Tempestade Ana - 10 a 12 de Dezembro 2017

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Se acontecer 130 ou 140 km na Peninha já era bem preocupante , de qualquer das formas vamos ter um belo temporal a todos os níveis , o pós frontal também não está nada mau .

Preocupante? Não vive la ninguém esse sitio está habituado a vendavais. lol
Preocupante são ventos violentos em zonas urbanas...
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Acho os valores um bocado exagerados, no entanto pontualmente não se pode descartar alguma rajada de 130/140km/h nalgumas serras, mais do que isso acho improvável, no entanto há que ter cautela pois em muitos locais as rajadas vão exceder os 100km/h.

Sim também acho, segundo o mapa tinha rajada 160 km/h. :lol:
Como dizes e bem, em ambiente de serra, locais expostos ao vento muito forte de sul, vai ser valente.
Temos as duas redes estações quer amadoras que oficiais para acompanhar o evento, ao longo do evento e no fim estaremos cá a partilhar esses mesmos dados.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,818
Local
Menorca
Actualización de AEMET:
DQm1hjnX0AA9K5e.jpg:large
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Aviso vermelho para o Minho\Douro Litoral e possivelmente outros distritos do Norte\Centro lançado hoje a partir das 19h pelo IPMA.

Ouviram primeiro por mim :D
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Vamos ver se o vento não vai ser superior ao que é previsto , quanto á precipitação , acho que o ipma está a subestimar a precipitação , de leiria para baixo está tudo em aviso amarelo devido á precipitação , depois se houverem cheias mudam logo o aviso para laranja .
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,620
Local
Açores
A precipitação deve ser primariamente estratiforme e com uma abrangência significativa. Como tal, o radar não será assim tão importante (só gente mimada com radares :p).

O núcleo depressionário desapareceu no GFS (França). O ICON e o ARPEGE 00z tinham rajadas abismalmente diferentes (para França). A maior parte de França está em aviso amarelo e o boletim avisa para rajadas máximas na ordem dos 100 km/h.

tWTbqNF.gif


O vento mais intenso deve ocorrer no mar ao largo de PT mas as zonas costeiras podem experienciar condições agrestes. Quanto às rajadas, bom, depende do modelo.

iconeu_sp1-52-42-0_fol9.png


---

dkapiq4.gif


Vê-se mal mas a probabilidade de chover mais de 100 mms entre as 6z de amanhã e as 6z do dia 11 ronda os 50%. Com a orografia vai certamente haver acumulados dignos de aviso vermelho.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,620
Local
Açores
Tecnicamente a Ana ainda não existe mas o cenário é este:

TPsog0r.jpg


Assinalei com setas a vermelho a pluma tropical que vem das Caraíbas. A crista anticiclónica (tracejado a amarelo) deve gradualmente desaparecer nas próximas horas restabelecendo assim isto uma circulação zonal temporária a elevada latitude. Isto permitirá que a pluma chegue eventualmente a PT (seta a azul). Este regime não durará muito porque o anticiclone voltará a expandir-se para norte (mas desta vez a noroeste dos Açores), provocando uma circulação meridional que beneficiará PT (fluxo de norte). Os diversos núcleos depressionários que poderão surgir (entre os quais a Ana) contribuirão para o aumento da intensidade da(s) frente(s).