Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Outubro 2017

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bom dia :).

Há muito tempo que não comentava aqui mas de facto, e olhando aos principais modelos de previsão, é de facto de certa forma impressionante o padrão que temos tido (tirando a passada semana, onde tivemos um "cheirinho" a Outono húmido) praticamente desde o início da Primavera. E vendo agora o que aí vem, não há qualquer dúvida: tempo seco e "quente" (durante o dia, mais frio à noite, obviamente, nesta altura) uma vez mais, e a perder de vista... Com a depressão que se vai fixar na zona dos Açores, praticamente estacionária, a partir de meados desta semana, vamos ter (novamente) uma corrente de E/SE a injetar ar quente e seco do norte de África, com o AA a fixar-se a N da P.I. lá mais para o final da semana, com uma pressão considerável (1030 hPa), e parece que ali ficará, "entalado", enquanto a dita depressão continua na zona dos Açores... Há sempre um anticiclone a condicionar-nos... Ora o AA (mais a leste, como tem sido hábito), ora o da Europa central...

Se fosse Verão, este padrão de bloqueio todos nós sabemos o que iria causar, mas mesmo nesta altura irá novamente fazer com que Outubro vá acabar certamente acima da média em temperaturas e muito seco... E Novembro parece querer começar da mesma forma...
 


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Interessante, mesmo completamente "Ensanduichado" por dois potentes Anticiclones, aquele centro de Baixas pressões consegue resistir ficando estacionário por cima do Arquipélago dos Açores, uma dinâmica de facto curiosa.

GFS

tempresult_giz2.gif


Quanto ao Continente.. nem vale a pena as lamurias, a situação é manifestamente muito complicada mas esta sinóptica terá que mudar eventualmente.

GFS

tempresult_pqy6.gif


Um óptimo exemplar da influência brutal do Anticiclone dos Açores sobre a Península Ibérica, um autêntico monstro aqui à "porta".

GEM

gem-0-234.png
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
cgmnZs5.png


Um perfil destes no continente e eu estaria indeciso entre, no limite, supercélulas com tornados ou trovoadas intensas com possibilidade de downbursts (necessitaria de ar mais seco perto da superfície).

Como se está nos Azores, é improvável que este cenário se mantenha e a probabilidade da ocorrência de uma supercélula não deve chegar aos 2 dígitos. Tendo em conta as características indígenas apostaria numa trovada moderada a intensa com possibilidade de ocorrência de um tornado fraco (um bocadinho mais de HR na baixa atmosfera não faria mal nenhum).

Contudo, depois um mini-furacão em Janeiro e um mini-major em Outubro, quem sabe? Há muito mar por onde uma supercélula pode passar inofensivamente :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Parece que grande parte da Europa irá ser contemplada no inicio de novembro, com a primeira entrada fria. Na saída das 12z tanto o GEM como o GFS concordam em tal cenário.
H4aSNp7.gif


O monstro de 1035/1040 irá impedir que a entrada fria afete a PI, será empurrada para o mediterrâneo onde depois poderá dar chuvas bastante intensas! Entretanto, nós aqui neste cantinho apenas podemos vir a ter temperaturas mais normais para a altura do ano. O frio também não faz falta nenhuma, vinha a destruir aquilo que a seca ainda não destruiu. Com o anticiclone de 1040 que se estende até à Gronelândia as hipóteses de termos chuva ainda se tornam mais nulas e sinceramente não sei quando é que podemos voltar a ver chover novamente, o anticiclone toma sempre uma posição que nos influencie, esteja onde estiver.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Nova saída do ECM, diferente da dos outros modelos, sempre trazia alguma chuva:
MbfQpC9.gif
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
como estamos de modelos para os primeiros dias de novembro?
alguma luz ao fundo do tunel?

probabilidade de precipitação a subir após o dia 2.

na semana 6-12 de novembro praticamente não há sinal.

A probabilidade da precipitação total semanal ser inferior ao normal situa-se entre 40 e 50%. A probabilidade da precipitação total semanal ser superior ao normal situa-se 10 e 40%.

na semana 13-19, idem.
 

redragon

Cumulus
Registo
5 Nov 2006
Mensagens
242
Local
Elvas
N me parece infelizmente, que o mês de Novembro traga grandes novidades, pelo menos no que diz respeito à primeira quinzena.....