Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2017



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
A célula massiva ao largo de Sta. Maria não gera raios :intrigante:

HGZ92Z2.gif


Até no satélite a célula perto da Terceira tem um aspeto agressivo (densidade de raios).

LjJL0aC.png


:rain: moderada a forte em PDL.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
A convecção (no mar) a sudoeste do G. Oriental perdeu a maioria da sua expressão em altitude.

Agora é mais ou menos a hora a que o jet chegava aqui.

O CAPE está a manter-se estável mas o cisalhamento está a aumentar bastante. Não ajuda nada a pouca intensidade dos ventos nas camadas mais baixas da atmosfera. Falta mais lift.

Perto das ilhas o cenário é semelhante. Provavelmente o desenvolvimento será mais disperso mas as células que conseguirem resistir poderão ser intensas.

O intenso cisalhamento deve persistir durante o resto do evento de hoje.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Bom dia!
Há mais de uma hora que chove moderado a forte por estes lados de São Jorge (Topo) acompanhado de uma trovoada como não tenho memória! Até dá ideia que alguém ligou um strobe gigante no céu. A cadência é impressionante, não tenho mesmo memória de algo parecido... que raio de tempo é este?!?!?
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bom dia. Aqui pelo Faial foi infelizmente uma miséria. Só não foquei desiludido porque fiz “”forecast e não wishcast”...
E claro, tive que tomar 1 CAAlmex ao jantar a fim de não ficar frustrado.
Sigo com 16°c, 2.2mm (lol)
de acumulado.
Já o IPMA dizia, “às ilhas mais a leste”.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Para complementar, se eu fosse a levar em conta a previsão da Netatmo (uma das minhas estações)... CAAlmex não bastaria... o de ontem previa mais de 60mm!
99c6164ebed7154f7c60a43618732a6f.jpg

[edit] Print das 08:00 da manhã.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Boas!
Há uns bons anos que não via uma tempestade de trovoada tão intensa. Acompanhei a trovoada a SW da ilha de São Miguel, entre a Relva e as Feteiras. A frequência dos relâmpagos era incrível, e garanto que nem todos os relâmpagos que vi estão nos vídeos que filmei (pois a trovoada estava muito distante e os mais fracos não eram captados pela CANON 700D).
Fiquei um pouco desiludido com o desempenho da minha máquina, pois a filmagem não apresenta muita qualidade (quem estava ao meu lado captou com o telemóvel quase com a mesma qualidade). Mas enfim, dá para perceber a dimensão da tempestade e a cadência da trovoada.
Mostro primeiramente fotos do pré-tempestade, com a aproximação de cumulonimbus de grandes dimensões, por volta das 15/17 horas. Consegui fotografar a bigorna, com mammatus, plenamente desenvolvida...
Quanto aos vídeos, são muito pesados, pelo que ainda não sei como os colocar aqui... acho que só mesmo passando para o Youtube!
Atenção que não editei as imagens, acho que devo mostrar exatamente como eu vi.
6Orf798.jpg
O6cJMew.jpg
vWCSYXI.jpg
Src1c6L.jpg
yf8lrVj.jpg
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Ontem pensei que o jet poderia favorecer a convecção mas quando chegou secou tudo :facepalm:

Pouco lift, cisalhamento intenso e ar seco em altitude dá nisto -> Céu muito nublado por nuvens médias e pouco mais não obstante o CAPE fraco a moderado previsto.

Condições minimamente favoráveis e realistas para trovoadas aqui só mesmo amanhã no final da madrugada/início da manhã. Só aí o cisalhamento estará moderado e gradualmente a descer para fraco. Contudo, não só a HR em altitude continuará má como os ventos perto da superfície irão enfraquecer ainda mais.

A convecção deverá estar mais concentrada no fluxo de humidade a 700 hPa mas é improvável que tenha muita expressão em altitude já que a HR acima deste nível será bastante baixa. A chuva deverá ser muito local e potencialmente moderada. Trovoada fraca e ocasional (e é se ocorrer).

Se o CAPE no GFS subisse 50% para os 1500 esta previsão tinha mais solidez. Se o CAPE rondar os 900 é possível que surjam cumulonimbus mas dificilmente haverão raios.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
1hlbpgy.jpg


83jlOSV.gif


Outubro acaba com uma frente visualmente interessante. Infelizmente é muita nebulosidade média-alta com pouco de relevante a relatar. Os aguaceiros, pouco frequentes, foram dispersos.