Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Num extremo, 2008/2009?

Is7O7ZM.gif
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
  • Gosto
Reactions: joselamego

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
A minha filha nasceu em finais de novembro de 2013. Estávamos sob uma onda de frio nesse dia (e seguintes)... De manhã na zona de Vila do Conde estavam -5 graus. Do que recordo desse inverno choveu bastante, tenho ideia de virem "tempestades" umas atrás das outras. O que refiro faço-o de memória e não com recurso a dados arquivados (nem sei onde os consultar)... Foi um inverno de algum rigor...

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
lembro-me bem de 2010..deve ter sido o ultimo ano em que choveu normalmente aqui...em Março ainda andava tudo alagado...
2012/2013 também foi bom de chuva, também seguido de uma grande seca. Começou a chover nos finais de setembro como era normal e depois foi chovendo normalmente ao longo de todos os meses. Em Janeiro tivemos o Gong e Março foi extremamente chuvoso, ficou para a história mesmo, foi o mês praticamente todo a chover.
Portalegre teve um acumulado mensal total de 312mm e em toda a região foi acima dos 200mm, ou seja, nesse mês choveu mais do que no corrente ano 2017 em muitas zonas.
Bons velhos tempos!
 

Teya

Cumulus
Registo
27 Set 2014
Mensagens
340
Local
Olival Basto / Odivelas/ Lagos
Eu, com 38 anos, acho que nunca vivi coisa semelhante. O meu pai, com quase 82, diz o mesmo. A minha vizinha, com 90, idem idem, aspas aspas. Mas como a memória humana é traiçoeira...
Tenho a mesma idade e o mesmo sentimento. Apesar de dizerem que o Inverno ainda não chegou, eu recordo-me de muita chuva no Outono, muito frio no Inverno e ao longo dos anos cada vez menos chuva, mas como este ano nunca vi nada assim.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Acho que há aqui pessoal que começa a sobrepor a emoção à razão. (Não estou a julgar. Até acho que é justificável. ;))
Na minha opinião, ainda acho cedo dizer que já não vai chover, ou que vai chover mais num sítio e noutro não. Não se baseiem só num modelo. Analisem bem os vários modelos primeiro (e vejam o quão discrepados estão).
 
  • Gosto
Reactions: Mike26 e joselamego

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Tenho a mesma idade e o mesmo sentimento. Apesar de dizerem que o Inverno ainda não chegou, eu recordo-me de muita chuva no Outono, muito frio no Inverno e ao longo dos anos cada vez menos chuva, mas como este ano nunca vi nada assim.

Foi uma boa colheita a de 79, modéstia à parte! :D
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A única maneira de isto acabar é o anticiclone ir para a Gronelândia ou Escandinávia, só assim as depressões são empurradas para cá, de outra forma a chuva será só de "chapa" só abrangendo o norte ou sul. Nos ano mais chuvosos foi isso que aconteceu, tal como 2001 e 2010 embora essa situação só se tenha verificado a partir de Janeiro/Fevereiro.
 

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
A maioria dos modelos continua a prever precipitação a partir do dia 22.

E esta? :malandro:

gfs-0-120.png


gfs-14-120.png


Poderá acontecer a desejada deslocação para norte do AA
 
Última edição:

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
Serei assim tão pouco inteligente?? Não vejo nada de especial nessa carta :maluco:

Aquela depressão a oeste da Madeira. A sua evolução pode ter influência no que se seguirá. ;)

gfs_mslp_pcpn_frzn_eu_21.png
 
Estado
Fechado para novas mensagens.