Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Desculpa, mas entre escolher viver a vida de forma pessimista ou vivê-la de forma optimista, eu escolheria (obviamente) a segunda opção.
E o pessimismo é útil?

A agricultura é um negócio em que, como todos os outros, o otimismo tem que estar separado da calculadora. Quando o valor final começa por um -, está-se num sarilho.

Uma coisa é ser otimista mas permitir as pessoas expressem o seu, vá, desespero e outra é ser otimista ao mesmo tempo que se nega a possibilidade dos outros se expressarem e/ou, de uma forma ou de outra, se desvaloriza/relativiza a gravidade da situação.

A malta afetada pelos incêndios precisa de muita gente otimista. Mas perguntem-lhes se acham se, a curto/médio prazo, voltarão a ter o que tinham e provavelmente a resposta será bastante realista (e não vai ser nada positiva).
 


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
A agricultura é um negócio em que, como todos os outros, o otimismo tem que estar separado da calculadora. Quando o valor final começa por um -, está-se num sarilho.
Tal como tudo na vida. ;)
Se acabar no desemprego e não conseguir pagar as minhas contas e acabar por morar na rua, não é com pessimismos que volto a reerguer-me. Não é com pessimismo que volto a ter a casa que tinha. Não é com pessimismo que a minha vida antiga volta.
É com optimismo que ganhamos vontade de construir tudo de novo. É com optimismo que procuramos melhorar. :)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
o IPMA meteu em aviso amarelo todo o litoral norte e centro devido à chuva, justifica-se este aviso?

Com o aproximar da depressão e previsível aumento da instabilidade, penso que se justifica, pena o radar estar Off.

Neste momento estamos completamente "às escuras" em termos de radar.. :unsure:
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
a ultima imagem do radar é das 18:20, o refresh é a cada 10 minutos mas parou por aí e já tinha tido intermitências durante o dia.
de facto o IPMA não oferece a melhor qualidade de serviço, pelo menos a este nível, é pena.
mesmo assim as imagens de radar do sat24 dão uma perspectiva, não me parece que vá haver nada de significativo durante as próximas horas ou madrugada.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
M

Membro excluído 274

Com o devido respeito, parece-me haver quem não tenha a mínima noção da situação já dramática e de limite que se está a passar em boa parte do país.

TEMPERATURA

Para NOVIEMBRE 2017 -ENERO de 2018 hay una mayor probabilidad de que la temperatura se encuentre en el tercil superior en toda España. (periodo de referencia 1981-2010).

anomalia-temperatura.gif

Probabilidad de la categoría más probable de temperatura
PRECIPITACIÓN

Para NOVIEMBRE 2017 - ENERO de 2018 la distribución de las probabilidades de los terciles correspondientes a la precipitación es la climatológica en el cuadrante noroccidental. En el resto de España hay una ligera mayor probabilidad de que la precipitación se encuentre en el tercil inferior en toda España. (periodo de referencia 1981-2010).

anomalia-precipitacion.gif


Se isto se verificar nem com uma Primavera chuvosa nos livramos de uma tragédia ambiental, social e económica que nunca assistimos.
Podem chamar drama, o que entenderem... o país tem é que se preparar para enfrentar este problema.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Com o devido respeito, parece-me haver quem não tenha a mínima noção da situação já dramática e de limite que se está a passar em boa parte do país.
Nem vale a pena sequer explicar porque para muita gente que não tem qualquer noção da situação, estar a explicar ou a falar algo sobre isso é o mesmo que estar a falar para uma pedra. É sempre muito fácil falar, realmente!
Desde setembro que andamos a ver os modelos mostrar muita animação e depois o que nos calha é sempre o mesmo!
As previsões mensais valem o que valem é verdade mas até agora, têm acertado todas. Vamos ver as próximas saídas dos modelos, após o evento de chuva em Outubro mostravam o mesmo, que haveria mudança e entretanto, foi o que foi.
 

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,148
Local
Abrantes
Nem vale a pena sequer explicar porque para muita gente que não tem qualquer noção da situação, estar a explicar ou a falar algo sobre isso é o mesmo que estar a falar para uma pedra. É sempre muito fácil falar, realmente!
Desde setembro que andamos a ver os modelos mostrar muita animação e depois o que nos calha é sempre o mesmo!
As previsões mensais valem o que valem é verdade mas até agora, têm acertado todas. Vamos ver as próximas saídas dos modelos, após o evento de chuva em Outubro mostravam o mesmo, que haveria mudança e entretanto, foi o que foi.

Vale sempre a pena explicar, lê quem quer , percebe quem sabe.
 

