Tempestade Ana - 10 a 12 de Dezembro 2017

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Aviso vermelho para o Minho\Douro Litoral e possivelmente outros distritos do Norte\Centro lançado hoje a partir das 19h pelo IPMA.

Ouviram primeiro por mim :D

Eu não disse?
 


Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,819
Local
Menorca
Atención a las bajas mesoescalares que pueden formarse asociadas a Ana tras el paso frontal de la tempestad:

92e3f0ce5086f73f8acb6790038d0867o.png


Por cierto, el riesgo de galerna frontal en el Cantábrico en la madrugada del lunes es muy elevado. Más información sobre este fenómeno severo:
https://aemetblog.es/2016/09/07/las-galernas/
 

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
318
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
Permite-me só completar, claro que a maré astronómica pode ser um factor importante numa storm surge, mas a queda súbita da pressão atmosférica no caso de ciclogéneses explosivas que resulta numa sobre-elevação do nível do mar é ainda mais importante. Para melhor entenderem, é como se tirasse um peso de cima do oceano, o permite elevar o seu nível. Por cada 10hPa a menos são 10 cm que o nível do mar sobe, pelo que o nível do mar de uma pressão atmosférica de 1040 hPa para uma de 960 hPa sobe quase 1 m (mais concretamente 80 cm).

E ainda o "empilhamento" da massa de água junto à costa devido ao vento se este estiver numa direcção perpendicular à costa :thumbsup:

PS: Já agora, dizer que apesar de o ciclone Ana ter um cavamento profundo, o seu núcleo estará bastante longe de PT continental, logo não há perigo nesse sentido.
Exactamente ;) para além desse valor de referência (1cm por hPa) nos registos consegue-se ainda perceber um efeito “dinamico” das quedas abruptas que se estende para lá desse valor.
Curiosamente, ou não, a direcção do fluxo que em Portugal maiores valores de storm surge provoca não é exactamente de oeste mas sim praticamente sudoeste, em minha opinião devido aos recortes da nossa costa...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
E o ICON terá uma orografia mais realista. Não quero com isto dizer que prevê melhor ou pior. Simplesmente tendo orografia mais realista, isto quer dizer que "vê" altitudes do solo maiores, quando comparado com um modelo global como GFS, e obviamente, bem ou mal, terá valores mais elevados do vento a 10m. Nem sequer é comparável ver o vento a 10m de um mesoscala VS um global.

O Arpege é o mais brando. O ICON está semelhante ao AROME.

ICCtrB6.png


---

Muita chuva.

SyDLMnz.png
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Que grande temporal que vai ser , as rajadas de vento até poderão rondar os 130 km , acho que vai ser semelhante ao gong , o ipma tem de rever os seus avisos , o Minho merecia um aviso vermelho devido a precipitação e de vento também , pois acho que no norte as rajadas vão andar á volta dos 140 km o que já implica um aviso vermelho .

Uma diferença importante é que o centro barométrico do Gong chegou a PT, a ciclogénese explosiva aconteceu por cá, neste caso, como na maioria das tempestades atlânticas, o núcleo atingirá o UK/norte de França. A frente que nos assolará é que será bastante agressiva.
Por um lado já tinha saudades destas depressões de inverno. Estou é apreensivo com os riscos associados a solos e matas massacradas pela seca e pelos incêndios. Este evento vem repentinamente abrir o inverno e "fechar" (ou não) um longo e severo período de seca, de maneira brevíssima, e lá está agressiva. Popularmente, curto e grosso. Muitas baixas de electricidade, inundações rápidas, deslizamentos?

Edit: Completando:

O famoso Gong foi uma ciclogénese, a qual julgo que chegou a ser explosiva (descida de 20 hPa em 24h pelo menos), se não foi andou lá perto, cujo centro entrou por terra na zona da Galiza. Este evento tem uma sinóptica algo diferente, pois o centro do ciclone deverá entrar por França. Porém o campo de ventos será mais extenso (em área) que no caso do Gong devido à interacção com o forte Anticiclone que está a Sudoeste. A intensidade do vento só depois do evento teremos mais certezas. Tenho ideia que o vento modelado no caso do Gong era ligeiramente mais intenso, mas este evento que se aproxima tem potencial para lhe fazer concorrência.
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Isso é mais a tua vontade de querer o aviso vermelho ou a realidade?
Acho que é mais a primeira opção:p

É a realidade , no dia 17 de outubro de 2015 também estava alerta laranja , e depois viu se que as rajadas de vento foram para aviso vermelho , e a precipitação também está um bocado subestimada devia estar em vermelho no minho e laranja para aqui e o resto das zonas .
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Tempestade Ana afeta Portugal Continental
A tempestade Ana irá formar-se a noroeste da Península Ibérica durante este domingo, 10 de dezembro de 2017, embebida numa região depressionária complexa já existente e que se estende até à Escandinávia. A tempestade Ana localizar-se-á sobre o Golfo da Biscaia às 06 horas desta 2ªfeira, 11 de dezembro de 2017, com uma pressão atmosférica mínima prevista de cerca de 965 hPa e resultando de um processo de cavamento intenso, designado de ciclogénese explosiva.

O território de Portugal Continental irá assim começar a ser afetado já a partir da manhã deste domingo, sendo o período mais crítico entre o final da tarde de domingo e a madrugada de 2ªfeira, com impactos expectáveis devido a ventos fortes, precipitação intensa, queda de neve e forte agitação marítima.

Em particular, prevê-se precipitação por vezes forte, sendo persistente na região Norte, começando na manhã de dia 10 na região Norte, progredindo para a região Centro durante a tarde, e ao restante território na noite de dia 10 para dia 11. Prevê-se ainda queda de neve nas terras altas das regiões Norte e Centro no dia 11.

O vento irá intensificar durante o dia 10, tornando-se forte de sudoeste, com rajadas até 110 km/h, podendo chegar a 130 km/h nas terras altas até ao início da manhã de dia 11.

Prevê-se também um aumento da altura significativa das ondas a partir de dia 10, com valores entre 5 e 6 metros, podendo chegar a 10 metros de altura máxima.

Estão emitidos avisos LARANJA relativos a vento, precipitação e agitação marítima em alguns distritos do Continente para os dias 10 e 11 e aviso VERMELHO de rajada para as terras altas das regiões Norte e Centro.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa

Para mais detalhes sobre avisos meteorológicos consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/
Data de edição: 2017-12-09 22:31:13

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,819
Local
Menorca
:rolleyes::rolleyes: Según esta salida del europeo división del centro de la baja y role tremendo de vientos del suroeste al noroeste en el Cantábrico:

15e22ceed4072ee58f1b6a0f509e1abdo.png