Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2017

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Estava à espera que a trovoada fosse um pouco mais abundante
71c86ddfe3d29c1e844891ff1556e67d.jpg




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
This map shows the Extreme Weather Index for precipitation. The EWI is a tool that can highlight the potential for highly unusual weather, in this case, precipitation much more intense than would typically be expected. Precipitation EWI maps are given as values between 0 and 1. A value of 0 means that precipitation is either not expected, or is not expected to be unusually heavy for a given area. A value of 1 means that precipitation during a given timeframe is expected to be extremely unusual for a given area, and also that the forecast for these extreme values is very confident.

Note that EWI values aren’t tied directly to how much precipitation is forecast to fall, but instead how unusual that precipitation is. An inch of rain in Death Valley would push the EWI close to its max value, while 3” of rain on the Gulf Coast might barely register a .1 EWI.

aclC0Zh.png


IAMKHiU.png


(a hora das cartas é a local)
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Neste momento a temperatura está a subir e quase nos 20°c, a humidade também segue o mesmo caminho...
Pelo satélite, as grandes células estão bem próximas.
Na última hora não choveu e notou-se claramente o aumento da Temperatura do Ar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Possíveis trajetos
0c8cf78290d86d0b4c9bbac0068f92e0.jpg

A grande mancha já está por cima de algumas ilhas, mas até agora por aqui continua sem chover...
mais uma vez a falta que um radar faz...
b1b0c6af3d36bce6bd5a0968df76f0c5.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
E o céu acabou de desabar sobre as nossas cabeças ...

Chove torrencialmente por Angra do Heroísmo ...

:rain::rain::rain::rain:

Edit (11:32) - Continua a chover com bastante intensidade por aqui com alguns momentos de diluvio que são impressionantes de ver aqui onde estou na alta de Angra junto à Conceição ... Muita chuva num curto espaço de tempo com momentos que parecem de acalmia mas que são seguidos de chuvadas bem fortes ...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: lserpa

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Bons dias!
Aqui por estes lados, nada demais, uma noite de muito vento e muita chuva, mas por enquanto temos boas abertas... até quando?!?!?
Acabei de ver uns posts de pessoal das Flores, aquilo por lá parece que alguém abriu as torneiras do céu, imagens dignas de ver.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bons dias!
Aqui por estes lados, nada demais, uma noite de muito vento e muita chuva, mas por enquanto temos boas abertas... até quando?!?!?
Acabei de ver uns posts de pessoal das Flores, aquilo por lá parece que alguém abriu as torneiras do céu, imagens dignas de ver.

Wouw!!! Já vi!!!! Choveu a sério!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Por partes...

A janela de intensificação está-se a fechar gradualmente se bem que a depressão deve ficar no arquipélago até dia +-16.

OFATcXal.gif


Em PDL a noite teve um aguaceiro ocasional mas não foi nada de especial. Em certos pontos da ilha houve chuva local e temporariamente muito intensa.

O caso das Flores parece-me ter sido muito semelhante. Pelo satélite foi chuva estratiforme persistente e, provavelmente, bastante local. Na estação da Fazenda de Sta. Cruz (noroeste da ilha) choveu >35mms em 2 horas.

---

O flanco mais ativo da depressão está quase a afetar o G. Oriental. Não me parece que haja assim tanta convecção.

A maior parte da convecção que havia por volta das 9h...

yuNkji6l.jpg


... desapareceu por volta das 11h.

3OvK5UIl.jpg
.

Resta acompanhar. O WRF ainda prevê um olho.

yQ006C6.png


Quem sabe se na reanálise a tempestade não é promovida? :p
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985