Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
onde tiraste isso? Nao ocorreu oficialmente nenhuma onda de frio no ano passado. Alias a ultima penso ter sido em 2005.

Houve pois no período referido no quadro, com recordes de mínimas absolutas em diversas estações e direito a uns flocos na costa algarvia. Lisboa com a sua "ilha" de calor só teve foi "míseras" mínimas de 3ºC se não me engano.
Todos os invernos secos que tivemos foram gelados. O inverno de 2011 por exemplo foi..

2012 ;)

Pessoalmente não gosto nada de tempo seco e frio. Para passar frio a sério só com o elemento branco bem presente.
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,943
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Ahhhh, o frio.

Esse grandessíssimo desaparecido dos outonos secos.
Já lá vão uns anos valentes. Valentes...Desses anos em que o outono, sendo seco, trazia-nos o frio. Frio instalado durante semanas, 3, 4 ou mais.
O último, severo em termos de frio, de noites de mínimas negativas "sem tirar o pé" aqui na zona, foi no longínquo 1999. Noites em que às 20h o normal era estarem já 0ºC ou menos, e às 22h já estarmos com -1\-2ºC.
Já tivemos outros anos parecidos, mas com mais curto espaço de tempo de frio instalado.
E muitas das vezes esse frio era percursor da chuva que no resto do outono-inverno fustigava o NO.
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Qual estação?

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Gago Coutinho ;)
Mas o mais surpreendente foi o cabo raso ter ido aos -0,7ºC no dia 19.

Pois foi, e Sines também foi aos -1ºC. Mais a norte na costa de prata em São Pedro de Moel a água dos canos congelou. Coisas da lestada.
Estes valores em si não são um problema, o que pode ser é o facto de um recorde de mínima absoluta ser precedido e logo seguido no mesmo ano por recordes de máximas também absolutas.
Se a tendência do nosso clima for o avanço do Bsk, mais anos como este, ora com valores negativos no inverno ora com 35ºC em outubro na costa ocidental, vamos ter infelizmente. Espero que não.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Agora até ia buscar atrás um post de um dos membros, acho que foi o Tiagolco??, a dizer que finalmente aquele era o último dia com temperaturas nos 30ºC. :D


Eu na altura também quis acreditar nisso mas tive sempre uma sensação esquisita, de que o calor e tempo seco ainda iam fazer uma gracinha este mês. Apesar de absurdo, é verdade. É um ano para esquecer. Não me admirava que os últimos dois meses fossem igualmente secos.

Um ano algo semelhante ao 2012, seco mas com alguma animação (convectiva) pelo meio, eventos estes que não servem de nada para desagravar secas. Mas é irónico pois este foi um dos anos em que vi mais trovoada. Não me lembro de ter visto o fenómeno durante oito meses seguidos de um ano.

Agora já só espero por um 2018 dentro dos padrões normais, já nem peço por grandes eventos, apenas que seja melhor que esta miséria.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.