Intruso

Cumulus
Registo
6 Mar 2016
Mensagens
179
Local
Maia
Tenho uma ribeira na minha terra chamada Ribeira da Azenha, Bustelo - Penafiel que nunca a vi seca em toda a minha vida. Estive lá há uns dias e não se vê uma gota de água a correr. O próprio rio Sousa que até costuma ter algum caudal de água, mesmo no verão, está com um caudal que mal dá para molhar os pés. Se isto é no Douro Litoral, onde até costuma chover bem, imagino mais para o interior e mais para sul.
A verdade é que os modelos não são animadores e como tal não é possível ser optimista. Eu gostava de o ser, mas a cada saída que vejo cortes atrás de cortes e com tão pouca chuva não peçam a ninguém para ser optimista. É o que eu acho e pelo que vejo não sou o único.
"Rezo" para que o Antílope, como lhe aqui alguns amigavelmente alguns lhe chamam, quebre de vez.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Com o devido respeito, parece-me haver quem não tenha a mínima noção da situação já dramática e de limite que se está a passar em boa parte do país.

TEMPERATURA

Para NOVIEMBRE 2017 -ENERO de 2018 hay una mayor probabilidad de que la temperatura se encuentre en el tercil superior en toda España. (periodo de referencia 1981-2010).

anomalia-temperatura.gif

Probabilidad de la categoría más probable de temperatura
PRECIPITACIÓN

Para NOVIEMBRE 2017 - ENERO de 2018 la distribución de las probabilidades de los terciles correspondientes a la precipitación es la climatológica en el cuadrante noroccidental. En el resto de España hay una ligera mayor probabilidad de que la precipitación se encuentre en el tercil inferior en toda España. (periodo de referencia 1981-2010).

anomalia-precipitacion.gif


Se isto se verificar nem com uma Primavera chuvosa nos livramos de uma tragédia ambiental, social e económica que nunca assistimos.
Podem chamar drama, o que entenderem... o país tem é que se preparar para enfrentar este problema.
O país vai ter de se preparar para mais secas como esta, pois estas vão ser cada vez mais recorrentes no nosso clima.
As alterações climáticas estão a avançar mais rápido do que poderíamos imaginar, e não não se trata de ser pessimista ou optimista trata-se de ser realista que é bem diferente.
Todos os estudos apontam claramente para que o clima da península ibérica se torne mais quente e seco e os períodos de chuva tendem a ser rápidos e intensos.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Tenho uma ribeira na minha terra chamada Ribeira da Azenha, Bustelo - Penafiel que nunca a vi seca em toda a minha vida. Estive lá há uns dias e não se vê uma gota de água a correr. O próprio rio Sousa que até costuma ter algum caudal de água, mesmo no verão, está com um caudal que mal dá para molhar os pés. Se isto é no Douro Litoral, onde até costuma chover bem, imagino mais para o interior e mais para sul.
A verdade é que os modelos não são animadores e como tal não é possível ser optimista. Eu gostava de o ser, mas a cada saída que vejo cortes atrás de cortes e com tão pouca chuva não peçam a ninguém para ser optimista. É o que eu acho e pelo que vejo não sou o único.
"Rezo" para que o Antílope, como lhe aqui alguns amigavelmente alguns lhe chamam, quebre de vez.

O mesmo se passa numa ribeira perto de minha casa :scared: No outono e inverno costumava inundar todos os campos circundantes, até parecia o "mar", agora limita-se a ser um caminho de pedras e areia normal em alguns sitios...e sim com um charco ou outro de água parada com meses :facepalm: Nunca vi tal por aqui.
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
O mesmo se passa numa ribeira perto de minha casa :scared: No outono e inverno costumava inundar todos os campos circundantes, até parecia o "mar", agora limita-se a ser um caminho de pedras e areia normal em alguns sitios...e sim com um charco ou outro de água parada com meses :facepalm: Nunca vi tal por aqui.


É realmente uma tristeza pelo que o país atravessa , nem em 2005 vi tal coisa , não dá para ser otimista a isto , os modelos prevêem chuva mas não vai ser suficiente para acabar com a seca , será preciso um inverno chuvoso e uma primavera chuvosa para acabar com esta seca . :(:facepalm:
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,818
Local
Lisboa e Alenquer
Esta situação da seca não deixa muito lugar a optimismos, é a realidade e está à nossa frente. Nestas coisas qdo se está à beira do desastre, o realismo conta sempre mais. Ha uma parte do país que vive nas cidades que nunca irá entender o que se passa neste momento e há depois o país das praias, esse está sempre optimista! ;)

Existe um poço aqui em Alenquer que as pessoas diziam que se um dia secasse, já Lisboa tinha morrido à sede. Pois este ano secou mesmo, e Lisboa só não morre à sede pq estamos no sec. XXI e as regras da água não são as mesmas de antigamente, de qualquer forma não deixa de ser significativo.
 
Última edição:

MarcioRR

Cirrus
Registo
9 Jan 2016
Mensagens
61
Local
São Bento, Porto de Mós
Nao condeno em nada as pessoas que sofreram as calamidades dos incêndios, e este ano como está a vista de toda a população foi um ano do pior para tal tragédia, e no que respeita as perdas de terrenos e culturas maioria nao tem culpa, agora casas de primeira habitação, existem casos de falta de zelo, áreas limpas junto as casas ajudaria
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.