Seguimento - Incêndios 2017



Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
A quantidade de ocorrências de patrulhamento em alguns distritos é impressionante, estão a levar isto a sério agora.

Off-Topic: Depois a porta arrombada, trancas na porta...

Hoje já passei por dois jipes do Exército. Calculo que estejam também nessas missões de patrulhamento. Pena que essas medidas não fossem permanentes e reforçadas nos períodos mais críticas, sempre que as temperaturas, nível de seca, percentagem de humidade no ar e o vento venham a justificar isso, independentemente de qualquer data no calendário...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Infelizmente já vão muito tarde, mas ainda assim boa medida, isto se for para manter nos próximos anos!
De facto não se entende porque é que o exército tem sido arredado do ambiente florestal, quer no patrulhamento e auxílio ao combate, a força aérea relacionada com os meios aéreos, etc. Se não têm meios aqui está um bom investimento.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Uma folha de carvalho, uma de eucalipto, uma casca de Pinheiro e outra de eucalipto. Concordo com a colocação de bordaduras de carvalho, castanheiro ou outras folhos as, pois ardem mais lentamente, gerando menos calor imediato.

Se todos pensassem assim... Mas ainda agora vieram este fim-de-semana ao expresso da meia noite (programa da Sic Notícias), dizer que a questão do eucalipto arder mais que as outras e que a questão das folhosas serem mais resistentes ao fogo, são questões falsas, palavras ditas por Tito Rosa e Henrique Pereira dos Santos, se estes senhores vissem a quantidade de cascas de eucalipto que eu vi a soltarem-se com o vento e a voarem para bem longe em combustão e a produzirem focos em todo lado, estariam calados que nem pedras! Mas continuamos num país que se continua a querer tapar o sol com a peneira, talvez estes dois senhores estejam fortemente ligados às empresas de celulose, e como tal defendem-se todos uns aos outros. Claro que o grande motor do fogo são as vegetações rasteiras e detritos das árvores e afins, mas eu sou daqueles que acha que as espécies de árvores afetam a velocidade de uma frente de fogo de formas diferentes. Como tal, para mim, ouvir dizer que as árvores se comportam todas da mesma maneira quando ardem, acho uma completa parvoíce! Esses senhores que ponham os olhos por exemplo nos ciprestes-mediterrânicos, e digam se arde tanto quanto as outras.
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Se todos pensassem assim... Mas ainda agora vieram este fim-de-semana ao expresso da meia noite (programa da Sic Notícias), dizer que a questão do eucalipto arder mais que as outras e que a questão das folhosas serem mais resistentes ao fogo, são questões falsas, palavras ditas por Tito Rosa e Henrique Pereira dos Santos, se estes senhores vissem a quantidade de cascas de eucalipto que eu vi a soltarem-se com o vento e a voarem para bem longe em combustão e a produzirem focos em todo lado, estariam calados que nem pedras! Mas continuamos num país que se continua a querer tapar o sol com a peneira, talvez estes dois senhores estejam fortemente ligados às empresas de celulose, e como tal defendem-se todos uns aos outros. Claro que o grande motor do fogo são as vegetações rasteiras e detritos das árvores e afins, mas eu sou daqueles que acha que as espécies de árvores afetam a velocidade de uma frente de fogo. Como tal para mim, ouvir dizer que as árvores se comportam todas da mesma maneira quando ardem, acho uma completa parvoíce! Esses senhores que ponham os olhos por exemplo nos ciprestes-mediterrânicos, e digam se arde tanto quanto as outras.

A isso chamam-se inócuos. A minha casa em Belver não ardeu por milagre. Após os violentos incêndios na região fui encontrar várias projecções de folhas de Eucalipto queimadas por baixo do meu telhado. São pessoas que claramente falam por falar e só lamento o tempo de Antena que lhes dão.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Só é pena que tenham que acontecer estas tragédias para serem tomadas medidas concretas...

Vamos ver o resultado das mesmas, e oxalá sejam correctamente postas em prática e possam efetivamente reduzir drasticamente as ocorrências e que tais tragédias não se repitam no futuro. Já agora, uma pena de 25 anos ( uma vez que o nosso sistema penal não prevê mais ) para crimes de fogo posto (intencionalmente) também não era mal vinda... e coimas muito pesadas para queimadas não autorizadas e devidamente vigiadas.
 
Última edição:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Só é pena que tenham que acontecer estas tragédias para serem tomadas medidas concretas...

Vamos ver o resultado das mesmas, e oxalá sejam correctamente postas em prática e possam efetivamente reduzir drasticamente as ocorrências e que tais tragédias não se repitam no futuro. Já agora, uma pena de 25 anos ( uma vez que o nosso sistema penal não prevê mais ) para crimes de fogo posto também não era mal vinda... e coimas muito pesadas para queimadas não autorizadas e devidamente vigiadas.
Eu penso que agora a opinião pública despertou para o papel fundamental da floresta no nosso País e até para a nossa sobrevivência comum. Por isso cá estaremos todos para avaliar e exigir que a situação mude realmente, não só durante este governo mas também para os futuros.
 
Última edição: