Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
José, olha bem o que estás a afirmar... Não te esqueças que estás em Monchique, um oásis montanhoso no Algarve, muito próximo do mar. Esses 902 metros e a proeminência de 739 metros, fazem toda a diferença quanto a previsões e modelos ;)
Seja como for, o que foi aposto está apostado e prevejo (não preciso de modelos) que alguém vai ficar bem animado (ou em coma) após as chuvas deste fim de semana :D
@algarvio1980 não precisas de ir encher o pluviômetro
A vila tem de altitude cerca de 433 metros, a foia 902...sei que a serra influência ...até desejo que chova mais do que os 8 .... Mas promessas são promessas e é para cumprir , caso tenha 8 ou 80 ...: )
Vou por o meu anenómetro a bombar para estar bem afinado ...

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Zulo


c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Bem, parece que agora está mais ou menos apurado o que deverá chover, pelo menos a norte do tejo, 50/60mm no extremo noroeste a uns 15/20 mm acima de Lisboa. Abaixo ainda muito indefinido, não me admiraria se houvesse supresas nos acumulados (boas ou más...). Rajadas de vento também ainda com incerteza mas poderão passar os 70 km/h no litoral Oeste. :) :rain:





Depois deste episódio relativamente curto de chuva deverá vir um padrão seco (?) e frio, mais continental, com ou sem precipitação? Não se sabe. O Ecm prevê alguma (pouca). :cold:



Já há algum tempo suspeito de um inverno com influência mais continental, o que não seria o mais indicado para a seca que vivemos mas poderia como é óbvio, trazer neve a cotas baixas
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
No norte também há sobreiros. No norte interior o clima não é assim tão diferente do Alentejo. Parece que há para aí muito especialista a querer inventar a roda.

Costumo passar férias na terra quente transmontana e sei perfeitamente disso. Mas eu referia-me mais especificamente ao litoral, e não estou a afirmar, apenas suspeito... E claro que ninguém diz que é de um ano para o outro isso (a acontecer). Fala-se a longo prazo, algo que neste país pouca gente pensa.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Zod

Cirrus
Registo
21 Nov 2017
Mensagens
1
Local
Tomar
O aquecimento global existe pelo simples facto desde dos últimos 20,30 anos a temperatura média do planeta ter aumentado gradualmente.
Logo este fenómeno global é factual bem como a contribuição humana para esse aumento da temperatura devido á emissão de Co2 para a atmosfera.

A grande discórdia actual prende-se então na dimensão, na cadência, na evolução do aquecimento global e das suas consequências locais no nosso caso para a Peninsula Ibérica em particular para o Oeste peninsular.

E é aqui que na minha opinião entramos num campo já quase de crença, pois basicamente é isso que poderemos fazer acreditar ou não em projecções feitas por a comunidade cientifica.
Em 1000 anos o clima não mudou no hemisfério norte praticamente de tipologia. Por exemplo a Floresta Negra no sul da Alemanha entre o ano 1000 ao 2000 teve uma variação de temperatura numa amplitude( um desvio padrão) de 3 graus face á media actual por exemplo no mês de Agosto, houve períodos de mudança drástica em meados 1400 aumentou de forma drástica e volta a descer de forma drástica em meados do ano 1600, na ultima década subiu novamente de forma drástica e é por esse motivo que se fala de aquecimento global e é nesse padrão que estamos actualmente inseridos.quando falo em forma drastica falo em 1º,2º graus não em 4º,5º graus.

A questão aqui é que em 1000 anos uma região até já meridional da Alemanha com zonas amenas e quentes no período do Verão teve uma variação de 3º graus em relação á sua temperatura média em 1000 anos. O que a comunidade cientifica propõem e indicam actualmente por esses estudos especulativos e modelos que são carregados em computador é que por exemplo em Portugal a temperatura possa ter aumentos de 6º graus e que a precipitação tenha um decréscimo de 25-35% dos valores actuais nos próximos anos, ou seja, estes especialistas anunciam o Apocalipse com a maior naturalidade do mundo e ao menos tenham a humildade do mínimo poderem ser questionados ou que hajam pessoas que não "acreditem" nessas projecções, até porque nada as sustenta empiricamente e estatisticamente. Para isso acontecer até ao final do século, a cadência de aumento da temp.e diminuição de precipitação teria de ser muito maior que ao que se verifica, anormalmente maior . Como poderemos verificar na ultima norma de 1981-2010 e nestes 1ºos anos desta nova norma, essa cadência não é de todo verificada, logo essas projecções deverão ser questionadas e não aceites como verdades inquestionáveis ou dogmas , pois no fundo não passam de um exercício especulativo.

Hoje em dia apesar da crise religiosa no ocidente, o ser humano não deixou de ter a necessidade de acreditar cegamente em algo, é um pouco como aqueles adeptos de futebol que vêm um golo de fora de jogo de 2 metros e dizem que o golo é legal, á quem acredite em ideologias politicas, á quem acredite cegamente em clubes de futebol e hoje em dia emerge novos crentes,aqueles que acreditam cegamente nas alterações climáticas extremas e vêm em tudo uma prova dessa crença, e se existe algo que os seres humanos detestam é serem contrariados e questionados muito mais quando se acredita cegamente em algo seja em milagres, em futebol ou em mudanças climáticas tão drásticas que segundo eles irão mudar o mais em meia dúzia de décadas que em 1000 anos, as pessoas estão um pouco nas tintas para causas,mas sim em terem razão e tudo se resume a isso.

Vi ontem o programa pros-e-contras, e vi a forma como o auditorio irritou-se com o convidado espanhol quando este afirmou que a humanidade vai continuar e que não estamos perante uma catástrofe, porque no fundo eles acreditam cegamente que estamos perante uma catástrofe de proporções bíblicas sim realmente se o alentejo passar de 500-600 mm media para 100-300mm e o Litoral Norte de 900-1500 mm média para 500 claro que sim estamos perante uma catastrofe, e é nisso que muitos acreditam.

Para mim isto trata-se já de uma questão de fé, e encaro-a como tal é perferivel não discutir, respeita-se e pronto, é por isso que nem contraditório existe nestes foruns, pois a reacção será implacável, como em qualquer credo, o é, não acreditas que em menos de 50 anos Évora será um deserto semi-arido tipo Bagdad?! és um herege, um trumpista, ....é um pouco isto que se passa.

O problema e o que me assusta neste alarmismo, neste armageddon climático, não é quem acredita no quê, cada um acredita naquilo que quiser, o que assusta, é o fundamentalismo que está a ser construído por detrás disto tudo, as ideias que emanam desta nova crença, esse fundamentalismo com a forma como a agua é usada, habitos alimentares,as ideias que emanam dessas cabecinhas é que a mim me assustam enquanto cidadão, essa do montado é um bom exemplo disso mesmo.

Já agora Orion, em alguns posts tem referido sobre o regime de precipitação do Litoral Norte do país, e fiquei com a ideia que acha que o regime de precipitação do Litoral Norte é baseado só em regimes torrenciais, em 2,3 dias de forte precipitação( e esse argumento vai de encontro a narrativa do aquecimento global que instituiu que a chuva agora é repentina e curta). sim isso existe no Noroeste peninsular Galiza, Norte de Portugal e região Cantábria, mas está longe de ser esse o regime de precipitação do Litoral Norte português, o Litoral Norte tem um regime de precipitação muito diversificado, e tem tanto ou mais dias de chuva ano que muitas regiões da europa central ou de clima temperado, o litoral norte apanha de tudo, desde de regime conventivo( mais raro), frentes prolongadas, morrinha, chuva miudinha,tem muitos dias de chuva média sendo que a diferença para a o clima temperado maritimo é ter mais horas de sol e um periodo seco de 1-3 meses. Era só uma observação, pois acho que deveria analisar melhor o regime de precipitação do Litoral Norte, e irá verificar que tem muitos dias de chuva, e distribuída entre Setembro a junho.

Outro dado interessante é verificarmos que apesar de muito seco este verão nem foi em média extremamente quente, antes pelo contrário, e este mês e isto eu adivinho não irá bater records de temperatura e por o que se vê nos modelos dezembro vai entrar tudo menos quente ou ameno.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

ruka

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
325
Local
Porto (Boavista)
Ja repararam que a curvatura da frente.....está a "evitar" tocar em Portugal..
..fazendo um circulo no oceano , contrario ao mais comum, que é a parte central mais avançada em relação aos extremos.

isso é devido ao anticiclone no mediterrâneo que impede que a frente avance normalmente começando a afetar o Minho a partir do fim da manhã e estendendo se apenas ao litoral a norte do Mondego ao final da tarde
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
A vila tem de altitude cerca de 433 metros, a foia 902...sei que a serra influência ...até desejo que chova mais do que os 8 .... Mas promessas são promessas e é para cumprir , caso tenha 8 ou 80 ...: )

Acontece o mesmo com Portalegre (cidade), a qual é fortemente influência pela Serra de S. Mamede. Por exemplo, em Arronches (22 kms de distância) não chove e em Portalegre chove a cântaros ;)

Quanto à aposta só tenho que dizer uma coisa:
:semfotos:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
É impressionante aquilo que está por cima da Península Ibérica.

Seja o que for, é poderoso e não se mexe de forma alguma.
Mas que raio como é que o anticiclone ou seja lá o que for cá está à meses!

O problema está a norte. Na minha zona, a PS anual está na média.

lfusmDL.gif


Mais aqui -> https://www.meteopt.com/forum/topic...ima-de-portugal-2017.9120/page-18#post-637416

E já de vez guardem a animação da climatologia mensal do anticiclone (botão direito do rato). A cruzada anti-anticiclone é compreensível mas na sua índole não faz sentido :D
 
Última edição:

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Acontece o mesmo com Portalegre (cidade), a qual é fortemente influência pela Serra de S. Mamede. Por exemplo, em Arronches (22 kms de distância) não chove e em Portalegre chove a cântaros ;)

Quanto à aposta só tenho que dizer uma coisa:
:semfotos:
Com ou sem fotos o evento deste fim semana ? Caso haja 8 mm chuva ?

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
A vila tem de altitude cerca de 433 metros, a foia 902...sei que a serra influência ...até desejo que chova mais do que os 8 .... Mas promessas são promessas e é para cumprir , caso tenha 8 ou 80 ...: )
Vou por o meu anenómetro a bombar para estar bem afinado ...

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Ficamos à espera da foto do medronho! Que vai a acompanhar uma costeleta de antílope! :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.