Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Para a climatologia da zona foi bastante, e foi numa área bastante extensa que se registaram esses valores elevados.
Do ponto de vista de água total a escoar para as bacias hidrográficas isso faz muita diferença, foi mesmo muita água.
Por exemplo no evento de fevereiro de 2008 os totais foram maiores mas penso que não abrangeram uma área tão extensa e penso ter sido crucial que não terão sido localizados de forma tão intensa sobre essas zonas de escoamento, minimizando assim caudais e limitando, salvo algumas excepções como o Jamor, a problemas relacionados com inundações urbanas.

Obviamente além disto nem vale a pena comparar as condições de vida e de habitação entre 1967 e 2008, que é por demais evidente e crucial em termos de prejuízos humanos.

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Considere-se também que o IPMA (e o Observador no seu artigo) estão apenas a mencionar as horas em que caiu mais precipitação em cada estação. Esses valores mais extremos apareceram já depois de ter chovido consideravelmente, apesar de mais distribuído no tempo. Os 110mm em 5h em S. Julião do Tojal certamente já vinham acompanhados de mais alguma chuva anteriormente.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Considere-se também que o IPMA (e o Observador no seu artigo) estão apenas a mencionar as horas em que caiu mais precipitação em cada estação. Esses valores mais extremos apareceram já depois de ter chovido consideravelmente, apesar de mais distribuído no tempo. Os 110mm em 5h em S. Julião do Tojal certamente já vinham acompanhados de mais alguma chuva anteriormente.
Pois, os terrenos já estavam muito saturados e não tinham capacidade de reter mais água. Uma coisa que me impressionou muito foi o testemunho de que quando a inundação chegou a Quintas foi como uma onda gigante que obliterou tudo! Simplesmente impressionante!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Pois, os terrenos já estavam muito saturados e não tinham capacidade de reter mais água. Uma coisa que me impressionou muito foi o testemunho de que quando a inundação chegou a Quintas foi como uma onda gigante que obliterou tudo! Simplesmente impressionante!

É o maior perigo destes eventos, a ruptura de diques existentes ou formados durante a cheia por detritos sólidos presos em estreitamentos (pontes, por exemplo).
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Cada vez mais vejo a possibilidade de chuva a partir de dia 3\4 de dezembro, esperemos que desta venha e seja para ficar!
pD79NSx.png
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,817
Local
Lisboa e Alenquer
Pois, os terrenos já estavam muito saturados e não tinham capacidade de reter mais água. Uma coisa que me impressionou muito foi o testemunho de que quando a inundação chegou a Quintas foi como uma onda gigante que obliterou tudo! Simplesmente impressionante!
Não sei se sabes, mas o Rio Grande da Pipa é um rio de torrente que atinge grandes caudais...ao que parece nessa noite a água, na várzea onde corre o rio, ao subir foi travada por um muro que fez efeito dique. A certa altura esse muro deve ter rebentado devido à pressão da enchente. Essa água (e muita lama) terá entrado de rompante na zona mais baixa de Quintas, por volta da 1h da manhã, quando as pessoas dormiam.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Não sei se sabes, mas o Rio Grande da Pipa é um rio de torrente que atinge grandes caudais...ao que parece nessa noite a água, na várzea onde corre o rio, ao subir foi travada por um muro que fez efeito dique. A certa altura esse muro deve ter rebentado devido à pressão da enchente. Essa água (e muita lama) terá entrado de rompante na zona mais baixa de Quintas, por volta da 1h da manhã, quando as pessoas dormiam.
Jesus! Nem consigo imaginar o drama que se viveu nessa noite! E o número de mortos foi muito superior. Mortos reconhecidos foram mais de 700 mas os desaparecidos nunca se souberam quantos foram. As pessoas iam para o Trancão e para a foz do Tejo ver os corpos passar...
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Existe algum link de forma a poder ver o dito programa?
Falando em cheias, onde vivo julgo que as cheias de 83 foram mais catastróficas que as de 67.
Embora esses 60 mm acumulados em 1 hora aqui ao lado (Monte Estoril), é um valor impressionante.
 

WMeteo

Cumulus
Registo
18 Nov 2016
Mensagens
277
Local
Torres Vedras
Existe algum link de forma a poder ver o dito programa?
Falando em cheias, onde vivo julgo que as cheias de 83 foram mais catastróficas que as de 67.
Embora esses 60 mm acumulados em 1 hora aqui ao lado (Monte Estoril), é um valor impressionante.

O programa, intitulado "O Tempo Que Faz", está disponível no site da RTP Play - Programas "Mais recentes" - TV.
 
M

Membro excluído 274

Bom dia ao Forum...

O Inverno instala-se em toda a Europa, vai nevar bastante esta semana e a neve será notícia... por cá vejo Dezembro a querer seguir as pisadas de Novembro... enfim... não sou eu que digo, é o GFS:

graphe_ens3_pbh0.gif


Cada vez menos precipitação e cada vez mais longe, há um ano atrás tanto quanto me lembro já padeciamos de AA, impressiona esta presistência.

Boa semana a todos.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.