Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

StormFairy

Cumulus
Registo
23 Fev 2008
Mensagens
242
Local
Quinta do Anjo - Palmela
;) Querem a opinião de quem cresceu em África ??

Vão á rua e deixem a Natureza actuar ... sintam o cheiro do ar, apelem aos vossos sentidos. Vão ver que também é uma boa ajuda ;)

E quem tem lesões antigas :p aquelas dorzitas que aparecem 1 ou 2 dias antes do tempo mudar ??? :D
Os tempos mudam e as tecnologias evoluem, claro que são uma grande ajuda mas a Mãe Natureza dotou-nos de capacidades que ficam "arrefecidas" com a evolução dos tempos.
:intrigante::intrigante::intrigante::D:D:D
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
;)... sintam o cheiro do ar, apelem aos vossos sentidos....

Já que não vêm nem entradas frias( nunca se sabe),nem frentes a varrerem de NW A SE o Continente,já que não vêm depressões estacionárias a SW,nem Noroestadas generalizadas frescas e aguaceirentas,ao menos que acabe este Oeste fraco, húmido,sombrio e morrinhento aqui a Norte e que venha o Leste que por cá traz sempre o cheiro das giestas...

Que mais haverá a dizer de um Outono que tanto prometeu, de um Janeiro que até entrou bem mas depois tudo acabou logo adiante?
Agora já não é para 18 a mudança...Agora é lá para 22,23 (Páscoa)...
Há espera de Godot... foi como me senti desde que entrou 2008 e que perdura até à actualidade...
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
bom dia
a previsão do ecmwf de hoje (00)é de partir a cabeça, é muito generosa o que não muito normal neste modelo matematico.
eu penso que o padrão deste ano se vai manter (AA em alta):angry:.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Eu nao tenho lesões antigas, mas o meu joelho começa sempre a estalar e com dores quando o tempo ta a mudar, nem preciso dos modelos pra nada!:lol:


O run das 6z do modelo articulação do joelho, parece entrar de acordo com a run do modelo joanete a médio prazo... De salientar também a tendência a longo prazo do modelo "sensação de peso na cabeça antes de uma trovoada" que venho desenvolvendo desde criança! :lol:

É verdade sim... o corpo humano é um bom instrumento de previsão meteorológico... pelo menos não parece ter os ataques de loucura de que os modelos tanto sofrem! ;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
:rolleyes::rolleyes::rolleyes: Penso que esta epoca ainda tem uma palavra a dizer. :thumbsup:

Bom, concordo contigo LUPER... ontem estava desanimado... mas por mais que não tenha confiança nos modelos a longo prazo depois de tanta promessa gorada, a verdade é que apesar de algumas runs mais destoantes, a tendência já muito falada aqui do "pós dia 19" mantém-se e intensifica! O abraço anticiclónico parece ficar um pouco mais débil e acontece algo que parece "um peso depressionário" nas cartas que "calca" e arrasta tudo à sua passagem... Parece que aquele cenário Pascal de chuva e frio é ainda possível! E como eu não consigo fiar-me só no GFS, o ECMWF confirma, o UKMO acompanha a tendência até ao limite da sua previsão e os restantes modelos apresentam configurações pelo menos próximas!

Impossivel embandeirar em arco com todas as desilusões que as análises a médio-longo prazo nos brindaram ultimamente... mas poderá ser uma Páscoa "interessante" :)
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Bom, concordo contigo LUPER... ontem estava desanimado... mas por mais que não tenha confiança nos modelos a longo prazo depois de tanta promessa gorada, a verdade é que apesar de algumas runs mais destoantes, a tendência já muito falada aqui do "pós dia 19" mantém-se e intensifica! O abraço anticiclónico parece ficar um pouco mais débil e acontece algo que parece "um peso depressionário" nas cartas que "calca" e arrasta tudo à sua passagem... Parece que aquele cenário Pascal de chuva e frio é ainda possível! E como eu não consigo fiar-me só no GFS, o ECMWF confirma, o UKMO acompanha a tendência até ao limite da sua previsão e os restantes modelos apresentam configurações pelo menos próximas!

Impossivel embandeirar em arco com todas as desilusões que as análises a médio-longo prazo nos brindaram ultimamente... mas poderá ser uma Páscoa "interessante" :)


A saida das 00 e 06 voltam a confirmar tudo, ou seja, a partir de dia 17/19 começa um festival de frio, chuva e neve para cotas acimas dos 800m. O unico senão, é que a agricultura vai ser altamente afectada, pois as geadas irão ocorrer em muitos locais e por vários dias até ao final do mês, pelo que muitas culturas irão ficar perdidas :(.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Já agora uma previsão interessante para os próximos meses:D

Excelente mês de Abril :D:D :rolleyes:



Um Maio seco no Norte e normal no restante território:)



Um cenário para Agosto giro e molhado :lmao::lmao: , mais um Agosto estragado :angry::angry:

 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
A saida das 00 e 06 voltam a confirmar tudo, ou seja, a partir de dia 17/19 começa um festival de frio, chuva e neve para cotas acimas dos 800m. O unico senão, é que a agricultura vai ser altamente afectada, pois as geadas irão ocorrer em muitos locais e por vários dias até ao final do mês, pelo que muitas culturas irão ficar perdidas :(.

A AEMET já iniciou a festa, dia 18:
neve a partir dos 700 m para a Galiza
neve a partir dos 400 m para as Astúrias
cota de neve entre os 600 e os 900 m para Castilla e Leon (sem precipitação:angry:)

ainda não deve chegar cá nessa altura mas dia 19.....;)
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
O freemeteo já começa a prever chuva ou sleet forte:p, num total de cerca de 10mm para Bragança... para o dia 17 de Março...; para outras cidades e localidades do extremo norte: Vila Real, localidades na Serra do Gerês... também está prevista chuva ou sleet, para os dias 15, 16, 17 e 18, alternando de localidade para localidade...
Quanto ao IM, prevê uma descida de temperatura minima no Norte e Centro e uma subida das temperaturas máximas amanha...:hehe:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
O freemeteo já começa a prever chuva ou sleet forte:p, num total de cerca de 10mm para Bragança... para o dia 17 de Março...; para outras cidades e localidades do extremo norte: Vila Real, localidades na Serra do Gerês... também está prevista chuva ou sleet, para os dias 15, 16, 17 e 18, alternando de localidade para localidade...
Quanto ao IM, prevê uma descida de temperatura minima no Norte e Centro e uma subida das temperaturas máximas amanha...:hehe:

Precioso acrescento Gil! Estamos a falar já do curto prazo e de facto podemos já ter um fim de semana giro se entrar precipitação e frio. E não é preciso esperar pela Páscoa... até porque até lá há muito poucas certezas! Veremos