Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2017

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,689
Local
AGH,terceira,açores
ilhas.gif

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

--

Pelas minha redondezas na ilha terceira, já foi possível sentir alguns trovões isolados, chove, sendo alguns períodos, pontualmente forte
 
Editado por um moderador:


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
No Nordeste:
50.3mm das 9h ás 10h :shocking:
27mm das 11h ás 12h
85mm em 4 horas
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,689
Local
AGH,terceira,açores
Boa Tarde,
Noite muito barulhenta pela minha zona, trovoada como já não via à muito tempo... algumas das descargas deram mesmo cabo da electricidade fazendo disparar os disjuntores de várias casas..
Isto com chuva que pontualmente foi forte.
Agora boas abertas, mas com aguaceiros a cair nas redondezas...
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
A trovoada foi impressionante, quando tomamos em consideração a cadência e a proximidade conjuntamente. A chuva chegou a ser por vezes torrencial na Lagoa. Foi espetacular. Vi um raio mas não consegui filmá-lo pois nesse momento estava a vazar os videos que já tinha feito até então... Mas ficou o registo... Nesta foto dá para ver a bigorna do cumulonimbo que provocou as trovoadas.
Não tem qualquer photoshop.
uTNZTQH.jpg
DjfQlBD.jpg
gbw0Vfu.jpg
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa tarde!

Depois de umas boas abertas à tarde, neste momento o céu apresenta-se quase encoberto e o vento sopra moderado, com tendência a aumentar de intensidade.

Hoje, o final da madrugada/início da manhã foi marcado por chuva torrencial e trovoada, por vezes forte. Segue-se um vídeo que filmei por volta das 6h e tal da manhã, quase 7h. A trovoada mais forte deu-se pelas 7h e tal da manhã.


(minutos: 0:05, 0:21, 0:46, 1:34 e 2:09)



Os avisos meteorológicos foram prolongados. Todo o arquipélago está sob aviso laranja referente a precipitação pontualmente forte e a trovoada até às 07h00 de amanhã.

 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,046
Local
Horta, Matriz, (90m)
Por aqui as coisas já voltaram a acalmar. Têm sido umas trovoadas e chuvadas poderosas. Têm sido registradas algumas ocorrências em várias ilhas.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Os 999.3 hPa das Flores são muito interessantes.

Quanto ao Nordeste, teria sido um erro emitir um aviso vermelho dada a pouca abrangência dos grandes acumulados. Nem nas elevações da ilha houve chuva por aí além.

Na estação do Nordeste há acumulados que surgem do nada com fluxos de sudoeste. Mas com fluxos de sudeste o cenário não destoa muito. Veja o caso de Set 2015 -> http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/chuva/mau-tempo-coloca-acores-em-aviso-laranja-ate-sexta-feira

A configuração atmosférica é análoga:

gfseu-0-6_epx3.png

xqdMNPl.png


Em suma, a orografia daquela zona é bastante complexa :D

Na altura houve efetivamente uma tromba bastante jeitosa -> https://www.meteopt.com/forum/topic...madeira-setembro-2015.8388/page-5#post-505108

Claro que o radar teria sido útil mas a conversa já tem barbas :D