Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
ANALISANDO OS MODELOS:

Esta semana será de calor, com temperaturas de 30º em muitas regiões. mas a partir do próximo fim-de-semana há ainda bastante incerteza....
De notar também que o GFS mete as altas pressões um pouco mais a leste que o ECM.

Vamos ver o que acontece nas saídas do fim-de-semana...
 


Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
De notar que agora que o gfs já mete as altas pressões ligeiramente mais a leste , mas isto seria muito mau como o gfs prevê seria mais ou menos como o que aconteceu domingo com o ophelia a noroeste e bastante calor com vento de sul bem quente em Portugal .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Sabes que o teu país está na pasmaceira meteorológica quando precisa de memes para alegrar um bocado...:lol:
Ahaha tem que ser! Foi a melhor maneira que encontrei para alegrar o pessoal. :D
Se quiserem fazemos todos um porquinho e vamos todos morar para a Serra de Sintra, lá há sempre algo diferente lmao
Bora! Compramos uma casa ou então alugamos uns quartos na casa da Madonna. :lol:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Eu apoio ficarmos logo com o palácio da Pena, assim nunca nos podemos queixar de falta de chuva...
Verdade! Com aquela vista não me importava mesmo. :D

Percebo a ideia, mas infelizmente no palácio da Pena só veríamos (uso a primeira pessoa do plural porque de qualquer forma não me importava de comparticipar) nevoeiro em grande parte dos dias (eliminando a vista), e a precipitação em excesso que por lá existe resume-se maioritariamente a morrinha. :console:

De qualquer forma surge aqui uma questão pertinente... estas construções antigas a cotas elevadas na serra de Sintra tinham como um dos principais objectivos a vigia e a capacidade de avistar o inimigo a grandes distâncias, mas neste caso em particular, será que os nossos antepassados teriam alguma sorte? :lol: Numa porção considerável dos dias estas cotas elevadas só promoveriam a ineficiência das observações. Fica o pensamento.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Percebo a ideia, mas infelizmente no palácio da Pena só veríamos (uso a primeira pessoa do plural porque de qualquer forma não me importava de comparticipar) nevoeiro em grande parte dos dias (eliminando a vista), e a precipitação em excesso que por lá existe resume-se maioritariamente a morrinha. :console:
Oh well, nevoeiro é vida! A serra fica com uma misticidade espetacular. :D
Mas sim, também não aguentaria tantos dias de morrinha ou nevoeiro.
De qualquer forma surge aqui uma questão pertinente... estas construções antigas a cotas elevadas na serra de Sintra tinham como um dos principais objectivos a vigia e a capacidade de avistar o inimigo a grandes distâncias, mas neste caso em particular, será que os nossos antepassados teriam alguma sorte? :lol: Numa porção considerável dos dias estas cotas elevadas só promoveriam a ineficiência das observações. Fica o pensamento.
Wow, muito bem pensado! Se calhar antigamente não existia o tal microclima na serra, não sei. Ou então os nossos antepassados eram só totós. :huhlmao:
Agora fiquei curioso, vou pesquisar. :D
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Bastará um dia de lestada para a chuva que caiu se evaporar toda, não serviu mesmo de nada.
Entretanto, nesse mesmo dia, temperaturas iguais às do norte de África:
yG1nS5m.png

Se fosse no verão, já sabemos como seria. Não dá hipótese mesmo, este ano é para ficarmos com tudo no limite.
Parecia que o anticiclone tinha finalmente cedido, mas parece que nos enganámos! Estamos de volta ao mesmo e não sabemos até quando se manterá assim.
E isso assusta imenso...devido às seca, aos incêndiários...a tudo!
Estava com esperança que viesse boa chuva...até li isso na página do Bestweather ...que íamos ter um novembro e dezembro e bons ...
Estou muito apreensivo !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
E isso assusta imenso...devido às seca, aos incêndiários...a tudo!
Estava com esperança que viesse boa chuva...até li isso na página do Bestweather ...que íamos ter um novembro e dezembro e bons ...
Estou muito apreensivo !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Não sabemos o que irá acontecer, mas que novembro irá começar da pior forma, isso já temos garantido.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.