Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2017

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa tarde!

Neste momento, na Lagoa, não chove e o vento sopra com com alguma intensidade, acompanhado de rajadas.

Na zona da universidade, a chuva que caiu desde a manhã até à tarde foi por vezes torrencial. À tarde, um dos aguaceiros fortes foi acompanhado de uns trovões.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Reiterando as minhas críticas relativamente à classificação da trovoada - cujos critérios são bastante subjetivos - acho que o aviso amarelo não é o mais apropriado tendo em conta o que vejo.

Como muito provavelmente haverá convecção a surgir perto das ilhas provavelmente o mais sensato seria o aviso laranja. Ver-se-á a decisão do IPMA.

Em teoria o CAPE e o vento estão a aumentar mas só nas próximas horas haverá mais humidade em altitude perto das ilhas.

A minha curiosidade reside no impacto do jet na convecção mas isso só ocorrerá lá para as >00h.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Autêntico bombardeamento por esses lados, não se arranjam fotos ? ;)

mTICHKf.jpg


Tbhmh8p.jpg
 

hfernandes

Cirrus
Registo
27 Ago 2012
Mensagens
75
Local
Funchal
Boa noite!

27/10/2017 22h14: 24,3 ºC ...
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

Helinho

Cumulus
Registo
12 Abr 2016
Mensagens
147
Local
Maia
Neste momento na Maia, concelho Ribeira Grande, muitos relâmpagos são vistos para o lado do Mar e Lomba da Maia. Apesar de ver apenas os "flash", nao ouvi nenhum trovão. Chove neste momento de modo fraco com o vento a soprar com alguma intensidade!
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Antes de ser escondida pelas nuvens baixas consegui olhar para a célula que está a gerou os raios no centro da ilha -> http://en.blitzortung.org/live_dynamic_maps.php

Deu para ver para aí uma dúzia de raios. Cadência muito boa... 1 a cada 30 segundos?

Que besta.

Agora é ver a maioria das trovoadas a passar ao lado. Mais logo quando o fluxo principal de HR em altitude se aproximar da ilha (espero eu)... :trovao::trovao::trovao:Infelizmente o cisalhamento aumentará com o CAPE. Vai-se ver.

No GC também podem ocorrer trovoadas.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr