Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
@joralentejano eu compreendo perfeitamente a tua situação. Mais do que ninguém preocupa-me imenso estes 94% de seca extrema. Até porque é algo que também nos irá afectar fortemente a nós membros que residem no Litoral, mas sinceramente a chuva não vai cair só porque perpetuamos as nossas lamurias ou porque afirmamos que os organismos são um 'bando' de incompetentes. Não vale a pena irmos por essa via, o ser humano foi feito para errar e aprender. Muita sorte já temos nós de ter ao nosso dispor um variado leque de imagens de radar, satélites etc.

@Meteofan ninguém diz que não tens razão. Mas essa tua indignação tem de ser feita em locais próprios e para tal podes sempre enviar um email ou entrar em contacto telefónico com o próprio IPMA. Se ninguém te responder ou atender, tens diversas instâncias por onde fazer queixa.
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Vejam isto por exemplo...
14% probabilidade de precipitação superior a 1mm, mas aguaceiros fortes... Em Faro.
Isto induz claramente em erro os menos entendidos, certamente muita gente de Faro pensou que ia chover forte, mas a estação tem 0 mm's hoje.
Apenas um dos muitos erros que vejo diariamente no IPMA.
Incoerências entre a descritiva e a prev.localidade etc etc etc
PCXARzH.png


O ipma dá muitos erros , há erros que não se percebem , e eu percebo te , pois , 10mm /h não é nada , se fosse 10 mm em 5 min era bem mais gravoso , bem meteofan , só espero que nunca desistas da paixão meteorológica , afinal é por causa disso que estamos aqui nós , ainda és muito jovem meteofan e sei que gostas muito de meteorologia , já tiveste as tuas dificuldades e sempre as superaste , não vai ser esta que te vai abalar .:)
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
O ipma dá muitos erros , há erros que não se percebem , e eu percebo te , pois , 10mm /h não é nada , se fosse 10 mm em 5 min era bem mais gravoso , bem meteofan , só espero que nunca desistas da paixão meteorológica , afinal é por causa disso que estamos aqui nós , ainda és muito jovem meteofan e sei que gostas muito de meteorologia , já tiveste as tuas dificuldades e sempre as superaste , não vai ser esta que te vai abalar .
Sim, eu disse que ia abandonar o fórum um pouco a quente. Também nao ando bem de saúde e isso não ajudou.

Vou continuar por aqui, mas vou-me abster de fazer comentários neste tópico, simplesmente irei relatar o estado do tempo na minha região no tópico litoral Norte.
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Eu agora irei comentar só no tópico do litoral centro , mas mesmo assim , vai dar muito trabalho , pois ainda não tenho tudo pronto para a casa nova , neste tópico não vou comentar mais , se comentar vai ser muito raramente .
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
@Meteofan , mas em baixo tens as notas:

Notas:
1. As previsões disponibilizadas são obtidas automaticamente através de processamento estatístico das previsões de modelos numéricos, sendo atualizadas duas vezes por dia. Esta informação pode ser distinta da previsão significativa e descritiva, pois estas últimas resultam da análise efetuada por meteorologistas, que têm ao seu dispor informação adicional. Assim sendo, em particular em situações meteorológicas adversas, o utilizador deverá consultar adicionalmente as previsões significativa e descritiva.
2. O valor de probabilidade apresentado corresponde à ocorrência de precipitação igual ou superior a 1 mm em 24 horas.
...

Fonte: IPMA

Ou seja, são previsões automáticas através dos modelos, tal como, a AEMET tem. É a mesma coisa.

Antigamente, a previsão era feita nas capitais de distritos, nos 3 primeiros dias pelos meteorologistas e depois era automática, agora é toda automática para todas as localidades, o que sai no modelo é colocado.;)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Sim, eu disse que ia abandonar o fórum um pouco a quente. Também nao ando bem de saúde e isso não ajudou.

Vou continuar por aqui, mas vou-me abster de fazer comentários neste tópico, simplesmente irei relatar o estado do tempo na minha região no tópico litoral Norte.

Fazes bem não abandonar o fórum. :)

Ninguém te ofendeu, insultou ou te tratou mal, apenas foram dadas opiniões contrárias à tua. ;)

Este tópico está a fazer mal a muita gente, na minha opinião está inclusive a fazer mal ao fórum. :intrigante:
 

Teya

Cumulus
Registo
27 Set 2014
Mensagens
340
Local
Olival Basto / Odivelas/ Lagos
O que aqui vai... e no final todos concordamos que a chuva é pouca, que a malta queixa-se por tudo e por nada, que estamos a passar por uma crise em termos de seca, que há uns que exteriorizam mais que outros mas como disse o @joselamego, estamos cá todos pelo mesmo, excusado será dizer que todos têm direito à opinião.

Para mudar um bocadinho o tópico, fica aqui o registo que fiz, faz hoje um ano na Serra da Estrela:

http://img42.com/3WsB6+

http://img42.com/CQrIQ+

http://img42.com/bV6lo+
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Faço um agradecimento neste post a todas as pessoas que irão deixar de spammar este tópico e, através dele, irão apenas transmitir a todos os outros os seus conhecimentos, sem lamurias, sem cenários apocalípticos, devolver ao fórum os seus tempos áureos :)

Se este tópico fosse aos tempos "áureos" , então já não haveria comentários de sarcasmo e de desprezo .
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
tenham calma pessoal, a situação não está fácil e óbvio que todos nós queríamos muito mais do que aquilo que temos tido.
Tem sido pouco, muito pouco e sabemos que não vão encher barragens.
Mas pelo menos trás alguma água para as terras.
Não sei como tem sido pelo país, mas na zona de Lisboa foi uma boa tarde de chuva, nos arredores também em toda a margem sul e na zona oeste.
E claro que é sempre melhor que não cair nada.
Eu acho que cada um pode e deve dar as suas opiniões e está no sei direito.
Claro que depois quem não concordar também pode e deve responder.
Dar uma opinião e receber uma resposta em oposição nada tem de mal, desde que as pessoas o façam com respeito e educação.
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Que tempos foram esses?

Tempos em que todos os membros respeitavam as opiniões de cada um , infelizmente isso já passou , foi por isso que muitos membros abandonaram este fórum , como por exemplo o James e o @stormy , mas enfim o que se há de fazer , por acaso sabem do @JoãoPT , ele dantes comentava muito neste fórum .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.