Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2017

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bem, ia fazer um post a dizer que o vento estava um pouco agressivo e tal, mas como se costuma dizer, “uma imagem vale por mil palavras”.
ab453decd721dd246a072194d1fbedf2.jpg

Nota-se o efeito produzido pelas ilhas a “rasgar” o vento... nuvens rotor.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 


Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Boa tarde,
Levando em conta as previsões do IPMA para sexta aí em São Miguel, os meus amigos acham que coloca em risco os voos de e para ponta delgada?
Acho que a velocidade do vento é algo forte e a direção prevista do mesmo em relação á pista.
Espero não apanhar nenhum susto, que acham ?
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
As rajadas na 6ª vão ser significativas. Serão suficientes para desviar voos? Nada sei sobre as condições operacionais dos aviões/aeroportos.

Para o final da semana há que olhar para a possibilidade de chuva intensa no GC. No G. Oriental é possível a ocorrência de trovoadas. O GFS continua a mostrar algumas condições favoráveis a tornados.

As cartas de humidade do ECM estão com problemas, dificultando isto uma melhor avaliação, mas também ainda faltam 3 dias.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Promete mas quando chega à hora, corta.

wfO3ooN.gif


Onde estou, céu muito nublado com um ou outro aguaceiro ocasional com alguma intensidade.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
(Obs. Afonso Chaves - PDL)

jfXkJFA.png

qJN2CT6.png


O CAPE está mais 'seguro' que a chuva. Que contornos é que o evento vai assumir? É cedo para saber.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
gs3CKuT.gif


Há pouco houve em PDL mais um aguaceiro moderado a forte. Pelo satélite parece que a célula está em dissipação.

Muito jeito dava o radar para se distinguir chuva estratiforme de convectiva.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
KtVDJGz.gif


Não me parece que seja recomendável acreditar na previsão para Sta. Maria. O AROME 00z estará disponível lá para o meio da manhã.

O portal do IPMA está novamente off e não vale a pena acreditar neste borrão.

3nTQspFl.png


Boa parte desta nebulosidade é média-alta com, certamente, pouca precipitação. Como não há radar só a malta do GC tem uma ideia mais realista do que se passa.

A depressão está a oeste do G. Ocidental.

gVKiaCv.gif
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bom dia .
A passagem da frente aqui pela Horta esta madrugada veio recheada de trovoada e chuva forte. Em meia hora caíram cerca de 20mm, por volta das 2 da manhã. Total acumulado na minha estação de 38,2mm até agora.
Aviso do IPMA justificado

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk