Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2017

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
O invest 96l, ou a depressão que nos está a afetar, desapareceu do portal do HWRF. Daqui a pouco será publicada a atualização do NHC.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,078
Local
Horta, Matriz, (90m)
A convecção perdeu abrangência comparativamente ao dia de ontem... consecutivamente as DE’s também são em número mais reduzido e localizadas a NE do núcleo.
A organização também já não é a mesma de ontem...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
O caso das Flores parece-me ter sido muito semelhante. Pelo satélite foi chuva estratiforme persistente e, provavelmente, bastante local. Na estação da Fazenda de Sta. Cruz (noroeste da ilha) choveu >35mms em 2 horas.

Elevada concentração de partículas de água precipitável no G. Ocidental mas pouca convecção (07:50h hora local).

151ijFY.gif
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Às 16:34:

omuLEofl.jpg


Ng6Xd8Bl.jpg


Em PDL céu muito nublado sem chuva. Mas persiste a possibilidade de precipitação forte não obstante a convecção mais intensa ainda estar longe.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,078
Local
Horta, Matriz, (90m)

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Vê o timelapse de ontem aqui da Horta do SpotAzores... parece haver algumas circulações que não deram em nada


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

A câmara da Horta é igual à de PDL. Péssima resolução.

Muita rotação associada à montanha mas não me parece que tenha surgido um funil tornádico.

---

E esta hein? :intrigante:

H5ar9hl.png


Nos modelos continua a mesma falta de consenso.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Podia ser pior :D

plZw48p.gif


Vai-se ver. O evento é principalmente convectivo daí que o ensemble não seja muito útil.

Probabilidade de chuva >25mms entre as 12z de hoje e as 12z de amanhã (GFS).

ywppCGC.gif


O ECM tem valores semelhantes.

ba0Tigd.png
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
QF1NOzu.jpg


Posso estar completamente enganado mas acho que a probabilidade de haver um fail é alta. Tendo em conta a previsão do GFS, a linha de instabilidade deveria estar sobre as ilhas do G. Oriental. Como dá para ver na imagem acima, a mesma está ligeiramente a este. O cenário repete-se no WRF:

n4jBIbs.gif


O foco convectivo a sudoeste de Sta. Maria, no núcleo depressionário, não estava propriamente previsto e eventualmente poderá causar chuva localmente forte. Contudo, isto não invalida o que escrevi.

A depressão desloca-se para nordeste e como tal é improvável que a linha de instabilidade volte para as ilhas. Ver-se-á nas próximas horas a validade desta opinião.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
Vai-se dissipar dentro de 1 a 2 dias

two_atl_2d0.png

hRAYio6.gifv

hRAYio6.gifv
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985