Seguimento Litoral Centro - Novembro 2017

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
Olá,
Depois de um par de dias de chuva abundante, hoje (marquês de pombal) o céu está azul e há um ventinho fresco a soprar. A Auriol marca 12º mas andando na rua fica-se com a sensação que não está muito frio (pelo menos aquele frio que eu esperava que estivesse...). Bem-vindo Outono :)
P.S. Então e agora já choveu para repor níveis ou ainda só deu para molhar a parte de cima da terra aí nos campos?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Olá,
Depois de um par de dias de chuva abundante, hoje (marquês de pombal) o céu está azul e há um ventinho fresco a soprar. A Auriol marca 12º mas andando na rua fica-se com a sensação que não está muito frio (pelo menos aquele frio que eu esperava que estivesse...). Bem-vindo Outono :)
P.S. Então e agora já choveu para repor níveis ou ainda só deu para molhar a parte de cima da terra aí nos campos?

Esta chuva foi muito boa, mas ainda é claramente insuficiente. ;)
 

meteocaldas

Cirrus
Registo
7 Jul 2015
Mensagens
93
Local
Caldas da Rainha
E aqui vai o resumo da precipitação nas últimas 24 horas nas estações nacionais, com esses valores incríveis para Beja que segundo o radar do IPMA, ocorreram na sua maior parte entre as 19:00 e as 20:00.
s8DYL1T.png
TcOc2Op.png


http://www.meteocaldas.com/pc/wxextremes.php - (valores extremos últimas 24h portugal e mundo)
http://www.meteocaldas.com/pc/wxradar.php - (radar IPMA últimas 24 horas)
 
Última edição:

André Filipe Bom

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2017
Mensagens
589
Local
Coruche/Azervadinha/Couço

meteocaldas

Cirrus
Registo
7 Jul 2015
Mensagens
93
Local
Caldas da Rainha
103mm isso não será erro?, fui ao IPMA e estão 35mm ontem.
Obrigado pela chamada de atenção. Tens razão, eu tb fui verificar isso e já confirmei com o resultado da meteo@lentejo que bate certo com o IPMA.
Estes valores extremos foram obtidos entre as 06:00 de 28nov e as 06:00 de hoje, e compilados pelo ogimet.com, (que tem uma base de dados de todas as estações oficiais no mundo). A página dos extremos em Portugal está aqui:

https://www.ogimet.com/cgi-bin/gsyn...ano=2017&mes=11&day=29&hora=06&Enviar=Ver#R24

Eles no inicio bem avisam que:
Aviso: Se han introducido muchos filtros de calidad de los datos. No obstante, algunos valores extremos pueden ser falsos debido a errores inesperados en la codificación de synops.Téngase en cuenta que solamente se listan los valores que se obtienen mediante partes synops y que se difunden internacionalmente. Seguro que muchos otros lugares han registrado valores destacables

De qualquer forma, já utilizo estes dados há dois anos e nunca me chamou a atenção qualquer discrepância significativa com os valores IPMA, por isso fico na duvida se como diz o Tiagolco, desta vez, e por troca de dados, eles não terão usado o rainrate em vez da precipitação :D
É a primeira vez que noto um erro destes, porque é claro que os dados do IPMA e da meteo@lentejo são bem mas credíveis e servem de referência.
Lançada a dúvida, daqui em diante vou estar muito mais atento a estes resultados da Ogimet até tirar uma conclusão definitiva.
Curiosamente, o meteociel também dá valores das 06:00 às 06:00 e para Beja são 54mm no aeroporto e 42mm na cidade, o que tb não coincide com o IPMA, apesar do meteociel tb usar as estações IPMA! Vá-se lá entender estas disparidades :-)
88KPfjQ.png


http://www.meteocaldas.com/mtp
 
Última edição:

WMeteo

Cumulus
Registo
18 Nov 2016
Mensagens
277
Local
Torres Vedras
Bom dia,

Temperatura mínima: 9,5ºC.

Precipitação acumulada durante a madrugada (estação PROCIV Torres Vedras): 0,25 mm.


Manhã caracterizada por alguma nebulosidade, mas com o sol quase sempre presente. Vento fraco.
________________________________

@jonas_87 sabes se a estação da rede SNIRH do Sobral está a funcionar correctamente no âmbito dos dados relativos à precipitação? Ou não estou a realizar a leitura correcta dos mesmos ou então algo se passa. Por exemplo, relativamente à passada Quinta-Feira, dia 24 de Novembro, a referida estação apresenta valores muito altos no que se refere à precipitação horária, e julgo que em horas em que não houve chuva.
Para o dia de ontem, o valor foi de 29,7 mm.
Dado esta estação servir igualmente de referência, daí eu solicitar este esclarecimento.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Esta chuva, apesar de pouca, já deu para "ensopar" cerca de uns 25 a 30 cm, pois com a exada, já não encontro terra seca com facilidade.
O poço da minha horta já subiu cerca de 1 metro o nível da água, mas agora se lhe fosse retirar a água ele voltava ao nivel em que estava, pois esta chuva não afectou em nada o lençol freático.