Nevão em Bragança - janeiro de 1997

Fernando

Cumulus
Registo
13 Fev 2007
Mensagens
175
Local
Bragança / Lisboa
Boa tarde.

Não sei se já existirá um tópico sobre este evento.

Recordo-o como o maior nevão de sempre que tive oportunidade de presenciar em Bragança.
As escolas estiveram várias semanas fechadas e vários telhados de armazéns abateram com o peso da neve.

Foi publicado um vídeo no facebook filmado neste dia:



Que saudades de um nevão destes...
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Boa tarde.

Não sei se já existirá um tópico sobre este evento.

Recordo-o como o maior nevão de sempre que tive oportunidade de presenciar em Bragança.
As escolas estiveram várias semanas fechadas e vários telhados de armazéns abateram com o peso da neve.

Foi publicado um vídeo no facebook filmado neste dia:



Que saudades de um nevão destes...

Bom video, infelizmente já nada é como era dantes...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Sinóptica desse dia:

archives-1997-1-2-12-0.png


archives-1997-1-2-12-1.png


E mesmo nos dias seguintes não esteve nada mal:

archives-1997-1-3-0-0.png


archives-1997-1-3-0-1.png


archives-1997-1-3-12-0.png


archives-1997-1-3-12-1.png


Agora nos tempos que correm tudo isto parece ser uma miragem, não há chuva, não há frio...enfim...
 

Fernando

Cumulus
Registo
13 Fev 2007
Mensagens
175
Local
Bragança / Lisboa
E mesmo nos dias seguintes não esteve nada mal:

archives-1997-1-3-0-0.png


archives-1997-1-3-0-1.png


archives-1997-1-3-12-0.png


archives-1997-1-3-12-1.png


Agora nos tempos que correm tudo isto parece ser uma miragem, não há chuva, não há frio...enfim...

Obrigado Snifa !

Recordo-me que depois do grande nevão de 2-3 de janeiro, vieram uns dias de sol.
No dia 7 e o 8 de janeiro voltou a nevar intensamente e foi nessa altura que vários telhados abateram.
Cheguei a medir 50 centímetros de neve em campo aberto.
Recordo-me também da grande diferença do tipo de neve entre o nevão de 2-3 de janeiro e o de 7-8 de janeiro.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boa tarde.

Não sei se já existirá um tópico sobre este evento.

Recordo-o como o maior nevão de sempre que tive oportunidade de presenciar em Bragança.
As escolas estiveram várias semanas fechadas e vários telhados de armazéns abateram com o peso da neve.

Foi publicado um vídeo no facebook filmado neste dia:



Que saudades de um nevão destes...



Belo video Fernando! 5 estrelas!
 
M

Membro excluído 274

Ainda hoje referi esse evento no tópico Aquecimento Global!
Que Inverno... inesquecivel... tive neve pela cintura à porta de casa, as estufas desabaram, a minha irma que ja estudava no Liceu em Chaves e outros miudos ficaram "presos" na cidade e muitos dormiram na GNR...

Outros tempos...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Ainda hoje referi esse evento no tópico Aquecimento Global!
Que Inverno... inesquecivel... tive neve pela cintura à porta de casa, as estufas desabaram, a minha irma que ja estudava no Liceu em Chaves e outros miudos ficaram "presos" na cidade e muitos dormiram na GNR...

Outros tempos...
O final de 1996 e início de 1997, recordo-me que foi muito frio e instável ! Foi um inverno cheio de boas surpresas!

Enviado do meu Wiko Pulp através de Tapatalk
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Boa tarde.

Não sei se já existirá um tópico sobre este evento.

Recordo-o como o maior nevão de sempre que tive oportunidade de presenciar em Bragança.
As escolas estiveram várias semanas fechadas e vários telhados de armazéns abateram com o peso da neve.

Foi publicado um vídeo no facebook filmado neste dia:

Que saudades de um nevão destes...

Nevão incrível! :shocking:
Incrível também ver essas ruas que tão bem conheço cobertas com esse espesso manto de neve! :thumbsup:

Isto aconteceu 10 anos antes eu de ir para Bragança, por lá andei 7 Invernos, vi alguns nevões razoáveis, mas nada que se compare a este e nunca apanhei vários dias com queda de neve seguidos.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e joselamego
M

Membro excluído 274

Nevão incrível! :shocking:
Incrível também ver essas ruas que tão bem conheço cobertas com esse espesso manto de neve! :thumbsup:

Isto aconteceu 10 anos antes eu de ir para Bragança, por lá andei 7 Invernos, vi alguns nevões razoáveis, mas nada que se compare a este e nunca apanhei vários dias com queda de neve seguidos.

Foi um ano único na minha existência... também nesse ano vi pela única vez na vida a chamada frezing rain... choveu com temperaturas negativas um cenário digno de filme com gelo espesso em todas as superfícies... depois nevou por cima... imaginem...
 
M

Membro excluído 274

A RTP a partilhar o seu acervo acerca do último inverno que tivemos em PT no que toca a queda de neve... 1997... daí em diante tudo muito fraco... nem venham como este não vi mais nenhum! :lol::lol::lol:

Bragança:
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/mau-tempo-em-braganca/#sthash.H9ob9GXO.dpbs

Marão:
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/mau-tempo-no-marao/#sthash.ZSK5IsQV.dpbs

Guarda:
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/mau-tempo-na-guarda/#sthash.WHv3bowM.dpbs

Viseu:
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/mau-tempo-em-viseu/#sthash.8Gz71dOc.dpbs

Sem dúvida o maior nevão que vi em Chaves!