto das povoações".

A Quercus indica ainda que recebeu "dezenas de denúncias de abate indiscriminado de coelhos que se aproximam das habitações para se alimentarem nas únicas zonas verdes disponíveis".

Por isso, e considerando "a gravidade e o caráter excecional da situação", a organização apela ao Governo, em concreto aos ministros do Ambiente e da Agricultura que tomem "medidas no sentido de proibir a caça a norte do rio Tejo como medida excecional".

O Governo discutiu no sábado a reforma nos sistemas de prevenção e combate aos incêndios e medidas de emergência de apoio às vítimas, depois dos incêndios de Pedrógão Grande (junho) e da zona Centro (15 e 16 de outubro), que provocaram a morte a mais de 100 pessoas e que deixaram um rasto de destruição de casas, empresas e património florestal.

Acho que sim, seria um boa ideia, que durante uns anos, a caça fosse proibida, nas áreas queimadas, e não só, eu falo pelo que vejo, assim que as espécies cinegéticas estão-se a reproduzir bem, como o coelho e a perdiz, e basta menos de 2 horas de um intenso "tiroteio" como foi aqui na minha zona no 1º dia da abertura da caça, e para isto para expemplificar que de forma massiva e sem consciencia conseguem matar o pouco que resta da nossa fauna.
Isto já para não falar que nesse mesmo dia, tive de chatear, com 4 caçadores que estavam aos tiros a cerca de 20 metros da minha casa e a 10 metros da casa do vizinho, e a resposta que eles me deram, foi que estava ali uma perdiz, pois secalhar se ela tivesse mesmo á porta de casa, vinham lá á mesma a tirar nela.
Eu estou com a minha quinta em conversão para o modo de produção biológico, e no inicio do verão, na época da nidificação da perdiz, tive uma que fez o seu ninho debaixo de uma nespereira minha, e lá ficou até levar os seus perdigotos á sua vida, e costumam dizer que elas depois regrassam com os seu filhos, ao local do ninho, e verdade ou não o que é certo, e que ao final da tarde, elas apareciam, cerca de umas 6 a 8 perdizes, jovens, e agora nem mais sinal delas, nem no meu terreno, nem por muito que se procure.
Visto o mei pomar servir de abrigo, muitas vezes no dias de caça, ás perdizes e coelhos, o que vou fazer é criar uma zona de não caça, pois em dias de caça, praticamente não posso sair á rua, e os chumbos até se ouvem a cair no telhado.

Outra coisa, falei com um casal de pessoas de Oliveira do Hospital, que ficaram com a sua quinta e animais tudo queimado, e quinta estava ao abandono á mais de 20 anos, e eles disseram-me que recolheram um enorme quantidade de invólucros(cartuxos vazios), porque mais uma vez, se nota e bem desde que acabaram com os guardas florestais, os caçadores são obrigados por lei a recolhe-los e não o fazem.
Se eles os recolhessem, levavam muito mais lixo para casa, do que peças de caça.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Acho que sim, seria um boa ideia, que durante uns anos, a caça fosse proibida, nas áreas queimadas, e não só, eu falo pelo que vejo, assim que as espécies cinegéticas estão-se a reproduzir bem, como o coelho e a perdiz, e basta menos de 2 horas de um intenso "tiroteio" como foi aqui na minha zona no 1º dia da abertura da caça, e para isto para expemplificar que de forma massiva e sem consciencia conseguem matar o pouco que resta da nossa fauna.
Isto já para não falar que nesse mesmo dia, tive de chatear, com 4 caçadores que estavam aos tiros a cerca de 20 metros da minha casa e a 10 metros da casa do vizinho, e a resposta que eles me deram, foi que estava ali uma perdiz, pois secalhar se ela tivesse mesmo á porta de casa, vinham lá á mesma a tirar nela.
Eu estou com a minha quinta em conversão para o modo de produção biológico, e no inicio do verão, na época da nidificação da perdiz, tive uma que fez o seu ninho debaixo de uma nespereira minha, e lá ficou até levar os seus perdigotos á sua vida, e costumam dizer que elas depois regrassam com os seu filhos, ao local do ninho, e verdade ou não o que é certo, e que ao final da tarde, elas apareciam, cerca de umas 6 a 8 perdizes, jovens, e agora nem mais sinal delas, nem no meu terreno, nem por muito que se procure.
Visto o mei pomar servir de abrigo, muitas vezes no dias de caça, ás perdizes e coelhos, o que vou fazer é criar uma zona de não caça, pois em dias de caça, praticamente não posso sair á rua, e os chumbos até se ouvem a cair no telhado.

Outra coisa, falei com um casal de pessoas de Oliveira do Hospital, que ficaram com a sua quinta e animais tudo queimado, e quinta estava ao abandono á mais de 20 anos, e eles disseram-me que recolheram um enorme quantidade de invólucros(cartuxos vazios), porque mais uma vez, se nota e bem desde que acabaram com os guardas florestais, os caçadores são obrigados por lei a recolhe-los e não o fazem.
Se eles os recolhessem, levavam muito mais lixo para casa, do que peças de caça.
Quando se põem aos tiros perto de casa chamo logo a GNR da Batalha!
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Quando se põem aos tiros perto de casa chamo logo a GNR da Batalha!

Foi o mesmo que eu fiz, fui logo ameaçá-los que ia chamar a GNR, e aí foram-se logo embora, e ainda tive de interromper o meu pequeno-almoço para ir á rua inervar-me com eles, mas acho que foi a 1ª vez, desde que me lembro de uma coisa assim, com uma caça massiva logo ao 1º dia, resultado, agora já pouco tem que caçar o resto da época, mas pronto as mentalidades deles não atingem mais do isto.

E muitas pessoas estavam a apanhar a azitona todas amedrontdas, debaixo de fogo cruzado, até porque as pessoas tem os seus trabalhos durante a semana, e ao sábado e domingo aproveitam para apanhar azeitona, e depois se por acaso acontecer algum acidente, fica tudo muito admirado, e olhem que não estou a exagerar, sei bem do que falo, já são 24 anos que tenho, e sempre vivi na aldeia.
 
  • Gosto
Reactions: criz0r e luismeteo3